Mineração de dados em bases jurídicas

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.249

Palavras-chave:

Direito; Gestão da Informação; Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados; Mineração de Dados; Tomada de Decisão

Resumo

Apresenta o resultado de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) desenvolvido no curso de Gestão da Informação referente a aplicação da mineração de dados em uma base de dados jurídica contendo processos cíveis de direito do consumidor. A pesquisa objetivou a aplicação de técnicas de mineração de dados na área jurídica para verificar a existência de padrões de decisões judiciais de acordo com o Estado em que tramitava o processo. No estudo foi realizada a aplicação das tarefas de classificação e associação por meio dos métodos Apriori, PART, Decision Table, J48 (C4.5) e REPTree. Os resultados demonstram que é possível identificar padrões de decisões judiciais de acordo com o órgão julgador, tipo de ação e região (Estado) que tramitava o processo. Propõe a análise e continuidade do estudo para verificar a aplicação de técnicas de mineração em outras bases de dados jurídicas, a fim de validar a proposta e comparar as variações nos resultados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita de Souza Rampão, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - Curso Gestão da Informação 

 

 

 

Referências

CAETANO, A.G.L.S. Sistemas de supervisão de chão-de-fábrica: uma contribuição para implantação em indústrias de usinagem. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, SP, 2000.

CASTRO, L. N.; FERRARI, D. G. Introdução à mineração de dados: conceitos básicos, algoritmos e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2016.

FAYYAD, U.; PIATETSKY-SHAPIRO, G.; SMYTH, P. From data mining to knowledge discovery in databases. AI magazine, v. 17, n. 3, p. 37, 1996. Disponível em: http://www.csd.uwo.ca/faculty/ling/cs435/fayyad.pdf. Acesso em: 07 maio 2021.

SIDNEY, C. F. Aplicação de mineração de dados no banco de dados do zoneamento ecológico econômico de minas gerais. 2010. 60f. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) - Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010. Disponível em: http://goo.gl/zZk0ds. Acesso em: 07 maio 2021.

TAN, P.-N.; STEINBACH, M.; KUMAR, V. Introdução ao data mining: mineração de dados. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009. 900p.

Publicado

28-10-2021

Como Citar

RAMPÃO, T. de S.; TSUNODA, D. F. . Mineração de dados em bases jurídicas: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 8, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.249. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/249. Acesso em: 29 mar. 2024.