IMPLICATIONS OF THE PROBLEMATIZATION METHODOLOGY IN INFORMATION SCIENCE
the use of the Maguerez Arch in the teaching of Information and Knowledge Organization contents
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v7i2.189Keywords:
Metodologia da Problematização, Arco de Maguerez, Organização da Informação e do Conhecimento, Ensino em Ciência da Informação, Ciência da InformaçãoAbstract
The concept of active methodologies and their application in Information Science is still considered a scarce topic of study. Adopting methodologies that develop teaching and student learning is a potential strategy in the teaching-learning process. This study aims to present the application of the problematization methodology with the Maguerez arc in the teaching of disciplinary contents of Information and Knowledge Organization in Information Science courses. Considered as article explanatory and bibliographic research, support was sought in reference to studies in Education and Information Science to characterize the actions pertaining to the methodology under study and its application in teaching. For this purpose, the action points of the Arco de Maguerez are characterized, namely: observation of reality, key points, theorization, hypotheses of solution, and application to reality. These actions integrate the objective of the problematization methodology, the actions of the Maguerez arc and the themes of organization of information and knowledge, result in this article.
Downloads
References
BATISTA, G. V.; SIMÕES, M. S. Uso de taxonomia para organização dos itens do estoque interno do setor de sinalização da companhia brasileira de trens urbanos em Pernambuco. In: ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 42., 2019, Belém. Anais [...]. Belém: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. p. 75-89.
BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o Ensino Superior. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 16, n. 2, p. 9-19, 1995. DOI:
http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n2p61 Acesso em: 27 maio 2020.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. DOI: 10.5433/1679-0359.2011v32n1p25 Acesso em: 27 maio 2020.
BERBEL, N. A. N. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez: uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: EDUEL, 2012.
BRAZ, M. I.; NASCIMENTO, F. M. S. Exporoi: dinâmicas no ensino de organização da informação no curso de gestão da informação. Convergências em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 2, n. 3, p. 232-250, 2019. DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13694 Acesso em: 27 maio 2020.
BRAZ, M. I.; NASCIMENTO, F. M. S.; FEITOZA, R. B. Práticas avaliativas no campo da Organização da Informação. Convergências em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 1, n. 2, Ed. Especial, p. 66-73, 2018. DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10213 Acesso em: 30 maio 2020.
DIAS, C. M. G. C.; MOREIRA, L. B. C.; SANTOS, A. K. “Cartão da mulher”: processos comunicativos na construção de um material de saúde impresso. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 4, 2012. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/640 Acesso em: 27 maio 2020.
GIANNASI, M. J.; BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização como alternativa para o desenvolvimento do pensamento crítico em cursos de educação continuada e à distância. Informação & Informação, Londrina, v. 3, n. 2, p. 19-30, 1998. DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.1998v3n2p19. Acesso em: 27 maio 2020.
GIANNASI, M. J.; CHIARA, I. G. D.; CRUZ, V. A. G.; REIS, S. G. O. A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 235-248, 2001. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/430. Acesso em: 27 maio 2020.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 24. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
MEHLECKE, Q. T. C. Inovações pedagógicas e coreografias didáticas. Revista Mosaicum, Teixeira de Freitas, n. 30, p. 73-76, 2019. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/004879334be34c98faf79 Acesso em: 27 maio 2020.
NASCIMENTO, F. M. S. Processo ensino-aprendizagem no campo da organização da informação. Convergências em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 2, n. 3, p. 123-140, 2019. DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13686 Acesso em: 27 maio 2020.
PEREIRA, A. M.; SANTOS, P. L. V. A. C. Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa. Transinformação, Campinas, v. 16, n. 1, p. 47-58, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-37862004000100004 Acesso em: 27 maio 2020.
PINHO, F. A. Avaliação do processo de construção de microtesauro. In: ZAFALON, Z. R.; DAL’EVEDOVE, P. R. (Org.). Perspectivas da representação documental: discussão e experiências. São Carlos: Comissão Permanente de Publicações Oficiais e Institucionais (CPOI) da Universidade Federal de São Carlos, 2017. p. 241-254.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.