Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula
Palabras clave:
Tecnologias Digitais na Educação, Metodologia de Ensino, Blog.Resumen
O presente artigo trata do uso de tecnologias digitais na educação, entre os alunos da disciplina Representação Descritiva II, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, em especial a partir do compartilhamento de informações acadêmicas. Tem desse modo como princípio de investigação as seguintes perguntas: com que frequência você usa tecnologias digitais na sua vida acadêmica? Na sua opinião existem obstáculos para o uso dessas tecnologias? Como você vê a aplicação das tecnologias digitais como práticas metodológicas em sala de aula? O objetivo maior é verificar como os alunos percebem a aplicação das tecnologias digitais, a construção e uso do Blog, como prática metodológica em sala de aula. Está embasado em pesquisa descritiva, em que consiste na interpretação de informações obtidas na coleta de dados. Utiliza como instrumento de pesquisa o questionário, com perguntas aberta e fechadas. Conclui que os alunos, em sua maioria, entendem que a aplicação das Tecnologias Digitais como prática metodológica são ferramentas que auxiliam no aprendizado envolvendo-os de forma mais participativa.
Descargas
Citas
BARRETO, A. de A. Informação e transferência de tecnologia: mecanismos e absorção de novas tecnologias. Brasília: IICT, 1992. 64p.
BEHRENS, M. P. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, I. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. p.67-132.
CASTELLS, M. Sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010. 286p.
CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa, v.12, n.1, p.11-24, 1999. Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/doutorado/ptic/textos/articles-106213_archivo.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 2.ed. Campinas: Papirus, 2004.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3.ed. São Paulo: Papirus, 2008.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, I. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. p.133-173.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Projeto político pedagógico do curso de biblioteconomia. São Luís, 2002. Disponível em: <https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=85812>. Acesso em: 29 abr. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.