A dimensão informacional da transição capilar: identidade e empoderamento nas mídias sociais

Authors

  • Érica Ferrari Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Juliana Assis Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Keywords:

Identidade, Informação, Transição Capilar, Empoderamento, Mídias Sociais.

Abstract

A Transição Capilar é abordada enquanto um fenômeno social caracterizado pelo abandono dos tratamentos químicos que modificam as características naturais dos cabelos por grupos de indivíduos. Investiga-se qual é o fator propulsor da Transição Capilar na atualidade a partir da análise da dimensão informacional presente neste fenômeno no contexto das mídias sociais. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa. Foram adotadas como abordagens metodológicas, a Netnografia e o Estudo de Caso. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário. Os principais conceitos abordados no trabalho são: Transição Capilar, Informação, Identidade, Empoderamento e Mídias Sociais. Foram identificados fatores determinantes para o aumento de ocorrências da Transição Capilar no Brasil, tais como: a busca pela identidade e a auto aceitação, o apoio e o encorajamento por meio da troca de experiências e informações. Aponta-se ainda a relevância das mídias sociais enquanto contextos que viabilizam a geração e a disseminação do conhecimento no âmbito das comunidades virtuais de prática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Érica Ferrari, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – CBG/UFRJ.

Juliana Assis, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG/UFRJ). Doutora em Ciência da Informação (UFMG)

References

AMARAL, A.; NATAL, G.; VIANA, L. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Comunicação, v.1, n.6, 2014. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/viewFile/4829/3687>. Acesso em: 20 dez. 2016.

BARRETO, A. de A. A oferta e a demanda da informação: condições técnicas, econômicas e políticas. Ciência da Informação, Brasília, v.28, n.2, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651999000200009>. Acesso em: 6 dez. 2016.

BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BUCKLAND, M. K. Information as thing. Journal of the American Society for Information Science (JASIS), v.45, n.5, p.351-360, 1991.

CANALTECH. Brasil é o país que mais usa redes sociais na América Latina. [S.l.]: Canaltech Corporate, 2016. Disponível em: <https://canaltech.com.br/noticia/redes-sociais/brasil-e-o-pais-que-mais-usa-redes-sociais-na-america-latina-70313/>. Acesso em: 25 out. 2016.

CAPURRO, R. Epistemologia e ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais.... Belo Horizonte, UFMG, 2003. Disponível em: <http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT1--231.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2017.

CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.12, n.1, p.148-207, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pci/v12n1/11.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2017.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.

CORTEZ, M. B.; SOUZA, L. de. Mulheres (in)subordinadas: o empoderamento feminino e suas repercussões nas ocorrências de violência conjugal. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.24, n.2, p.171-180, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v24n2/05.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2017.

GOMES, N. L. Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra/Body and hair as symbols of black identity. [Q.l.]: [d.C.], 2002. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/Corpo-e-cabelo-como-s%C3%ADmbolos-da-identidade-negra.pdf>. Acesso em: 25 out. 2016.

GONÇALVES, E.; SÁ, L.; CALDEIRA, M. Estudo de caso. Lisboa: Faculdade de Ciências/Universidade de Lisboa, 2005. (Trabalho de Mestrado em Metodologia da Investigação).

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. In: ________. A identidade em questão. 10.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. Disponível em: <https://comunicacaoeesporte.files.wordpress.com/2010/10/hall-stuart-a-identidade-cultural-na-pos-modernidade.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2017.

IFÉ, L. M. Da química ao natural: o processo de transição capilar. [Blog] Encrespando, 20 nov. 2013. Disponível em: <https://lorenamorais.wordpress.com/tag/transicao-capilar/>. Acesso em: 12 dez. 2016.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

REIS, A. C. Mas, e agora o que há de errado com meu cabelo? [Blog] Blogueiras Negras. 26 dez. 2014. Disponível em: <http://blogueirasnegras.org/2014/12/26/mas-e-agora-o-que-ha-de-errado-com-meu-cabelo/> Acesso em: 12 dez. 2016.

SCHIAVO, M. R.; MOREIRA, E. N. Glossário social. Rio de Janeiro: Comunicarte, 2005. Disponível em: <http://www.comunicarte.com.br/glossario_social.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2016.

SOUZA, R. R. et al. Aprendizagem colaborativa em comunidades virtuais. 2000. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/78515/176216.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 21 dez. 2016.

TERRA, C. F. O que as organizações precisam fazer para serem bem vistas nas mídias sociais sob a ótica da comunicação organizacional e das relações públicas. In: CONGRESSO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS ABRAPCORP, 5., São Paulo. 2011. Anais.... São Paulo, 2011.

Published

2017-08-13

How to Cite

FERRARI, Érica; ASSIS, J. A dimensão informacional da transição capilar: identidade e empoderamento nas mídias sociais. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 74–95, 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/69. Acesso em: 3 jul. 2024.