Resenha: CARDOSO, Francilene do Carmo. O negro na biblioteca: mediação da informação para a construção da identidade negra. Curitiba: CRV, 2015. 114p.
Palabras clave:
Resenha, Biblioteca, Identidade Racial, Negro, Literatura.Resumen
Este livro é fruto da pesquisa de mestrado da bibliotecária e professora, Francilene do Carmo Cardoso. Desenvolvido em três partes mais conclusão, este material de referência possui o intuito de, nas palavras da autora, de "contribuir com a discussão filosófico-epistemológica na Biblioteconomia e Ciência da Informação a partir do debate da questão racial” (CARDOSO, 2011, p.15). A autora afirma que, a partir da experiência na Biblioteca Pública no Maranhão, foram realizadas reflexões sobre a representação do negro e avaliados os efeitos trazidos para a construção da identidade negra dentro dessa unidade de informação. A referida pesquisa de mestrado que resultou neste livro, se desdobrou do trabalho de conclusão de curso da autora e de sua experiência enquanto estagiária da unidade de informação estudada.
Descargas
Citas
CARDOSO, Francilene do Carmo. O negro na biblioteca: mediação da informação para a construção da identidade negra. Curitiba: CRV, 2015. 114p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.