Recursos tecnológicos potencializadores do ensino não presencial em tempos de pandemia do COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v7iespecial.204

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais e informacionais, Covid-19, Ferramentas educacionais digitais, Educação não presencial, Educação remota

Resumo

O surgimento da Pandemia do novo coronavírus ocorreu de maneira repentina e surpreendeu a todos com o fechamento de fronteiras, atividades comerciais e encerramento generalizado de todas as atividades nas instituições de ensino por tempo indeterminado. Este cenário evidencia a necessidade emergente da inserção de ferramentas tecnológicas na educação de forma mais efetiva, de modo que o ensino seja assegurado e a interação entre professores e alunos possa ser efetiva. Assim, o presente artigo reflete a educação não presencial implantada de modo compulsório e identifica recursos tecnológicos que podem viabilizar o acesso informacional e a interação entre alunos, professores e tutores no contexto educacional de pandemia. Para atender a esta pretensão, empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que as atividades não presenciais podem ser potencializadas com o uso de recursos estratégicos das tecnologias da informação e comunicação (TIC), a fim de garantir o diálogo entre os sujeitos da educação e o acesso efetivo a recursos informacionais, indispensáveis ao decurso de aprendizagem. Por outro lado, essa transposição excepcional pode contribuir para o acirramento das desigualdades sociais, principalmente daquelas pessoas que já estão em situação de vulnerabilidade social.

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Publicado

12-10-2020

Como Citar

OLIVEIRA, B. R. de; SANTOS BARROS MAGALHÃES, T. K. .; OLIVEIRA RODRIGUES, K.; OLIVEIRA SANTOS, J.; OLIVEIRA SANTOS, T. . Recursos tecnológicos potencializadores do ensino não presencial em tempos de pandemia do COVID-19. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 7, n. 1, p. 129–155, 2020. DOI: 10.24208/rebecin.v7iespecial.204. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/204. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão