O profissional da informação nas equipes de produção em educação a distância: teoria e prática
Palabras clave:
Profissional da Informação, Educação a Distância, Equipes de Produção, Modelo de Produção.Resumen
Este trabalho visa apreender a relação entre teoria e prática e o papel do profissional da informação nas equipes de produção em Educação a Distância. Tal papel, assim como a sua importância, foi captado a partir de uma pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-graduação da Escola de Ciência da Informação / Universidade Federal de Minas Gerais. E a construção dos conceitos aqui apresentados deu-se com a recuperação do modelo de produção de materiais didáticos de Educação a Distância e das ações informacionais, em suas especificidades – selecionar, organizar, tratar e disseminar informação. Diante disso, a efetividade desse percurso permitiu-nos caracterizar as exigências informacionais no âmbito das equipes de produção, bem como evidenciar como esse espaço constitui um lócus de atuação para os profissionais da informação. A análise dos diferentes aspectos tratados pela pesquisa revelou a importância de a modalidade de Educação a Distância representar um espaço para atuação dos profissionais da área da informação.
Descargas
Citas
ARAÚJO, E. A. de. A construção social da informação: dinâmicas e contextos. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.2, n.5, out. 2001. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/out01/Art_03.htm>. Acesso em: 6 out. 2007.
BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CUNHA, C. S.; REIS, A. S. Educação a Distância (EaD), equipe de produção e informação: uma proposta em debate. Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, v.2, n.1, 2012. Disponível em: <http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/29>. Acesso em: 6 out. 2014.
FONSECA, E. N. Introdução à Biblioteconomia. São Paulo: Pioneira, 1992.
ORTEGA Y GASSET, J. Misión del bibliotecário. 2.ed. Madrid: Revista de Occidente, 1967. 83p. Disponível em: <http://www.cddhcu.gob.mx/bibliot/publica/libros/mision/indiceco.htm>. Acesso em: 6 out. 2007.
REIS, A. S. dos. Retórica-ideologia-informação: questões pertinentes ao cientista da informação? Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.4, n.2, p.145-160, jul./dez.1999. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/563/349>. Acesso em: 6 out. 2007.
SILVA, K. F.; SILVA NETO, S. A. O processo de ensino aprendizagem apoiado pelas TIC’s: repensando práticas educacionais. 2008. Disponível em: <http://br.geocities.com/ketiuce/TDAE/artigos.htm>. Acesso em: 12 dez. 2010.
SILVEIRA, F. J. N. Biblioteca como lugar de práticas culturais [manuscrito]: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil. 2007. 246f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.