O profissional da informação e a barreira linguística

Autores/as

  • Luís Carlos Batista de Jesus Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palabras clave:

Língua Inglesa, Formação do Pesquisador, Competências Profissionais, Profissional da Informação.

Resumen

Este artigo busca refletir sobre a situação do profissional da informação, em especial, o que atua como pesquisador, no que diz respeito à competência referente ao conhecimento da língua inglesa. Buscando identificar o nível de exigência desta competência no campo de atuação do profissional que tem a pesquisa como principal atividade. Além de mostrar a importância do domínio da língua inglesa na sociedade atual, tendo em vista a grande massa documental que é produzida e divulgada neste idioma através das tecnologias de informação e comunicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Formação, formatação: profissionais da informação produzidos em série. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2004. 152p.; p.133-148. (Coleção Palavra-Chave, 13)

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: linguagens, códigos e suas tecnologias: língua inglesa. Brasília, 1998.

BORGES, J.; BRANDÃO, G.; ALENCAR, G. Competências em comunicação: observação em organizações da sociedade civil de Salvador, Bahia, Brasil. Revista Comunicando, v.2, 2013. Disponível em: <http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/ficheiros/20131227-20.compet__ncias_em_comunica____o_observa____o_em_organiza____es_da_sociedade_civil_de_salvador.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2015.

IV ENCUENTRO DE DIRECTORES DE ESCUELAS DE BIBLIOTECOLOGÍA Y CIENCIA DE LA INFORMACIÓN DEL MERCOSUR. Competências profesionales. Montevideo: EUBCA, 2000. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000. 156p.; p.17-29

JESUS, L. C. B. de. Formação do bibliotecário na Universidade Federal da Bahia e exigências do mercado de trabalho: estudo de caso nas bibliotecas das faculdades particulares de Salvador. 2007. TCC (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

LE COADIC, Y.-F. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996. 119p.

LEE, Y. Towards respecification of communicative competence: Condition of L2 instruction or its objective? Applied Linguistics, Oxford, v.27, n.3, p.349–376, 2006. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1093/applin/aml011>. Acesso em: 26 out. 2010.

LEFFA, V. J. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: ________. (Org.) O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: EDUCAT, 2001. p.333-355.

MARQUES, M. O. Formação do profissional de educação. Ijuí: UNIJUI, 2000.

MIRANDA, M. G. de. O professor pesquisador e sua pretensão de resolver a relação entre a teoria e a prática na formação de professores. In: O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5.ed. Campinas: Papirus, 2006. p.129-143.

PINTO, M. D. de S. Profissional da informação na busca de liderança e na convergência de competências. Florianópolis: UFSC, 2003. Disponível em: <http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/10758.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2012.

SOUZA, J. F. E a educação: ?? que ?? Recife: NUPEP/UFPE, 2004.

TRAMONTE, C. Ensino de língua estrangeira e socialização do saber: abrindo caminhos para a cidadania. Disponível em: <http://www.naya.org.ar/congreso2002/ponencias/cristiana_tramonte2.htm>. Acesso em: 13 fev. 2012.

VASCONCELOS, S. M. R.; BATISTA, P. D.; SANTANA, M. C.; SORENSON, M. M.; LETA, J. Researcher’s writing competence: A bottleneck in the publication of Latin American Science? EMBO Reports, v.9, n.8, p.700-702, Aug. 2008. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2515218/>. Acesso em: 13 fev. 2012.

WITTER, G. P. Redes sociais e sistema de informação na formação do pesquisador. In: POBLACIÓN, D. A.; MUGNAINI, R.; RAMOS, L. M. V. C. (Orgs.). Redes sociais e colaborativas em informação científica. São Paulo: Aggellara, 2009. p.169-201.

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

JESUS, L. C. B. de. O profissional da informação e a barreira linguística. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 72–83, 2015. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/24. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Pesquisa