The Challenges of the teaching of RDA in librarianship courses

report of teaching experience at UFMG

Authors

  • Cíntia de Azevedo Lourenço Universidade Federal de Minas Gerais
  • Célia da Consolação Dias Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gercina Ângela de Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elisangela Cristina Aganette Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v7i2.203

Keywords:

Library education, Cataloging

Abstract

 

The adoption of the RDA standard by Brazilian libraries is a reality that demands reflection and sharing of experiences. In this sense, the teaching of the RDA in librarianship courses is a priority to prepare future professionals for this transition and its implementation, but it also presents itself as a challenge. In this work, the experience of the librarianship course of a Brazilian university will be reported on the offer of a course to be introduced to the RDA, planned and implemented from the proposals presented in Margareth Mering's RDA teaching manual, published in English. The objective is to share the teaching experience, the results obtained and the difficulties encountered. The positive points of the manual, the difficulties of adapting the translation, the most interesting and challenging activities and the methodology will be highlighted. The final considerations highlight the limitations identified in this study and propose reflections on the implementation of the RDA. In addition, it will also be demonstrated that for teaching the signature will not be an necessity, which discourages the librarianship courses of this investment.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cíntia de Azevedo Lourenço, Universidade Federal de Minas Gerais

Cíntia Azevedo Lourenço é bacharel em Biblioteconomia pela PUC de Campinas e concluiu o mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1998 e o doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2005. Atualmente é Professora Associada na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora participante dos Grupos de Pesquisa: MHTX e RECRI. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, na área de Organização da Informação - Catalogação, Classificação do conhecimento e organização da informação na web.

Célia da Consolação Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação/UFMG (2010) e graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (1990). Tenho experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação da Informação, planejamento, implantação, coordenação de projetos e gestão de equipes. Tenho trabalhado em projeto de organização de informações em laboratórios biológicos, organização e representação de imagens e organização do conhecimento e construção de uma base de dados com informações das imagens dos tetos das igrejas barrocas do sec. XVIII. Sou coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC/UFMG), professora adjunta do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, PPG-GOC da UFMG. Sou coordenadora do Grupo de Pesquisa Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação - RECRI/UFMG e membro do NDE do curso de biblioteconomia/UFMG. Meus interesses de pesquisa estão inseridos no projeto Estudos de Organização e representação da informação que perpassam por investigações relacionadas às questões de organização das informações em contextos diversos que contribuem para melhorar a recuperação da informação do ponto de vista teórico e de pesquisas aplicadas. Neste espectro podem ser inseridos os processos, as metodologias, os padrões que permitem integrar, recursos de informação para fazer a integração e a gestão de dados, bem como os sistemas de organização do conhecimento que possibilitam a organização da informação para a representação da informação os produtos de informação resultantes da aplicação de tais processos. Destacam -se neste projeto os estudos sobre a os catálogos , os sistemas de classificação, a interoperabilidade semântica, os repositórios digitais, a indexação de imagens, a indexação de imagens e o uso de vocabulário controlado no reconhecimento de imagens, os fundamentos teóricos das linguagens de indexação e dos sistemas de organização do conhecimento, a recuperação da informação e outros aspectos teóricos que envolvem a organização do conhecimento e da informação. ​

Gercina Ângela de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutora em Estudos sobre metodologias para o processo de indexação de documentos textuais, pelo Departamento de Biblioteconomia y Documentación, Faculdad de Humanidades, Comunicación y Documentación, Universidad Carlos III, Madrid, Espanha, e pela Escola de Artes e Comunicação da USP. Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI-ECI/UFMG. Mestre em Science in Library Service - Clark Atlanta University. Bibliotecária pela Escola de Biblioteconomia da UFMG. Professora Associada no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Bolsista de Produtividade (PQ) do CNPq, Nível 2. Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro-PPM XII-2018 da FAPEMIG. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento-PPGGOC/ECI/UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual, registrado no CNPq desde 2004. Presidente Fundadora da Brazil Chapter of the Association for Information Science and Technology (Brazil-ASIS&T). Membro do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra; Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa RECRI (ECI/UFMG) e do Grupo de Pesquisa Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais (UFF). Atualmente é Membro do Scientific Advisory Board da International da Society for Knowledge Organization ISKO (2016); parecerista do Knowledge Organization Journal (KO) da ISKO; membro da Congregação da ECI/UFMG; membro do Colegiado de Biblioteconomia da UFMG; membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Graduação em Biblioteconomia da ECI/UFMG; e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento?PPGGOC/ECI/UFMG. Coordenou o PPGCI/UFMG de agosto/2009 a setembro de 2012. Foi sub-Coordenadora do Curso Gestão e Arquitetura da Informação (GAI) do NITEG/ECI. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação da Informação e do conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias e técnicas para Representação, Organização e Recuperação da informação e do Conhecimento. Sistema de Organização do Conhecimento (SOC)/Vocabulários Controlados. Compatibilização de linguagens de Indexação. Linguística Documentária. Mapa Conceitual. Bibliotecas digitais. Web Semântica (modelos, padrões, protocolos e linguagens). Linked Open Data. Produção de hipertextos. Interfaces Indutivas. Topic Maps (Mapa de Tópicos). Arquitetura da Informação. Automação de bibliotecas (projeto e avaliações de software). Cognição e sua aplicação na Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, e nos processos de Recuperação da Informação.

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Formada em Biblioteconomia pela ECI/UFMG. Atualmente, Professora Adjunto no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Pesquisadora do CNPq PQ-2, no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC/ECI/UFMG), e integrante dos grupos de pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos, do RECRI - Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, Portugal. Interesses na linha de Arquitetura e Organização do Conhecimento, com ênfase em questões teóricas e metodológicas de desenvolvimento de Sistemas de Organização do Conhecimento (sistemas de classificação, taxonomias, tesauros e redes semânticas); serviços informacionais (bibliotecas tradicionais, digitais, hipertextos, arquivos); integração de dados e compatibilidade de linguagens; segurança de dados e informação.

Elisangela Cristina Aganette, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação (UFMG-2015), Mestre em Ciência da Informação (UFMG-2010), Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento (CEFET-2008) e Bacharel em Biblioteconomia (UFMG-2005). Professora Ajunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais de 15 anos de experiência como Consultora em Gestão e Tecnologia da Informação, consultora especialista nas áreas de organização da informação, representação da informação e do conhecimento, mapeamento de processos, soluções de Enterprise Content Management (ECM), Business Process Modeling (BPM). Pesquisa: representação da informação e do conhecimento, taxonomias corporativas e ontologias.

References

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION; CANADIAN LIBRARY ASSOCIATION; CHARTERED INSTITUTE OF LIBRARY AND INFORMATION PROFESSIONALS (GRÃ-BRETANHA). JOINT STEERING COMMITTEE FOR DEVELOPMENT OF RDA. RDA: resource description & access. 2016. Versão em espanhol. Disponível em: http://www.rdatoolkit.org/ Acesso em: 01 jan. 2016.

DUBLIN CORE METADATA INITIATIVE. DCMI: Frequently Asked Questions (FAQ). Disponível em: http://dublincore.org/resources/faq/. Acesso em: 2 ago. 2011.

KAUFMAN, K. Metadata Object Description Schema (MODS) - PowerPoint PPT Presentation. Disponível em : http://www.slideserve.com/kenley/metadata-object-description-schema-mods Acesso em: 04 ago. 2017.

LI, K. Introduction to BIBFRAME. 2013. Disponível em : https://www.slideshare.net/islanderlee/introduction-to-bibfra me?from_action=save Acesso em: 04 ago. 2017.

MARTINÉZ PUJADAS, E. Catalogación con RDA, módulo 4: Codificación de las RDA en formato MARC21 y panorámica de los nuevos sistemas. Illes Balers (Espanha): UIB Virtual, 2017. 55 p.

MERING, M. The RDA workbook: learning the basics of Resource Description and Access. Santa Barbara, California: Libraries Unlimited, 2014.

MEY, E. S. A. Catalogação e descrição bibliográfica: contribuições a uma teoria. ABDF, 1987. 201p.

MEY, E. S. A. Introdução a catalogação. Brasília: 1995. 123p

MEY, E. S. A.; SILVEIRA, N. C. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009. 217 p.

PICCO, P.; REPISO, V. O. RDA, el nuevo código de catalogación: cambios y desafíos para su aplicación. Revista Española de Documentación Científica, v. 35, n. 1, enero-marzo, p. 145-173, 2012. ISSN: 0210-0614.

TAYLOR, A. G. The organization of information. Englewood, CO: Libraries Unlimited, 1999.

WELSH, A.; BATLEY, S. Practical cataloguing: AACR, RDA and MARC21. New York: Neal-Schuman Publishers, imprint of American Library Association, 2012.

WORKING GROUP ON THE FUTURE OF BIBLIOGRAPHIC CONTROL. On the record: Report of The Library of Congress Working Group on the Future of Bibliographic Control. LC, 2008. Disponível em: https://www.loc.gov/bibliographic-future/news/lcwg-ontherecord-jan08-final.pdf Acesso em: 29 jan. 2019.

Published

2020-12-23

How to Cite

LOURENÇO, C. de A.; DIAS, C. da C.; LIMA, G. Ângela de .; MACULAN, B. C. M. dos S.; AGANETTE, E. C. The Challenges of the teaching of RDA in librarianship courses: report of teaching experience at UFMG. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 69–88, 2020. DOI: 10.24208/rebecin.v7i2.203. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/203. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Relatos de Experiência