Declaração de Ética e Conflito de Interesse

A REBECIN é um periódico que se preocupa com a conduta ética e boas práticas em todas as etapas do processo editorial, e cumpre requisitos essenciais que garantem a execução dessas boas práticas, em consonância ao Código de Conduta do Committee on Publication Ethics (COPE), que deve ser observado por todos os participantes da equipe e Comitê editorial, assim como pelos autores.

Os autores que enviam artigos ou outros documentos para a REBECIN excluem do original e do arquivo qualquer identificação de autoria e declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado, nem que está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico, assim como não são idênticos a trabalhos publicados em anais de eventos científicos. Caso não seja atendido esse critério, o trabalho será rejeitado pelo editor.

Considera-se como dever do avaliador atentar para que informação privilegiada ou ideias obtidas através da avaliação pelos pares sejam mantidas em sigilo e não utilizadas para proveito pessoal. Os revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham algum conflito de interesse resultante de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos.

A REBECIN preza a ética em pesquisa e exige um processo de avaliação isento para os autores que submetem textos científicos na Revista. Desse modo, é essencial que os avaliadores ad hoc ou os revisores não possuam interesses que, aparentes ou não, possam influenciar o resultado da avaliação. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, acadêmica, política ou econômica.

Sendo assim, o avaliador ad hoc ou o revisor deve informar imediatamente ao editor sobre qualquer tipo de conflito de interesse que possa, em alguma medida, influir na avaliação do texto e, assim, deve declarar-se não qualificado para avaliá-lo ou revisá-lo.