Ludicidade na sala de leitura como forma de inclusão para as crianças da Casa VHIDA em Manaus/AM

Autores/as

  • Kátia Viana Cavalcante Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Felipe Vlaxio Lopes Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Mayara Mota Tashiro Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palabras clave:

Ludicidade, Sala de Leitura, Inclusão, Casa VHIDA.

Resumen

A ludicidade é uma das formas mais naturais de inclusão para crianças nos mais diversos campos sociais. Em virtude disso, professores e alunos da Universidade Federal do Amazonas construíram um projeto que visava ao incentivo do uso da sala de leitura da Casa VHIDA por parte dos pacientes que a frequentam. Para tanto, integrou-se o projeto a um dos programas de extensão da universidade, a fim de que se pudesse fazer mediação entre a construção de experiência dos discentes do curso de Biblioteconomia e oferecer subsídios para a ludicidade na sala de leitura da Casa VHIDA. Os trabalhos mostraram níveis positivos de receptividade, tanto dos pacientes quanto dos pais, voluntários e comunitários. Dentre as atividades lúdicas realizadas, destacam-se a hora do conto, dramatização e confecção de origamis. No interior da iniciativa, buscou-se não apenas proporcionar lazer aos pacientes da associação, mas, outrossim, interligar os trabalhos com enfoques educacionais de acordo com as definições de cada atividade.

Descargas

Biografía del autor/a

Kátia Viana Cavalcante, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Doutora do curso de Biblioteconomia e Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas, na Faculdade de Informação e Comunicação.

Felipe Vlaxio Lopes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor do curso de Biblioteconomia e Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas, na Faculdade de Informação e Comunicação.

Mayara Mota Tashiro, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduanda do oitavo período do curso de Biblioteconomia, na Faculdade de Informação e Comunicação.

Citas

BITTENCOURT, João Ricardo; ARTIS, Ludens. Promovendo a ludicidade através de jogos livres. [S.l.]: UNIFRA, [s.d]. Disponível em: <http://www.unifra.br/professores/13709/Promovendo%20a%20Ludicidade%20Atrav%C3%A9s%20de%20Jogos%20Livres.pdf>. Acesso em 29 jun. 2017.

BUENO, Silvana Beatriz; STEINDEL, Gisela Eggert. A biblioteca e a brinquedoteca: mediadores do livro, objeto prazeroso de saber e lazer no ambiente escolar. Ciências & Cognição, v.8, ago. 2006. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/575>. Acesso em: 29 jun. 2017.

HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bories. Biblioteca escolar e leitura. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v.8/9, n.1, p.1-11, 2003/2004. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/404/508>. Acesso em: 29 maio 2017.

KISHIMOTO, M. T. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2010.

MACHADO, Ana Rocha Serra Silveira. Ludobiblioteca escolar e comunitária EB1 J1 Areia Guincho: um espaço de leitura, de lazer e de ludicidade. ACTAS, n.11, Lisboa, 2012.

ZACHARIAS, Vera Lúcia Câmara F. O lúdico na educação infantil. Centro de Referência Educacional, 2008. Disponível em: <http://www.centrorefeducacional.com.br/ludicoeinf.htm>. Acesso em: 29 abr. 2017.

Publicado

2017-08-13

Cómo citar

CAVALCANTE, K. V.; LOPES, F. V.; TASHIRO, M. M. Ludicidade na sala de leitura como forma de inclusão para as crianças da Casa VHIDA em Manaus/AM. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 184–198, 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/56. Acesso em: 4 abr. 2025.