Estado da arte
competência em informação na educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v6i2.157Palabras clave:
Competência em Informação, Educação Profissional e Tecnológica, Estado da arteResumen
Este trabalho visa identificar as produções científicas a respeito da Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica, com o intuito de revelar os trabalhos inerentes ao tema. Competência em Informação é definida pela capacidade de reconhecer a necessidade da informação e possuir habilidades para localizar, avaliar e usar efetivamente a informação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica em literaturas especializadas sobre competência em informação e educação profissional e tecnológica, em âmbito nacional. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci) para recuperar os trabalhos publicados até o período de outubro de 2019. Constatou-se que a Competência em Informação ainda é um tema pouco explorado na educação profissional e tecnológica tendo em vista a quantidade de trabalhos científicos encontrados nos bancos de dados pesquisados.
Descargas
Citas
ALMEIDA, J. L. S. A biblioteca como organização aprendente: o desenvolvimento de competências em informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. 2015. 123f. (Dissertação) - Programa de Pós-Graduação Gestão de Organizações Aprendentes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
ALMEIDA, J. L. S.; FREIRE, G. H. A. A biblioteca como organização aprendente na perspectiva das competências em informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...] Londrina: UEL, 2018. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/102245. Acesso em: 29 out. 2019.
ALMEIDA, J. L. S.; FREIRE, G. H. A. Projeto educativo para competências em informação: bases teóricas para a pesquisa-ação em uma biblioteca multinível. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, n. 51, v. 23, p. 123-137, 2018. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/39117. Acesso em: 29 out. 2019.
BELLUZZO, R. C. B.; FERES, G. G. (Org.). Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas. São Paulo: Febab, 2013. Disponível em: http://labirintodosaber.com.br/wp-content/uploads/2017/12/compete%CC%82ncia-em-informac%CC%A7a%CC%83o-de-reflexo%CC%83es-a%CC%80s-lic%CC%A7o%CC%83es-aprendidas1.pdf. Acesso em 20 out. 2019.
CASTRILLON, S. Modelo flexível para um sistema nacional de bibliotecas escolares. Brasília: FEBAB, 1985.
COELHO, M. M. Competência informacional no ambiente de trabalho: percepção do bibliotecário de órgão público. 2008. 240 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da informação). Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, 2008.
DUPIN, A. A. S. Q. Competência em informação para pesquisa científica de estudantes de cursos tecnológicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos - UFScar, 2018.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, abr./jun. 2002. DOI:http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GRAMSCI, A. Caderno 12. In: GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. (Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo). Edição e Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. vol. 2.
JACOBSEN, P. S. Pesquisa científica na pós-graduação: uma proposta tecnológica para a competência informacional. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Informática na Educação) - Programa de Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Porto Alegre, Porto Alegre, 2018.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Alínea, 2010.
MANACORDA, M. A. O Princípio Educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Rev. Holos, ano 23, v. 2, p. 4-30, 2007.
PERUCCHI, V.; SOUSA, B. A. Competência Informacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB: um estudo do projeto pedagógico. Informação & Informação, n. 1, v. 16, p. 21-35, 2011. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/33717. Acesso em: 29 out. 2019
RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. Curitiba: UFPR, 2014.
RODRIGUES, J. A educação politécnica. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.
RUFINO, S. C. Estratégias de ensino-aprendizagem para a sociedade do conhecimento: uma experiência prática no curso técnico em administração do CEFET/RJ. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, 2015.
SANTINI, Luciane Alves. A Biblioteca como espaço-tempo de aprendizagem e de desenvolvimento da competência informacional. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário La Salle, Canoas, 2016.
SANTOS, C. A. Competência em Informação na formação básica dos estudantes da educação profissional e tecnológica. 2017. 286 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, São Paulo, 2017.
SANTOS, C. A.; BELLUZZO, R. C. B. Competência em informação sob a perspectiva da educação profissional e tecnológica: contribuições para o desenvolvimento de framework. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília. Anais [...]. Marília, SP: UNESP, 2017. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/105361. Acesso em: 28 out. 2019.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-165, abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em 17 set. 2019.
SILVA, A. S. R. Pesquisa e competência em informação no âmbito da biblioteca escolar: um estudo nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Bahia. Instituto de Ciência da Informação, Salvador, 2014.
SILVA, C. R. S.; TEIXEIRA, T. M. C. Análise de Modelos De Competência em Informação na Educação Profissional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina. Anais [...] Londrina: UEL, 2018. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/103792. Acesso em: 28 out. 2019.
SPUDEIT, D. F. A. O. Proposta de um programa para desenvolvimento de competências em informação para alunos do ensino profissional. Ciência da Informação em Revista, n. 2, v. 2, p. 67-77, 2015. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/36287. Acesso em: 29 out. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.