A trajetória das escolas de Biblioteconomia no Brasil

Autores/as

  • Maria Vanessa do Nascimento Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Gracy Kelli Martins Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Palabras clave:

Escolas de Biblioteconomia, História do Ensino de Biblioteconomia, Formação Profissional.

Resumen

Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualiquantitativa, realizada entre os meses de outubro de 2016 e abril de 2017, tendo como principal fonte de dados o acervo digital da Biblioteca Nacional e o sistema e-MEC, do Ministério da Educação. Procurou-se expor, a partir do levantamento dos dados, uma breve contextualização histórica do ensino de Biblioteconomia, sua institucionalização no país e o atual cenário, com o objetivo de identificar qual o perfil dos cursos brasileiros. Para o alcance do objetivo principal, foi realizada uma pesquisa documental evidenciando o quadro atual de expansão de cursos de graduação em Biblioteconomia, afim de verificar aspectos tais como: cursos presenciais ou à distância, oferta em instituições públicas ou privadas e a distribuição dos cursos no território nacional. Com base nos dados sistematizados e analisados pode-se evidenciar que, prioritariamente, o curso é ofertado em instituições públicas, contribuindo para a formação profissional via ensino público e a distribuição das escolas de Biblioteconomia pelo país apresenta maior concentração nas regiões Sudeste e Nordeste.

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Biografía del autor/a

Maria Vanessa do Nascimento, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduanda em Bibloteconomia - UFCA

Bolsista do Programa de Iniciação Científica financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP.

Gracy Kelli Martins, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" -Marília, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPB. Atualmente é professora adjunta no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (Ceará); Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Biblioteconomia (UFCA) e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFPB). Atua nas áreas de Organização e Representação da Informação/ Conhecimento; Fundamentos teóricos e Memória em Biblioteconomia e Ciência da Informação

Citas

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Publicado

2018-01-17

Cómo citar

NASCIMENTO, M. V. do; MARTINS, G. K. A trajetória das escolas de Biblioteconomia no Brasil. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, p. 37–54, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/90. Acesso em: 22 dic. 2024.