Didática na Biblioteconomia: reflexões sobre a prática de professores na disciplina Fundamentos de Biblioteconomia da UFMA
Palabras clave:
Fundamentos de Biblioteconomia, Didática, Práticas Pedagógicas, UFMA.Resumen
Estudo da disciplina Fundamentos de Biblioteconomia como forma de contribuir para novas práticas de ensino e aprendizagem. Neste estudo, resgatamos pontos importantes do currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que ao longo dos seus quarenta e sete anos de existência e quatro currículos (1969, 1985, 1998, 2007), têm-se mostrado indispensáveis para se questionar a prática, as mudanças na sua estrutura pedagógica que visam adequação à realidade da sociedade maranhense. Discute-se a didática à luz dos teóricos como Libâneo (2013), Demo (2008) e Jaime Ríos Ortega (2008), que trazem uma abordagem sobre a Didática no contexto da Biblioteconomia. Elaborado com base em pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referência esses autores, apresentamos as práticas pedagógicas e didáticas de como ministramos a disciplina Fundamentos de Biblioteconomia no Curso de Biblioteconomia da UFMA. Conclui-se com apresentação da produção de monografias com assuntos tratados na disciplina, como mercado de trabalho e construção de uma visão política entre os alunos ensejando o debate de questões de ‘ética’ e ‘ética da informação’, das entidades de classe e o movimento associativo, com a participação de profissionais envolvidos no movimento associativo, no Conselho Regional da categoria, para apresentarem suas políticas de ação/intervenção e, desta forma, garantir maior participação desses profissionais na academia, buscando-se aproximar mais a sociedade junto ao Curso de Biblioteconomia.
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Citas
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