Os Desafios do ensino de RDA em cursos de Biblioteconomia

relato de experiência de ensino na UFMG

Autores

  • Lourenço, Cíntia de Azevedo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Dias, Célia da Consolação Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lima, Gercina Ângela de Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maculan, Benildes M. S. Universidade Federal de Minas Gerais
  • Aganette, Elisangela Cristina Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v7i2.203

Palavras-chave:

Ensino de biblioteconomia, Catalogação

Resumo

A adoção da norma RDA pelas bibliotecas brasileiras é uma realidade que demanda por reflexões e por compartilhamento das experiências. Nesse sentido o ensino da RDA nos cursos de Biblioteconomia é uma prioridade para preparar os futuros profissionais para essa transição e para a sua implementação, mas também se apresenta como um desafio. Nesse trabalho, será relatada a experiência do curso de Biblioteconomia de uma universidade brasileira na oferta de uma disciplina de introdução à RDA, planejada e implementada a partir das propostas presentes no manual para ensino de RDA de Margaret Mering, publicado em língua inglesa. O objetivo é compartilhar a experiência docente, os resultados obtidos e as dificuldades encontradas. Os pontos positivos do manual, as dificuldades de adequação da tradução, as atividades mais interessantes e desafiadoras e a metodologia serão destacadas. As considerações finais destacam as limitações identificadas neste estudo e faz a proposta de reflexões acerca da implementação da RDA. Além disso, será demonstrado também que, para o ensino, a assinatura não será uma obrigatoriedade, o que desonera os cursos de Biblioteconomia desse investimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourenço, Cíntia de Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais

Cíntia Azevedo Lourenço é bacharel em Biblioteconomia pela PUC de Campinas e concluiu o mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1998 e o doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2005. Atualmente é Professora Associada na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora participante dos Grupos de Pesquisa: MHTX e RECRI. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, na área de Organização da Informação - Catalogação, Classificação do conhecimento e organização da informação na web.

Dias, Célia da Consolação, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação/UFMG (2010) e graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (1990). Tenho experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação da Informação, planejamento, implantação, coordenação de projetos e gestão de equipes. Tenho trabalhado em projeto de organização de informações em laboratórios biológicos, organização e representação de imagens e organização do conhecimento e construção de uma base de dados com informações das imagens dos tetos das igrejas barrocas do sec. XVIII. Sou coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC/UFMG), professora adjunta do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, PPG-GOC da UFMG. Sou coordenadora do Grupo de Pesquisa Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação - RECRI/UFMG e membro do NDE do curso de biblioteconomia/UFMG. Meus interesses de pesquisa estão inseridos no projeto Estudos de Organização e representação da informação que perpassam por investigações relacionadas às questões de organização das informações em contextos diversos que contribuem para melhorar a recuperação da informação do ponto de vista teórico e de pesquisas aplicadas. Neste espectro podem ser inseridos os processos, as metodologias, os padrões que permitem integrar, recursos de informação para fazer a integração e a gestão de dados, bem como os sistemas de organização do conhecimento que possibilitam a organização da informação para a representação da informação os produtos de informação resultantes da aplicação de tais processos. Destacam -se neste projeto os estudos sobre a os catálogos , os sistemas de classificação, a interoperabilidade semântica, os repositórios digitais, a indexação de imagens, a indexação de imagens e o uso de vocabulário controlado no reconhecimento de imagens, os fundamentos teóricos das linguagens de indexação e dos sistemas de organização do conhecimento, a recuperação da informação e outros aspectos teóricos que envolvem a organização do conhecimento e da informação. ​

Lima, Gercina Ângela de, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutora em Estudos sobre metodologias para o processo de indexação de documentos textuais, pelo Departamento de Biblioteconomia y Documentación, Faculdad de Humanidades, Comunicación y Documentación, Universidad Carlos III, Madrid, Espanha, e pela Escola de Artes e Comunicação da USP. Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI-ECI/UFMG. Mestre em Science in Library Service - Clark Atlanta University. Bibliotecária pela Escola de Biblioteconomia da UFMG. Professora Associada no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Bolsista de Produtividade (PQ) do CNPq, Nível 2. Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro-PPM XII-2018 da FAPEMIG. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento-PPGGOC/ECI/UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual, registrado no CNPq desde 2004. Presidente Fundadora da Brazil Chapter of the Association for Information Science and Technology (Brazil-ASIS&T). Membro do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra; Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa RECRI (ECI/UFMG) e do Grupo de Pesquisa Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais (UFF). Atualmente é Membro do Scientific Advisory Board da International da Society for Knowledge Organization ISKO (2016); parecerista do Knowledge Organization Journal (KO) da ISKO; membro da Congregação da ECI/UFMG; membro do Colegiado de Biblioteconomia da UFMG; membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Graduação em Biblioteconomia da ECI/UFMG; e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento?PPGGOC/ECI/UFMG. Coordenou o PPGCI/UFMG de agosto/2009 a setembro de 2012. Foi sub-Coordenadora do Curso Gestão e Arquitetura da Informação (GAI) do NITEG/ECI. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação da Informação e do conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias e técnicas para Representação, Organização e Recuperação da informação e do Conhecimento. Sistema de Organização do Conhecimento (SOC)/Vocabulários Controlados. Compatibilização de linguagens de Indexação. Linguística Documentária. Mapa Conceitual. Bibliotecas digitais. Web Semântica (modelos, padrões, protocolos e linguagens). Linked Open Data. Produção de hipertextos. Interfaces Indutivas. Topic Maps (Mapa de Tópicos). Arquitetura da Informação. Automação de bibliotecas (projeto e avaliações de software). Cognição e sua aplicação na Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, e nos processos de Recuperação da Informação.

Maculan, Benildes M. S., Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Formada em Biblioteconomia pela ECI/UFMG. Atualmente, Professora Adjunto no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Pesquisadora do CNPq PQ-2, no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC/ECI/UFMG), e integrante dos grupos de pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos, do RECRI - Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, Portugal. Interesses na linha de Arquitetura e Organização do Conhecimento, com ênfase em questões teóricas e metodológicas de desenvolvimento de Sistemas de Organização do Conhecimento (sistemas de classificação, taxonomias, tesauros e redes semânticas); serviços informacionais (bibliotecas tradicionais, digitais, hipertextos, arquivos); integração de dados e compatibilidade de linguagens; segurança de dados e informação.

Aganette, Elisangela Cristina, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação (UFMG-2015), Mestre em Ciência da Informação (UFMG-2010), Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento (CEFET-2008) e Bacharel em Biblioteconomia (UFMG-2005). Professora Ajunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais de 15 anos de experiência como Consultora em Gestão e Tecnologia da Informação, consultora especialista nas áreas de organização da informação, representação da informação e do conhecimento, mapeamento de processos, soluções de Enterprise Content Management (ECM), Business Process Modeling (BPM). Pesquisa: representação da informação e do conhecimento, taxonomias corporativas e ontologias.

Referências

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION; CANADIAN LIBRARY ASSOCIATION; CHARTERED INSTITUTE OF LIBRARY AND INFORMATION PROFESSIONALS (GRÃ-BRETANHA). JOINT STEERING COMMITTEE FOR DEVELOPMENT OF RDA. RDA: resource description & access. 2016. Versão em espanhol. Disponível em: http://www.rdatoolkit.org/ Acesso em: 01 jan. 2016.

DUBLIN CORE METADATA INITIATIVE. DCMI: Frequently Asked Questions (FAQ). Disponível em: http://dublincore.org/resources/faq/. Acesso em: 2 ago. 2011.

KAUFMAN, K. Metadata Object Description Schema (MODS) - PowerPoint PPT Presentation. Disponível em : http://www.slideserve.com/kenley/metadata-object-description-schema-mods Acesso em: 04 ago. 2017.

LI, K. Introduction to BIBFRAME. 2013. Disponível em : https://www.slideshare.net/islanderlee/introduction-to-bibfra me?from_action=save Acesso em: 04 ago. 2017.

MARTINÉZ PUJADAS, E. Catalogación con RDA, módulo 4: Codificación de las RDA en formato MARC21 y panorámica de los nuevos sistemas. Illes Balers (Espanha): UIB Virtual, 2017. 55 p.

MERING, M. The RDA workbook: learning the basics of Resource Description and Access. Santa Barbara, California: Libraries Unlimited, 2014.

MEY, E. S. A. Catalogação e descrição bibliográfica: contribuições a uma teoria. ABDF, 1987. 201p.

MEY, E. S. A. Introdução a catalogação. Brasília: 1995. 123p

MEY, E. S. A.; SILVEIRA, N. C. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009. 217 p.

PICCO, P.; REPISO, V. O. RDA, el nuevo código de catalogación: cambios y desafíos para su aplicación. Revista Española de Documentación Científica, v. 35, n. 1, enero-marzo, p. 145-173, 2012. ISSN: 0210-0614.

TAYLOR, A. G. The organization of information. Englewood, CO: Libraries Unlimited, 1999.

WELSH, A.; BATLEY, S. Practical cataloguing: AACR, RDA and MARC21. New York: Neal-Schuman Publishers, imprint of American Library Association, 2012.

WORKING GROUP ON THE FUTURE OF BIBLIOGRAPHIC CONTROL. On the record: Report of The Library of Congress Working Group on the Future of Bibliographic Control. LC, 2008. Disponível em: https://www.loc.gov/bibliographic-future/news/lcwg-ontherecord-jan08-final.pdf Acesso em: 29 jan. 2019.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

LOURENÇO, C. de A.; DIAS, C. da C.; LIMA, G. Ângela de .; MACULAN, B. C. M. dos S.; AGANETTE, E. C. Os Desafios do ensino de RDA em cursos de Biblioteconomia: relato de experiência de ensino na UFMG. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 7, n. 2, p. 69–88, 2020. DOI: 10.24208/rebecin.v7i2.203. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/203. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência