Uso do Google Sala de Aula no ensino superior: aceitação no processo educativo

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Google Sala de Aula, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Resumo

Aborda o uso da inclusão de ferramentas tecnológicas mediadas por computador e internet como ferramenta didática no ensino da Disciplina Tecnologias da Informação considerando a importância de relacionar teoria, prática e a otimização do tempo e envolvimento dos estudantes diante um novo cenário no ensino superior. Dessa maneira, recorreu-se a um estudo de caso, buscou-se construir um percurso de reflexão como base o seguinte objetivo de identificar a aceitação da utilização dos recursos digitais, e testar as perspectivas de acesso às informações no âmbito educacional de uma Instituições de Ensino Superior. Para que isso ocorra, são necessárias mudanças didático-pedagógicas por parte dos professores diante das novas tecnologias e informações, inserindo o estudante em um papel mais ativo em seu processo de aprendizagem. Como forma de diagnóstico, foi aplicado questionário a um grupo de estudantes da Universidade Federal do Amazonas. A partir dos dados obtidos, foi possível perceber que a maioria não faz uso desses recursos, porém demonstraram interesse em utilizá-los. Nesse sentido, a inclusão das tecnologias como recurso didático no ensino superior pode facilitar o aprendizado em determinadas situações, fazendo com que o espaço da sala de aula seja reconfigurado como um espaço para aprofundar conhecimentos e trocar experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Giordano de Souza Siqueira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Bibliotecário-Documentalista na Universidade Federal do Amazonas. Possui interesse nos seguintes temas: tecnologias de informação e comunicação; informação para negócios; produtos e serviços de informação; políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca; promoção da leitura; hábitos de leitura; comunicação científica e organizacional; ciência aberta.https://orcid.org/0000-0001-7364-100X

Referências

ALVES, Aglaé Cecília Toledo Porto. EaD e a formação de formadores. In: VALENTE,

J. A. & ALMEIDA, M. E. B. (Orgs.). Formação de professores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007. p.117-129.

BASTOS, João Augusto de S. L. A. Educação tecnológica: conceitos, características e perspectivas. Revista Tecnologia e Interação, Curitiba, v.1, n.1, p.21-36, 1998. Disponível em: <http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1986/1393>. Acesso em: 10 jan. 2019.

BOETTCHER, D. A internet como dispositivo potencializador didático. In: PELLANDA, Nize; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA; SCHLÜNZEN JUNIOR, KLAUS (Orgs.). Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p.145-161.

COELHO, Luana; PISONI, Silene. Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista E-Ped: Revista Científica do Curso de Licenciatura em Pedagogia da FACOS/CNEC, Osório, v.2, n.1, p.144-152, ago. 2012. Disponível em: http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/e-ped/agosto_2012/pdf/vygotsky_-_sua_teoria_e_a_influencia_na_educacao.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.

FERREIRA, Alberto Manuel. Adequação dos materiais educativos aos estilos de aprendizagem dos alunos de cursos profissionais de informática: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática. Porto: Universidade do Minho, 2014. 109p. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/38032. Acesso em: 17 jan. 2019.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

TECNOLOGIA. In: DICIO: Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2018. Disponível em: https://www.dicio.com.br/tecnologia/. Acesso em: 14 jan. 2019.

VEEN, Wim; VRAKKING, Bem. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed. 2009.

VOGES, M. S.; OLIVEIRA, K. N.; NOGUEIRA, R. E.; NASCIMENTO, R. S. Explorando o Google Earth e atlas eletrônico para o ensino de Geografia: prática em sala de aula. In: NOGUEIRA, Ruth E. (Org.). Motivações hodiernas para ensinar Geografia. Florianópolis: Nova Letra, 2009. p.67-79.

VOGT, Maria Saleti Lock; ALVES, Elioenai Dornelles. Revisão teórica sobre a educação de adultos para uma aproximação com a andragogia. Educação (UFSM), Santa Maria, p.195-214, set. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3746. Acesso em: 9 jan. 2019

Downloads

Publicado

16-11-2019

Como Citar

SIQUEIRA, T. G. de S. Uso do Google Sala de Aula no ensino superior: aceitação no processo educativo. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 6, n. 1, p. 54–62, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/142. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos de Caso