Uso do Google Sala de Aula no ensino superior: aceitação no processo educativo

Autores/as

Palabras clave:

Ensino Superior, Google Sala de Aula, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Resumen

Aborda o uso da inclusão de ferramentas tecnológicas mediadas por computador e internet como ferramenta didática no ensino da Disciplina Tecnologias da Informação considerando a importância de relacionar teoria, prática e a otimização do tempo e envolvimento dos estudantes diante um novo cenário no ensino superior. Dessa maneira, recorreu-se a um estudo de caso, buscou-se construir um percurso de reflexão como base o seguinte objetivo de identificar a aceitação da utilização dos recursos digitais, e testar as perspectivas de acesso às informações no âmbito educacional de uma Instituições de Ensino Superior. Para que isso ocorra, são necessárias mudanças didático-pedagógicas por parte dos professores diante das novas tecnologias e informações, inserindo o estudante em um papel mais ativo em seu processo de aprendizagem. Como forma de diagnóstico, foi aplicado questionário a um grupo de estudantes da Universidade Federal do Amazonas. A partir dos dados obtidos, foi possível perceber que a maioria não faz uso desses recursos, porém demonstraram interesse em utilizá-los. Nesse sentido, a inclusão das tecnologias como recurso didático no ensino superior pode facilitar o aprendizado em determinadas situações, fazendo com que o espaço da sala de aula seja reconfigurado como um espaço para aprofundar conhecimentos e trocar experiências.

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Biografía del autor/a

Thiago Giordano de Souza Siqueira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Bibliotecário-Documentalista na Universidade Federal do Amazonas. Possui interesse nos seguintes temas: tecnologias de informação e comunicação; informação para negócios; produtos e serviços de informação; políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca; promoção da leitura; hábitos de leitura; comunicação científica e organizacional; ciência aberta.https://orcid.org/0000-0001-7364-100X

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Publicado

2019-11-16

Cómo citar

SIQUEIRA, T. G. de S. Uso do Google Sala de Aula no ensino superior: aceitação no processo educativo. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 54–62, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/142. Acesso em: 5 jul. 2024.

Número

Sección

Estudos de Caso