Efectividad de la revisión por pares abierta frente a los editores del Portal de Revistas de la Universidad Federal de Paraíba

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.252

Palabras clave:

Evaluación abierta; Revisión abierta por pares; Revistas científicas; Comunicación científica; Ciencia abierta.

Resumen

Investigamos la aquiescencia de la revisión abierta por pares (OPR) entre los editores del Portal de Revistas de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB), cuyos títulos operan bajo la égida de arbitrajes ciegos. Los objetivos operativos son: analizar la disponibilidad de evaluación abierta por revistas de la UFPB; evaluar el conocimiento de los editores sobre las prácticas de revisión abierta; identificar los factores que contribuyen y / o dificultan su adopción. Con carácter descriptivo y enfoque cuanti-cualitativo, la investigación por encuestas se utiliza como recurso investigativo. El universo de investigación comprende las 70 revistas afiliadas a la Universidad. En cuanto a la existencia de títulos anacrónicos, solo los ítems calificados de A1 a B5 fueron seleccionados por el sistema Qualis de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (Capes), con un historial de publicaciones vigente, resultando una muestra de 46 ítems. La recogida de datos se realizó mediante el envío de un cuestionario electrónico, a intervalos sistemáticos, a los respectivos editores, totalizando 14 (31,11%) respuestas. Entre los resultados, predomina el interés por experimentar OPR, aunque, curiosamente, no tienen conocimiento de OPR. En cuanto a las contribuciones, se destaca el diálogo entre evaluador (es) y evaluado (s) y la disponibilidad de políticas de evaluación abiertas. Por otro lado, el fuerte apego a la revisión ciega es un obstáculo para el nuevo método de evaluación científica.

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Biografía del autor/a

Kleisson Lainnon Nascimento Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Graduado em Biblioteconomia, ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuou como bolsista PIBIC no projeto intitulado: "OPEN PEER REVIEW NO CONTEXTO BRASILEIRO: análise nos periódicos de Ciência da Informação (2016-2017)", e posteriormente, na condição de voluntário (PIVIC), cuja pesquisa tem por título: "CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EM ABERTO: perspectiva dos autores e avaliadores (2018-2019)", ambos sob orientação das professoras Dra. Joana Coeli Ribeiro Garcia e Dra. Maria das Graças Targino. Monitor e bolsista da disciplina Metodologia do Trabalho Científico (MTC) vinculada ao Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFPB e colaborador do blog SOS Normalização, sob orientação da Professora Dra. Patrícia Maria da Silva. Tem interesse nos seguintes eixos temáticos: Comunicação científica, Periódicos científicos, Ciência aberta, Acesso aberto, Avaliação por pares, Avaliação por pares aberta, Produção científica, Redes sociais, Normalização, Representação descritiva da informação, Preservação e Conservação de Unidades de Informação.

Joana Coeli Ribeiro Garcia, Universidade Federal da Paraíba

Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação com atuação no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, com tese orientada pelo Prof. Dr. Aldo de Albuquerque Barreto. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Da informação e do conhecimento, cadastrado junto ao CNPq. Presidente da ANCIB, período 2009-2010. Membro do Comitê Gestor do PIBIC, até agosto de 2011. Orientadora de Iniciação Científica e do programa Jovens Talentos para a Ciência, ambos programas do CNPq e avaliadora do Programa Nacional de Pós-Doutoramento da Capes. Membro do Comitê Técnico Científico, permanente ou ad hoc, de revistas científicas nacionais. Na pós-graduação em Ciência da Informação, na UFPB atua nos seguintes eixos temáticos: Comunicação cientifica; Ciência aberta especialmente open peer review; Gestão da informação em C&T; Indicadores de C&T; Criação de Conhecimento; Política de informação; Responsabilidade social.

Maria das Graças Targino, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, e jornalista, finalizou seu pós-doutorado junto ao Instituto Interuniversitario de Iberoamérica da Universidad de Salamanca (USAL) e Máster Internacional en Comunicación y Educación da Universidad Autónoma de Barcelona, ambos na Espanha. Atuou como pesquisadora junto ao referido Instituto / USAL, de março de 2010 a julho de 2011. Sua experiência acadêmica inclui, ainda, cursos em países, como Inglaterra, Cuba, México, França e Estados Unidos. Tem produzido artigos, capítulos e livros em ciência da informação e comunicação, enveredando pela literatura como cronista. Depois de vinculação com a Universidade Federal do Piauí por 25 anos, atuou como docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba por 14 anos. Dentre outras atividades atuais, é membro da Academia Teresinense de Letras e da Associação Sociedade Literária de Teresina. É membro da Comissão Editorial (permanente ou ad hoc) de diferentes periódicos nacionais e internacionais. Mantém coluna semanal de opinião em jornal de Teresina; coluna bimestral no INFOHOME, Florianópolis; contribuições sistemáticas junto à página eletrônica umacoisaeoutra, mantida pelo escritor carioca Celso Japiassu; no Portal JTNEWS, Teresina; e na página eletrônica TUAVENTURA, Espanha, na condição de corresponsale. Dentre prêmios conquistados, está o Prêmio Nacional Luiz Beltrão de Comunicação (Liderança Emergente), ano 2004; Prêmio do Programa Informação para Todos (Information for All Programme, IFPI), promovido pela UNESCO, com a edição de sua tese de doutorado: Jornalismo cidadão: informa ou deforma? ano, 2009; Título de Cidadã Teresinense, 2015; Prêmio ?Mérito Jornalístico?, Câmara Municipal de Teresina, 2019.

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Publicado

2021-10-28

Cómo citar

SILVA, K. L. N.; GARCIA, J. C. R. .; TARGINO, M. das G. . Efectividad de la revisión por pares abierta frente a los editores del Portal de Revistas de la Universidad Federal de Paraíba. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 8, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.252. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/252. Acesso em: 3 jul. 2024.