Contribuição do estágio docente para a formação de professores e profissionais na área de Sistemas de Recuperação da Informação
Palabras clave:
Docência Universitária, Estágio Docente, Graduação em Biblioteconomia, Recuperação da Informação.Resumen
Relata as atividades desenvolvidas por pós-graduandos quanto à participação na disciplina Estágio Docente. Objetiva demonstrar as relações estabelecidas entre alunos e professores e os benefícios alcançados para fortalecimento da prática profissional e o estímulo e encorajamento para ingresso na carreira docente. Utiliza pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, a partir de dados coletados e analisados no âmbito de uma experiência relatada. O relato diz respeito à participação de alunos de Pós-Graduação na condução de uma disciplina técnica do Curso de Graduação em Biblioteconomia, denominada Sistemas de Recuperação da Informação. Os resultados oriundos das percepções e reflexões propostas demonstram que o aprendizado adquirido com os professores da disciplina de estágio, especificamente os conselhos, as orientações, dicas (considerando as experiências desses profissionais) serviram para intensificar nos pós-graduandos a formação docente e a preparação para o ingresso profissional na área da recuperação da informação. Com efeito, as interações na sala de aula, os diálogos com os alunos, a condução das atividades, considerando as conquistas e também os desafios, certamente, são fatores que capacitaram, encorajaram e estimularam os alunos da Pós-Graduação a interessarem-se, ainda mais, pela docência universitária.
Descargas
Citas
ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesauros, 2011. p.65-89.
BAEZA-YATES, Ricardo; RIBEIRO-NETO, Berthier. Recuperação de informação: conceitos e tecnologia das máquinas de busca. São Paulo: BOOKMAN, 2013.
BONASSA, Mariana Dandolini. Processo de recuperação da informação: habilidades competências do bibliotecário. 2009. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2009.
CENDÓN, Beatriz Valadares. Sistemas e redes de informação. In: OLIVEIRA, Marlene de (Org.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p.45-75.
CENDON, Beatriz Valadares. Serviços de indexação e resumo. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDON, Beatriz Valadares, KREMER, Jeanette (Orgs.). Fontes de informação para especialistas e profissionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000. p.217-248.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO. Plano da disciplina Sistema de Recuperação da Informação. Belo Horizonte: UFMG/ECI, 2018. 1 manuscrito. 3p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 33.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A identificação de conceitos no processo de análise de assunto para a indexação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas (SP), v.1, n.1, p.60-90, jul./dez. 2003.
FUJITA, Mariângela Spotti Lopes (Org.) A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. Um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
MOODLE. Community driven, globally supported. 2018. Disponível em: <https://moodle.org/?lang=pt_br>. Acesso em: 19 jul. 2018.
NOVELLINO, Maria Salet Ferreira. Instrumentos e metodologias de representação da informação. Informação & Informação, Londrina (PR), v.1, n.2, 1996.
ROBREDO, Jaime. Do documento impresso à informação nas nuvens: reflexões. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.7, n.1, p.19-42, mar. 2011. Disponível em: <http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3287/0>. Acesso em: 13 set. 2018.
ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 33.ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.