Elaboração de projetos de pesquisa e relatórios finais: uma análise da estrutura e das principais fases da execução de pesquisas científicas

Autores

  • Henrique Rosmaninho Alves Instituto Minas de Educação e Cultura. Escola Superior Dom Helder Câmara.

Palavras-chave:

Metodologia, Projeto de Pesquisa, Relatório de Pesquisa, Pesquisa Científica.

Resumo

Analisa a estrutura dos projetos de pesquisa e relatórios finais e as principais fases de execução da pesquisa científica. Trata-se de uma revisão de literatura na qual se aborda o atual estágio de conhecimento dos principais aspectos da metodologia de pesquisa científica no País, inclusive os estabelecidos nas regras editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Adota-se como marco teórico a concepção de Michel (2009) e Gustin e Dias (2014) acerca da estrutura dos textos científicos. Conclui-se pela imprescindibilidade da coesão entre os elementos do projeto de pesquisa para a adequada execução da investigação e consequente produção do conhecimento científico pretendido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Rosmaninho Alves, Instituto Minas de Educação e Cultura. Escola Superior Dom Helder Câmara.

Graduado em Direito. Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior Dom Helder Câmara. Diretor do Instituto Minas de Educação e Cultura - IMEC. Aluno de disciplina isolada do doutorado em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor e advogado.

Referências

ALVES, Henrique Rosmaninho. A morfologia do resumo e da introdução nos trabalhos científicos em consonância com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Revista Diálogos Acadêmicos, Fortaleza, v.5, n.2, p.114-120, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://revista.fametro.com.br/index.php/RDA/article/view/126/140>. Acesso em: 10 fev. 2018.

ABNT. NBR 6023: informação e documentação - referências - elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ABNT. NBR 6024: informação e documentação - numeração progressiva das seções de um documento escrito apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003a.

ABNT. NBR 6027: informação e documentação - sumário - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003b.

ABNT. NBR 6028: informação e documentação – resumo – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003c.

ABNT. NBR 14.724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. 2 ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

ABNT. NBR 14.724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos – apresentação. 3 ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ABNT. NBR 15.287: informação e documentação — projeto de pesquisa — apresentação. 2 ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

GUSTIN, Miracy Barbosa de Souza; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (RE)Pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática. 4.ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2014.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em Ciências Sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

FAPEMIG. Manual da FAPEMIG. Belo Horizonte, 2015.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Sistema integrado de bibliotecas. Orientações para a elaboração de trabalhos técnicos científicos conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 2.ed. Belo Horizonte, 2016.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

ALVES, H. R. Elaboração de projetos de pesquisa e relatórios finais: uma análise da estrutura e das principais fases da execução de pesquisas científicas. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 5, n. 2, p. 63–79, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/108. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão