Projetos de mediação de leitura e bibliotecas em presídios femininos

Autores/as

  • Cristina de Carvalho Centro Universitário Assunção (UNIFAI) http://orcid.org/0000-0002-7128-3621
  • Marcelo Dias Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palabras clave:

Bibliotecas Prisionais Femininas, Mediação de Leitura, Formação e Desenvolvimento de Coleções.

Resumen

O presente artigo se propõe, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, identificar de que modo as bibliotecas prisionais femininas – por meio de projetos de mediação e leitura, incluindo, a formação e desenvolvimento de acervos atualizados e condizentes com as necessidades e demandas informacionais, culturais, de lazer e educação das presidiárias – são relevantes na ressocialização e recuperação de mulheres presidiárias.

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Biografía del autor/a

Cristina de Carvalho, Centro Universitário Assunção (UNIFAI)

Bacharel em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção. Foi auxiliar de Biblioteca na Universidade de Santo Amaro – UNISA – (2015-2016); estagiária na Biblioteca da Fundação Getúlio Vargas – FGV – (2013-2015) e também estagiou no Instituto de Economia Agrícola – IEA (1999-2001).

Marcelo Dias Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde desenvolveu também pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Atualmente é professor assistente no curso de biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2014 foi consultor, contratado pela Unesco, para o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas – Ministério da Cultura. Entre os anos de 2010 e 2013 foi Supervisor de Ação Cultural na Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo-SP), e de 2002-2010 foi Assessor Cultural no Instituto Itaú Cultural (São Paulo-SP)

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Publicado

2017-08-13

Cómo citar

CARVALHO, C. de; CARVALHO, M. D. Projetos de mediação de leitura e bibliotecas em presídios femininos. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 136–163, 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/60. Acesso em: 3 jul. 2024.