Didática na Biblioteconomia: reflexões sobre a prática de professores na disciplina Fundamentos de Biblioteconomia da UFMA

Autores/as

  • Maria Mary Ferreira Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Aldinar Martins Bottentuit Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Palabras clave:

Fundamentos de Biblioteconomia, Didática, Práticas Pedagógicas, UFMA.

Resumen

Estudo da disciplina Fundamentos de Biblioteconomia como forma de contribuir para novas práticas de ensino e aprendizagem. Neste estudo, resgatamos pontos importantes do currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que ao longo dos seus quarenta e sete anos de existência e quatro currículos (1969, 1985, 1998, 2007), têm-se mostrado indispensáveis para se questionar a prática, as mudanças na sua estrutura pedagógica que visam adequação à realidade da sociedade maranhense. Discute-se a didática à luz dos teóricos como Libâneo (2013), Demo (2008) e Jaime Ríos Ortega (2008), que trazem uma abordagem sobre a Didática no contexto da Biblioteconomia. Elaborado com base em pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referência esses autores, apresentamos as práticas pedagógicas e didáticas de como ministramos a disciplina Fundamentos de Biblioteconomia no Curso de Biblioteconomia da UFMA. Conclui-se com apresentação da produção de monografias com assuntos tratados na disciplina, como mercado de trabalho e construção de uma visão política entre os alunos ensejando o debate de questões de ‘ética’ e ‘ética da informação’, das entidades de classe e o movimento associativo, com a participação de profissionais envolvidos no movimento associativo, no Conselho Regional da categoria, para apresentarem suas políticas de ação/intervenção e, desta forma, garantir maior participação desses profissionais na academia, buscando-se aproximar mais a sociedade junto ao Curso de Biblioteconomia.

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Biografía del autor/a

Maria Mary Ferreira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora Associada do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Biblioteconomia (1981); Possui Especialização em Organização de Arquivos pela USP (1991), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UFMA, 1995); Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (1999) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (2006). Fez Estágio doutoral na Universidade de Coimbra em Portugal. É autora dos livros: Vereadoras e Prefeitas: ação politica e gênero (2015); Os Bastidores da Tribuna: mulher, politica e poder no Maranhão (2010); As Caetanas vão a luta: feminismo e políticas públicas (2007); e organizadora das publicações: Mulher, Gênero e Políticas Públicas (1999); Gênero, Política e Poder: participação das mulheres nos espaços de poder no Norte e Nordeste. (EDUFMA, 2012); Conhecimento feminista e relações de gênero. (EDUFMA, 2012). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Biblioteconomia com ênfase em Gênero e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: mulher - política, mulher - relações de gênero, cidadania, mulher - poder e ainda políticas públicas, informação e poder, bibliotecas públicas e escolares. Membro da Coordenação Estadual do Fórum Maranhense de Mulheres. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Politicas Públicas/UFMA.

Aldinar Martins Bottentuit, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão , coordenadora do Curso de Biblioteconomia e membro das Comissões de Ensino, Legislação e Normas e Acessibilidade do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB).

Citas

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Publicado

2018-01-17

Cómo citar

FERREIRA, M. M.; BOTTENTUIT, A. M. Didática na Biblioteconomia: reflexões sobre a prática de professores na disciplina Fundamentos de Biblioteconomia da UFMA. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, p. 19–36, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/95. Acesso em: 22 dic. 2024.