O papel do livro no processo de construção de uma cultura de tolerância

Autores/as

Palabras clave:

História do Livro, Leitura, Cultura de Tolerância, Direitos Civis.

Resumen

Examina uma das funções do livro no processo histórico em que se incrementou e se consolidou uma cultura de tolerância. Pressupõe que um desafio fundamental da história do livro, na atualidade, consiste em compreender como as apropriações particulares e inventivas dos leitores singulares (ou dos espectadores) dependem, globalmente, dos efeitos de sentido visados pelas próprias obras e dos usos e das significações impostas pelas formas de sua publicação e circulação. Toma a obra de Erasmo ‘Elogio da loucura’ como marco básico no processo histórico focalizado. Põe em destaque a contribuição literária de Cervantes. Demonstra como o pensamento liberal, na primeira modernidade ocidental, favoreceu a consolidação de uma cultura de tolerância. Discute a relevância contemporânea de obras de autores como Mandela e Walzer, que se aproximam na defesa de uma democracia pluralista, includente, iluminada pela tolerância.

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Biografía del autor/a

Valéria Marinho Guimarães, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Departamento de Ciências Humanas e Sociais - Biblioteconomia

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Publicado

2017-08-13

Cómo citar

GUIMARÃES, V. M. O papel do livro no processo de construção de uma cultura de tolerância. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 45–73, 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/55. Acesso em: 25 nov. 2024.