Ludicidade na sala de leitura como forma de inclusão para as crianças da Casa VHIDA em Manaus/AM

Autores/as

  • Kátia Viana Cavalcante Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Felipe Vlaxio Lopes Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Mayara Mota Tashiro Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palabras clave:

Ludicidade, Sala de Leitura, Inclusão, Casa VHIDA.

Resumen

A ludicidade é uma das formas mais naturais de inclusão para crianças nos mais diversos campos sociais. Em virtude disso, professores e alunos da Universidade Federal do Amazonas construíram um projeto que visava ao incentivo do uso da sala de leitura da Casa VHIDA por parte dos pacientes que a frequentam. Para tanto, integrou-se o projeto a um dos programas de extensão da universidade, a fim de que se pudesse fazer mediação entre a construção de experiência dos discentes do curso de Biblioteconomia e oferecer subsídios para a ludicidade na sala de leitura da Casa VHIDA. Os trabalhos mostraram níveis positivos de receptividade, tanto dos pacientes quanto dos pais, voluntários e comunitários. Dentre as atividades lúdicas realizadas, destacam-se a hora do conto, dramatização e confecção de origamis. No interior da iniciativa, buscou-se não apenas proporcionar lazer aos pacientes da associação, mas, outrossim, interligar os trabalhos com enfoques educacionais de acordo com as definições de cada atividade.

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Biografía del autor/a

Kátia Viana Cavalcante, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Doutora do curso de Biblioteconomia e Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas, na Faculdade de Informação e Comunicação.

Felipe Vlaxio Lopes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor do curso de Biblioteconomia e Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas, na Faculdade de Informação e Comunicação.

Mayara Mota Tashiro, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduanda do oitavo período do curso de Biblioteconomia, na Faculdade de Informação e Comunicação.

Citas

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Publicado

2017-08-13

Cómo citar

CAVALCANTE, K. V.; LOPES, F. V.; TASHIRO, M. M. Ludicidade na sala de leitura como forma de inclusão para as crianças da Casa VHIDA em Manaus/AM. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 184–198, 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/56. Acesso em: 25 nov. 2024.