Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP

Autores

  • Taís Bushatsky Mathias Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP/SP)
  • Valéria Martin Valls Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP/SP)
  • Maria Rosa Crespo Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP/SP)

Palavras-chave:

Trabalhos Temáticos, Ensino de Biblioteconomia, Ensino com Pesquisa, Graduação em Biblioteconomia.

Resumo

Apresenta o Trabalho Temático, prática pedagógica concebida no planejamento do Curso de Graduação em Biblioteconomia da FaBCI/FESPSP, de 2011, como um instrumento que possui características do ensino com pesquisa. O relato objetiva destacar as características do paradigma emergente em educação em contraposição ao paradigma newtoniano-cartesiano presente no ensino de Biblioteconomia desde seu reconhecimento como disciplina do conhecimento. Tal distinção entre paradigmas científicos demonstra o acompanhamento das instituições de ensino das mudanças que afetam a Educação e a formação dos profissionais. O percurso metodológico é exploratório e as autoras analisam o relacionamento entre os conceitos explicitados na revisão bibliográfica sobre o ensino com pesquisa articulando-os com a descrição do processo de realização do Trabalho Temático que envolve docentes e discentes. As considerações apontam a relevância do ensino com pesquisa para a construção de uma prática de aprendizagem consciente e a consolidação de uma visão processual da formação do e pelo discente bem como do docente, em que o sujeito cognoscente é gerador de conhecimento enquanto aprende.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Bushatsky Mathias, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP/SP)

Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação / Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Valéria Martin Valls, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP/SP)

Professora doutora da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação / Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Maria Rosa Crespo, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP/SP)

Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação / Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Referências

BEHRENS, M. A. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.80, n.196, p. 383-403, set./dez. 1999. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/977/951>. Acesso em: 10 abr. 2017.

CNPq. Avaliação e perspectiva 82. Brasília: Coordenação Editorial, 1983. (Ciências Sociais, v.8).

CASTRO, César A. Um olhar distanciado para os velhos objetos: questões educacionais. 1998. 342f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 1998.

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Projeto pedagógico: Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação FaBCI/FESPSP. São Paulo, 2011.

GUIMARÃES, J. A. C. Estudos curriculares em Biblioteconomia no Mercosul: reflexões sobre uma trajetória. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.

GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin. Os novos paradigmas em educação: os caminhos viáveis para uma análise. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 75, n.179/180/181, p.211-242, jan./dez. 1994. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/1155/1129>. Acesso em: 14 out. 2013.

MASETTO, M. T. Inovação na aula universitária: espaço de pesquisa, construção de conhecimento interdisciplinar, espaço de aprendizagem e tecnologias de comunicação. Perspectiva, Florianópolis, v.29, n.2, p.597-620, jul./dez. 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2011v29n2p597>. Acesso em: 15 set. 2013.

PRIGOL, Edna Liz. Formação docente e prática pedagógica no Ensino Superior à luz de um pensamento complexo, ecologizante e transdisciplinas. 2013. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013.

RODRIGUES, M. E. F. Relação ensino-pesquisa: em discussão a formação do profissional da informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.3, n.5, out. 2002. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000001270/fc8b086176e604580161ef14efd9dd04/>. Acesso em: 10 abr. 2017.

RODRIGUES, Wellington Ferreira. Ações de fomento à pesquisa científica na FABCI/FESPSP: panorama de período de 2008 a 2010. São Paulo, 2010. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado) - Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 2010.

SOUZA, F. C. Educação bibliotecária, pesquisa em educação bibliotecária e novas DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais) do Curso de Biblioteconomia no Brasil. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.12, n.2, p.1-11, 2002. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000001601/602da58ec34a1742dde2898ab66e2793/>. Acesso em: 10 abr. 2017.

________. Modernização e Biblioteconomia nova no Brasil. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2003. 222p. (Teses NUP, 9).

Downloads

Publicado

18-01-2018

Como Citar

MATHIAS, T. B.; VALLS, V. M.; CRESPO, M. R. Prática pedagógica no ensino de Biblioteconomia: a experiência do trabalho temático da FABCI/FESPSP. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 4, n. 2, p. 77–97, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/77. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência