Contribuição do estágio docente para a formação de professores e profissionais na área de Sistemas de Recuperação da Informação

Autores/as

Palabras clave:

Docência Universitária, Estágio Docente, Graduação em Biblioteconomia, Recuperação da Informação.

Resumen

Relata as atividades desenvolvidas por pós-graduandos quanto à participação na disciplina Estágio Docente. Objetiva demonstrar as relações estabelecidas entre alunos e professores e os benefícios alcançados para fortalecimento da prática profissional e o estímulo e encorajamento para ingresso na carreira docente. Utiliza pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, a partir de dados coletados e analisados no âmbito de uma experiência relatada. O relato diz respeito à participação de alunos de Pós-Graduação na condução de uma disciplina técnica do Curso de Graduação em Biblioteconomia, denominada Sistemas de Recuperação da Informação. Os resultados oriundos das percepções e reflexões propostas demonstram que o aprendizado adquirido com os professores da disciplina de estágio, especificamente os conselhos, as orientações, dicas (considerando as experiências desses profissionais) serviram para intensificar nos pós-graduandos a formação docente e a preparação para o ingresso profissional na área da recuperação da informação. Com efeito, as interações na sala de aula, os diálogos com os alunos, a condução das atividades, considerando as conquistas e também os desafios, certamente, são fatores que capacitaram, encorajaram e estimularam os alunos da Pós-Graduação a interessarem-se, ainda mais, pela docência universitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). Atualmente, é instrutor de cursos sobre Normalização e Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial no Departamento de Pessoas da UFES; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); bolsista do projeto elaboração e implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos de Minas Gerais, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG); membro do grupo de pesquisa Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos, financiado pelo CNPQ; atua no ramo da consultoria informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas, cursos e treinamentos sobre metodologia científica e leciona nos cursos de Biblioteconomia e Administração; e é revisor e assessor do periódico Pró-Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES . Tem experiência na área de consultoria de acervos bibliográficos, normalização e revisão de trabalhos científicos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: formação continuada, tratamento da informação, fazer bibliotecário, tecnologia da informação, formação e desenvolvimento de coleções e organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas à gestão de coleções digitais.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8131480Z4

Citas

ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesauros, 2011. p.65-89.

BAEZA-YATES, Ricardo; RIBEIRO-NETO, Berthier. Recuperação de informação: conceitos e tecnologia das máquinas de busca. São Paulo: BOOKMAN, 2013.

BONASSA, Mariana Dandolini. Processo de recuperação da informação: habilidades competências do bibliotecário. 2009. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2009.

CENDÓN, Beatriz Valadares. Sistemas e redes de informação. In: OLIVEIRA, Marlene de (Org.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p.45-75.

CENDON, Beatriz Valadares. Serviços de indexação e resumo. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDON, Beatriz Valadares, KREMER, Jeanette (Orgs.). Fontes de informação para especialistas e profissionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000. p.217-248.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO. Plano da disciplina Sistema de Recuperação da Informação. Belo Horizonte: UFMG/ECI, 2018. 1 manuscrito. 3p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 33.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A identificação de conceitos no processo de análise de assunto para a indexação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas (SP), v.1, n.1, p.60-90, jul./dez. 2003.

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes (Org.) A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. Um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

MOODLE. Community driven, globally supported. 2018. Disponível em: <https://moodle.org/?lang=pt_br>. Acesso em: 19 jul. 2018.

NOVELLINO, Maria Salet Ferreira. Instrumentos e metodologias de representação da informação. Informação & Informação, Londrina (PR), v.1, n.2, 1996.

ROBREDO, Jaime. Do documento impresso à informação nas nuvens: reflexões. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.7, n.1, p.19-42, mar. 2011. Disponível em: <http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3287/0>. Acesso em: 13 set. 2018.

ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 33.ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

Publicado

2019-11-16

Cómo citar

SANTA ANNA, J. Contribuição do estágio docente para a formação de professores e profissionais na área de Sistemas de Recuperação da Informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 63–76, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/119. Acesso em: 5 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência