Uso do Google Sala de Aula no ensino superior: aceitação no processo educativo

Autores/as

Palabras clave:

Ensino Superior, Google Sala de Aula, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Resumen

Aborda o uso da inclusão de ferramentas tecnológicas mediadas por computador e internet como ferramenta didática no ensino da Disciplina Tecnologias da Informação considerando a importância de relacionar teoria, prática e a otimização do tempo e envolvimento dos estudantes diante um novo cenário no ensino superior. Dessa maneira, recorreu-se a um estudo de caso, buscou-se construir um percurso de reflexão como base o seguinte objetivo de identificar a aceitação da utilização dos recursos digitais, e testar as perspectivas de acesso às informações no âmbito educacional de uma Instituições de Ensino Superior. Para que isso ocorra, são necessárias mudanças didático-pedagógicas por parte dos professores diante das novas tecnologias e informações, inserindo o estudante em um papel mais ativo em seu processo de aprendizagem. Como forma de diagnóstico, foi aplicado questionário a um grupo de estudantes da Universidade Federal do Amazonas. A partir dos dados obtidos, foi possível perceber que a maioria não faz uso desses recursos, porém demonstraram interesse em utilizá-los. Nesse sentido, a inclusão das tecnologias como recurso didático no ensino superior pode facilitar o aprendizado em determinadas situações, fazendo com que o espaço da sala de aula seja reconfigurado como um espaço para aprofundar conhecimentos e trocar experiências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Giordano de Souza Siqueira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Bibliotecário-Documentalista na Universidade Federal do Amazonas. Possui interesse nos seguintes temas: tecnologias de informação e comunicação; informação para negócios; produtos e serviços de informação; políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca; promoção da leitura; hábitos de leitura; comunicação científica e organizacional; ciência aberta.https://orcid.org/0000-0001-7364-100X

Citas

ALVES, Aglaé Cecília Toledo Porto. EaD e a formação de formadores. In: VALENTE,

J. A. & ALMEIDA, M. E. B. (Orgs.). Formação de professores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007. p.117-129.

BASTOS, João Augusto de S. L. A. Educação tecnológica: conceitos, características e perspectivas. Revista Tecnologia e Interação, Curitiba, v.1, n.1, p.21-36, 1998. Disponível em: <http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1986/1393>. Acesso em: 10 jan. 2019.

BOETTCHER, D. A internet como dispositivo potencializador didático. In: PELLANDA, Nize; SCHLÜNZEN, ELISA TOMOE MORIYA; SCHLÜNZEN JUNIOR, KLAUS (Orgs.). Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p.145-161.

COELHO, Luana; PISONI, Silene. Vygotsky: sua teoria e a influência na educação. Revista E-Ped: Revista Científica do Curso de Licenciatura em Pedagogia da FACOS/CNEC, Osório, v.2, n.1, p.144-152, ago. 2012. Disponível em: http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/e-ped/agosto_2012/pdf/vygotsky_-_sua_teoria_e_a_influencia_na_educacao.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.

FERREIRA, Alberto Manuel. Adequação dos materiais educativos aos estilos de aprendizagem dos alunos de cursos profissionais de informática: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática. Porto: Universidade do Minho, 2014. 109p. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/38032. Acesso em: 17 jan. 2019.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

TECNOLOGIA. In: DICIO: Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2018. Disponível em: https://www.dicio.com.br/tecnologia/. Acesso em: 14 jan. 2019.

VEEN, Wim; VRAKKING, Bem. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed. 2009.

VOGES, M. S.; OLIVEIRA, K. N.; NOGUEIRA, R. E.; NASCIMENTO, R. S. Explorando o Google Earth e atlas eletrônico para o ensino de Geografia: prática em sala de aula. In: NOGUEIRA, Ruth E. (Org.). Motivações hodiernas para ensinar Geografia. Florianópolis: Nova Letra, 2009. p.67-79.

VOGT, Maria Saleti Lock; ALVES, Elioenai Dornelles. Revisão teórica sobre a educação de adultos para uma aproximação com a andragogia. Educação (UFSM), Santa Maria, p.195-214, set. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3746. Acesso em: 9 jan. 2019

Publicado

2019-11-16

Cómo citar

SIQUEIRA, T. G. de S. Uso do Google Sala de Aula no ensino superior: aceitação no processo educativo. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 54–62, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/142. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos de Caso