Competências e habilidades solicitadas em concursos públicos para a atuação profissional do arquivista
Palabras clave:
Arquivista, Mercado de Trabalho, Competências e Habilidades Profissionais, Formação em Arquivologia, Concursos Públicos.Resumen
Levantou-se alguns concursos públicos direcionados ao arquivista, com o objetivo de verificar quais as competências e habilidades profissionais solicitadas. A partir deste levantamento, analisou-se o Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cujo intuito era verificar se a formação acadêmica do arquivista atendia as demandas deste nicho do mercado de trabalho. Para tanto, discorre-se sobre a evolução da profissão, o currículo do Curso de Arquivologia da Unesp, as competências e habilidades constantes do Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unesp e as Diretrizes Curriculares elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC). Os procedimentos metodológicos adotados concentram-se na análise das Diretrizes Curriculares do MEC e do Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unesp, bem como no levantamento de 12 editais de concursos públicos, sendo selecionada uma amostra intencional estratificada cobrindo as três esferas governamentais: federal, estadual e municipal. A análise de dados foi realizada a partir das informações extraídas dos editais, buscando-se aspectos qualitativos e quantitativos: Tipo de instituição pública; identificação do órgão público; ano; localização geográfica; cargo descrito; formação exigida; atividades e atribuições; conteúdo programático; bibliografia. Como resultado obtido através das análises efetuadas destaca-se que o Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Unesp contempla as demandas exigidas nos editais secionados, entretanto, o arquivista deve ter a percepção da importância de se atualizar continuamente, visto que as atividades desenvolvidas pelo arquivista recebem impacto direto das tecnologias de informação e comunicação, modificando a forma, métodos e instrumentos de trabalho.
Descargas
Citas
BELLOTTO, H. L. O arquivista na sociedade contemporânea. In: BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. 2.ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2004. p.299-306.
BRITTO, M. T. N. de. Cartografia do ensino universitário de Arquivologia nas Américas. In: JARDIM, J. M.; FONSECA, M. O. (Orgs.). A formação do arquivista no Brasil. Niterói: EdUFF,1999.
CBO - CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES – 2010. 3.ed. Brasília: MTE/SPPE, 2010. Disponível em: <http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/downloads.jsf>. Acesso em: 10 ago. 2015.
JARDIM, J. M. A universidade e o ensino da Arquivologia no Brasil. In: JARDIM, J. M.; FONSECA, M. O. (Orgs.). A formação do arquivista no Brasil. Niterói: EDUFF, 1999.
GAGNON-ARGUIN, L. Os arquivos, os arquivistas e a arquivística: considerações históricas. In: ROUSSEAU, J. J.; COUTURE, C. (Orgs.). Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998. Cap.1; p.29-60.
MATOS, M. T. N. de B.; CUNHA, V. A. da. Notas de convergência da formação acadêmica e profissional entre a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Ciência da Informação. [s.n.t]. Disponível em: <http://www.cinform-anteriores.ufba.br/iv_anais/artigos/TEXTO13.HTM>. Acesso em: 10 ago. 2015.
MEIRELLES, H. L. Direito administrativo. 32.ed. São Paulo: Malheiros, 2006.
MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares para Curso de Arquivologia. 2001. p.35-36
PONJUÁN DANTE, G. Perfil del professional de informacion del nuevo milênio. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). O profissional da informação: formação, perfil e atuação. São Paulo: Polis, 2000. São Paulo: Polis, 2000. 156p.; p.91-105. (Coleção Palavra-Chave, 11)
ROUSSEAU, J. Y.; COUTURE, C. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998.
SANTOS, C. S. dos. Introdução à gestão pública. São Paulo: Saraiva, 2006.
SANTOS, V. B. dos. A prática arquivística em tempo de gestão do conhecimento. In: SANTOS, V. B. dos; INNARELLI, H. C.; SOUSA, R. T. C. de (Orgs.). Arquivística: temas contemporâneos - classificação, preservação digital e gestão do conhecimento. 2.ed. Brasília: Editora SENAC, 2008.
UNESP. Faculdade de Filosofia e Ciências. Departamento de Ciência da Informação. Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia. Marília, 2012. 62p. Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/Home/Graduacao/Arquivologia/projeto-pedagogico_2013.doc>. Acesso em: 10 ago. 2015.
VALENTIM, M. L. P. Introdução. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). O profissional da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000. 156p.; p.7-29. (Coleção Palavra-Chave, 11)
VALENTIM, M. L. P. Formação: competências e habilidades do profissional da informação. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002. 152p.; p.117-132. (Coleção Palavra-Chave, 13)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.