Contribuições de empresas juniores para o ensino universitário

Autores/as

  • Mariene Alves do Vale Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Ana Clara Cândido Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) http://orcid.org/0000-0003-1897-3946
  • Antonio Rodrigues de Andrade Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palabras clave:

Empreendedorismo Universitário, Empresa Júnior, Ensino Universitário, Atuação Profissional, Universidade.

Resumen

As empresas juniores são associações civis sem fins lucrativos geridas exclusivamente por estudantes de graduação, com a supervisão de professores. Em alguns casos, profissionais externos à Instituição de Ensino Superior orientam a atuação profissional dos empresários juniores, tendo em vista seus conhecimentos técnicos e suas experiências de mercado. O presente estudo caracteriza-se como descritivo e qualitativo, visto que buscou conhecer e analisar as experiências de empresas juniores nas respectivas universidades nas quais estão sediadas. Dessa maneira, é possível aprofundar a investigação e explorar as vivências dos empresários juniores, o que é propício ao objetivo do estudo, tendo em vista que se deseja conhecer como as empresas juniores podem contribuir para o ensino universitário. A empresa júnior prepara os estudantes para serem profissionais mais capacitados, contribui para a implantação de melhorias e para a adoção de práticas mais efetivas no ambiente organizacional, em conformidade com as demandas do mercado atual, e coopera para o desenvolvimento da economia. As constatações observadas nos casos abordados enfatizam o foco de contribuição das empresas juniores no âmbito do ensino, em que ações desta natureza promovem resultados positivos para todo o meio circundante.

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Biografía del autor/a

Mariene Alves do Vale, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-graduanda em Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atuou como voluntária em Iniciação à Docência na área de Avaliação Psicológica e como bolsista da Pró-Reitoria de Graduação na área de Orientação Profissional e de Carreira. Foi Diretora Presidente da RH Consultoria Júnior - UFMG na Gestão 2009/1. Possui experiência nas áreas de Psicologia Organizacional, Orientação Profissional e de Carreira e na docência em cursos de nível técnico. Atualmente, é graduanda no bacharelado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana Clara Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Avaliação de Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professora no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora Associada no Centro Interidisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA).

Antonio Rodrigues de Andrade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Administrador, Pós-doutorado em Ciência da Informação pelo IBICT / UFRJ, Pós-doutorado em Administração em Administração na Universidade do Porto, Doutorado em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ, Mestrado em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ, Especialização em Sistemas de Informação pela UNESA, MBA em Management para FGV e Especialização em Psicopedagogia pela UCAM. Possui, ainda, formação na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural pelo ICELP - International Center for the Enhancement of Learning Potential ? Jerusalem. Professor pesquisador da UNIRIO ? Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Certificado pela ABPMP e CBPP - Certified Business Process Professional.

Citas

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Publicado

2018-01-18

Cómo citar

VALE, M. A. do; CÂNDIDO, A. C.; ANDRADE, A. R. de. Contribuições de empresas juniores para o ensino universitário. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 58–76, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/96. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos de Caso