Rede de colaboração e educação aberta no ensino superior

Autores/as

  • Maria do Carmo Duarte Freitas ​Universidade Federal do Paraná (UFPR) http://orcid.org/0000-0002-7046-6020
  • Rafaela Wille de Aguiar UFPR
  • Aline Fornari UFPR

Palabras clave:

Rede de Colaboração, Recursos Educacionais Abertos, Educação Aberta, MOOC.

Resumen

Objetiva criar um modelo de rede de colaboração e educação aberta no ensino superior visando torná-lo sustentável. Entre as situações observadas que justificam o projeto estão a evasão dos estudantes em cursos de grade fechada que não ofertam disciplinas optativas; a oferta de disciplina optativa sem opção de escolha pelo estudante; e a oferta diversificada enquanto trilhas a serem escolhidas pelo estudante, motivada pela necessidade de aproveitar os recursos humanos, tecnológicos, físicos e estruturais disponíveis. Nesse ponto se formula a questão: Como tornar sustentáveis as Instituições de Ensino Superior por meio do compartilhamento dos recursos e práticas abertas no ensino superior? A pesquisa é aplicada, explicativa e experimental. A ideia é eleger um grupo específico e um tema e a partir deste reunir todo o conteúdo pesquisado sobre o tema, organizar os diferentes fragmentos educacionais como Recursos Educacionais Abertos para então estruturá-lo nos Massive Open Online Courses, validar entre especialistas o conhecimento e disseminá-lo. Uma vez feito isso, a expectativa é convidar outros pesquisadores de diferentes universidades que têm o interesse em transferir o conhecimento gerado pelo seu grupo a partir do modelo piloto. Entende-se que a educação aberta seja a forma mais rápida de transferir o que foi desenvolvido na academia. Espera-se que essa transformação permita repensar os currículos acadêmicos para a criação de disciplinas compartilhadas entre as universidades para os cursos de graduação, pós-graduação, educação continuada e comunidade de forma aberta e convalidado em cada curso independentemente da Universidade. Entenda-se esse compartilhar de recursos econômicos e estruturais, além da colaboração entre os professores como conceito de smart university.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria do Carmo Duarte Freitas, ​Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Associada da UFPR, Engenheira Civil, Doutora em Engenharia de Produção UFSC, Pos-doutorado em Educação na Universidade de Málaga. Premiada no 27o. Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia 2013 - Categoria Pesquisadora-Extensionista. Professora permanente e atual coordenadora do Programas de Pós-Graduação em Gestão da Informação e na Pós-graduação em Engenharia e Construção Civil (orcid.org/0000-0002-7046-6020). Pesquisa sobre o desenvolvimento de Tecnologias, Produtos e serviços inovadores e Criativos, Engenharia e Gestão do Conhecimento e da Informação, Teorias e aplicações do Lean Thinking - Lean Office, Educação Corporativa, Gestão por competências (e-Rubrica) e Gestão da Tecnologia na Educação. É colaboradora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Terceiro Setor - NITS. Pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Mídias Digitais - LabMidi. Tecnologia em desenvolvimento visitar www.recif-ufpr.net (F-8658-2014 ResearcherID)

Rafaela Wille de Aguiar, UFPR

Mestre em Gestão da Informação

Aline Fornari , UFPR

Mestranda em Gestão da Informação

Citas

ACCINO, J. A.; GIRALT, V.; CEBRIÁN, M. Federated e-learning platform. Terena EuroCAMP, Dubrovnik, Nov. 2007.

ACCINO, J. A.; CEBRIÁN, M. La plataforma es la red: Aprendizaje centrado en el usuario y arquitecturas centradas en la identidad. Revista Boletín de Rediris, n.84, nov 2008.

AL-ATABI, M.; DEBOER, J. Teaching entrepreneurship using Massive Open Online Course (MOOC). Technovation, v.34, n.4, p.261-264, 2014.

BAUDRIT, A. Apprentissage coopératif/apprentissage collaborative: D'un comparatisme conventionnel à un comparatisme critique. Les Sciences de l'Éducation: Pour l'Ère nouvelle, v.40, n.1,p.115-136, 2007. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2017.

BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 5 maio. 2000. Seção 1, p.1.

CAO, M.; ZHANG, Q. Supply chain collaboration: Impact on collaborative advantage and firm performance. Journal of Operations Management, v.29, n.3, p.163-180, 2011.

CEBRIAN, M.; ACCINO, J. A.; RAPOSO, M. Formative evaluation tools within European Space of Higher Education (ESHE): e-Portfolio and e-rubric. EUNIS Conference. Grenoble: 2007.

CERI. Los futuros universitarios: Cuatro escenarios para la Educación Superior. Paris: OECD, s.d. Disponível em: <https://goo.gl/9wpVJ1>. Acesso em: 8 abr. 2017.

CORMIER, D.; SIEMENS, G. Through the open door: open courses as research. Learning & Engagement. Educause Review, v.45, n.4, p.30-39, 2010.

DECLARAÇÃO DA CIDADE DO CABO. Declaração de Cidade do Cabo para Educação Aberta: Abrindo a promessa de Recursos Educativos Abertos. Cape Town, 2007. Disponível em: <http://www.capetowndeclaration.org/translations/portuguese-translation>. Acesso em: jul. 2017.

DILLENBOURG, P. et al. The evolution of research on collaborative learning. SPADA, E.; REIMAN, P. (Eds.). Learning in humans and machine: Towards an interdisciplinary learning science. Oxford: Elsevier, 1996. p.189-211.

EDMONDSON, A. C.; NEMBHARD, I. M. Product development and learning in project teams: The challenges are the benefits. Journal of Product Innovation Management, v.26, n.2, p.123-138, 2009.

ERUBRICA. Disponível em: <http://resib.uma.es/?page_id=319>. Acesso em: 23 mar. 2012.

FORNARI DALFOVO, A.; ARAÚJO, E. C.; OLIVEIRA, R. E. C. The distance education current scenario in Brazil: The challenges into the tutors perception. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES, 8., 2016. Barcelona: DISTANCE LEARNING, 2016.

HOFFMANN, V. E.; MOLINA-MORALES, F. X.; M.; MARTÍNEZ-FERNÁNDEZ T. Redes de empresas: proposta de uma tipologia para classificação aplicada na indústria de cerâmica de revestimento. Revista de Administração Contemporânea, Edição Especial, p.103-127, 2007.

HWANG, G. Definition, framework and research issues of smart learning environments: A context-aware ubiquitous learning perspective. Smart Learning Environments, v.1, n.1, p.1-14, Nov. 2014. Disponível em: <https://slejournal.springeropen.com/articles/10.1186/s40561-014-0004-5>. Acesso em: 22 out. 2017.

JAP, S. D. Perspectives on joint competitive advantages in buyer-supplier relationships. International Journal of Research in Marketing, v.18, n.1-2, p.19-35, 2001.

KEAST, R.; BROWN, K.; MANDELL, M. Getting the right mix: Unpacking integration meanings and strategies. International Public Management, v.10, n.1, p.9-33, 2007.

LEBRUN, M. Teorias e Métodos Pedagógicos para Ensinar e Aprender. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

LEGROS, D.; PEMBROKE, E. M.; TALBI, A. Les théories de l’apprentissage et les systèmes multimédias. In: LEGROS, D.; CRINON, J. Psychologie des apprentissages et multimédia. Paris: Armand Colin, 2002. p.23-39.

MALLMANN, E. M. et al. Implementação de Massive Open Online Courses (MOOC) no âmbito DE programas institucionais de capacitação em ambientes virtuais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA (ESUD), 11., 2014. Anais... Florianópolis, 2014.

NISSEN, H. A.; EVALD, M. R.; CLARKE, A. H. Knowledge sharing in heterogeneous teams through collaboration and cooperation: Exemplified through Public–Private-Innovation partnerships. Industrial Marketing Management, v.43, n.3, p.473-482, Apr. 2014.

QUICIOS, M. P. G; SEVILLANO, M. L. G. Indicadores del uso de competencias informáticas entre estudiantes universitarios. Implicaciones formativas y sociales. Revista Interuniversitaria, v.24, n.1, p.151-182, 2012. Disponível em: <https://goo.gl/fe32Wq>. Acesso em: 6 jun. 2018.

SANDEEN, C. Integrating MOOCs into traditional higher education: The emerging “MOOC 3.0” Era. The Magazine of Higher Learning, v.45, n.6, p.34-39, 2013.

STARK, C. M.; POPE, J. Massive Open Online Courses: How registered dietitians use MOOCs for nutrition education. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v.114, n.8, p.1147-1155, ago. 2014. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24842306>. Acesso em: 6 jul. 2018.

TIKHOMIROV, V. Development of strategy for smart University. In: OPEN EDUCATION GLOBAL CONFERENCE, 2015.

VANGEN, S.; HUXHAM, C. Enacting leadership for collaborative advantage: Dilemmas of ideology and pragmatism in the activities of partnership managers. British Journal of Management, v.14, Suppl. 1, p. S61-S76, 2003.

VASQUEZ-CANO, E.; MENESES, E. L.; SANCHEZ-SERRANO, J. L. La expansión del conocimiento en abierto: Los MOOC. Barcelona: Octaedro-ICE-UB, 2013. 119p.

ZHANG, B.; WANG, Z. Inter-firm collaborations on carbon emission reduction within industrial chains in China: Practices, drivers and effects on firms' performances. Energy Economics, v.42, p.115-131, 2014.

ZHU, Z.; YU, M.; RIEZEBOS, P. A research framework of smart education. Smart Learning Environments, v.3, n.1, p.1-17, Mar. 2016.

Publicado

2019-11-16

Cómo citar

FREITAS, M. do C. D.; WILLE DE AGUIAR, R. .; FORNARI , A. . Rede de colaboração e educação aberta no ensino superior. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 77–86, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/129. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Comunicações