Biblioterapia em tempos de COVID-19

como a prática pode auxiliar na manutenção da saúde mental de pesquisadores, docentes e discentes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v7iespecial.185

Abstract

Esse artigo busca discutir a importância da biblioterapia como possibilidade a ser considerada por pesquisadores, professores e alunos em tempos de COVID-19 e sugere que essa temática seja inserida no currículo dos cursos de Biblioteconomia, uma vez que o bibliotecário, em parceria com outros profissionais, é capaz de atuar com competência nesta área. A pandemia impôs, aos brasileiros e ao mundo todo, o isolamento repentino de pessoas, causando angústia e medo constantes do contágio e da morte, sentimentos que produzem uma sensação de impotência e ansiedade. Mesmo assim, pesquisadores precisam continuar com suas pesquisas e docentes e discentes precisam continuar com as aulas de modo remoto sem ter se preparado para tal. Nesse contexto, a biblioterapia surge como uma alternativa para proporcionar um afastamento momentâneo e necessário da realidade e aliviar esses sentimentos opressivos que ela gera. Adotando a metodologia da pesquisa bibliográfica, o artigo centra sua estrutura na conceituação e breve histórico da biblioterapia; na discussão sobre as alternativas que a biblioterapia pode oferecer para aliviar frustrações e ter efeito positivo no rendimento de pesquisadores, professores e alunos em meio à pandemia; e na proposição de que a biblioterapia seja incorporada no currículo dos cursos de Biblioteconomia de variadas formas. Conclui-se que a biblioterapia é uma alternativa viável para ajudar a manter a saúde mental dos pesquisadores, docentes e discentes e pode auxiliar a manter a união mesmo com a distância física. Além disso, fica evidente a importância de incorporar a biblioterapia nas discussões dos cursos de graduação de Biblioteconomia nas universidades e promover a interação com outras áreas em projetos interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão, gerando produção de conhecimento e práticas enriquecedoras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Natasha Coutinho Revoredo Ribeiro, UFF

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

e-mail: natashacrribeiro@gmail.com

Esther Hermes Lück, UFF

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense Doutora em Política Públicas e Formação Humana pela UERJ e-mail: estherluck@id.uff.br Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0928269555559235

References

ALENCAR, Daniele Alves; ARRUDA, Maria Izabel Moreira. Fanfiction: uma escrita criativa na web. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 22, n. 2, p. 88-103, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pci/v22n2/1981-5344-pci-22-02-00088.pdf. Acesso em: 21 maio 2020

ALVES, Maria Helena Hees. A aplicação da biblioterapia no processo de reintegração social. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 54- 61, 1982. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2011/08/pdf_09e78c51e2_0018372.pdf. Acesso em: 28 maio 2020.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. A Gestalt. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. [São Paulo]: Saraiva, 2001. p. 59-69.

BRASIL. Lei n° 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 27, p. 1, 07 fev. 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735. Acesso em: 15 maio 2020.

CALDIN, Clarice Fortkamp. A leitura como função terapêutica: biblioterapia. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 32-44, 2001. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000006962/%20eec972adfaa4c3e905d5981757bfc108. Acesso em: 16 set. 2018.

CALDIN, Clarice Fortkamp. Leitura e terapia. 2009. Tese (Doutorado em Literatura) - Curso de Pós-Graduação em Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/92575. Acesso em: 19 abr. 2019.

CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Mediação da leitura e formação do leitor. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2019. (Curso formação de mediadores de leitura, 1).

FERREIRA, Danielle Thiago. Biblioterapia: uma prática para o desenvolvimento pessoal. ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 4, n. 2, p. 35-47, 2003. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/620. Acesso em: 09 abr. 2019.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. [Apostila].

GARCIA, Leila Posenato; DUARTE, Elisete. Editorial: Intervenções não farmacológicas para o enfrentamento à epidemia da COVID-19 no Brasil. Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, v. 29, n. 2, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/ress/2020.v29n2/e2020222/pt. Acesso em: 15 maio 2020.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOUVEIA, Adriana Levino. Literatura infantil com fins catárticos e terapêuticos. In: SIMPÓSIO NACIONAL, 11., 2006, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2006. p. 40-49. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_206.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019.

JERÔNIMO, Viviane et al. Biblioterapia na melhor idade bibliotherapy in the best age. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 460-471, 2012. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000012007/3239868cb958 256c8bebcae6b7425858. Acesso em: 24 Jul 2016.

LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, J.B. Vocabulário de psicanálise. 4. ed. São Paulo: Martin Fontes, 2001.

LIMA, Cristhiane Martins. Biblioterapia: a cura através da leitura. Revista EDUCAmazônia: Educação, Sociedade e Meio Ambiente, Amazonas, ano 2, v. 2, p. 41-53, 2009. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4001010. Acesso em: 09 abr. 2019.

LUCAS, Eliane R. de Oliveira; CALDIN, Clarice Fortkamp; SILVA, Patrícia V. Pinheiro da. Biblioterapia para crianças em idade pré-escolar: estudo de caso. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v.11 n.3, p. 398-415, 2006. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/276/69. Acesso em: 22 abr. 2019.

MATTEWS, David; LONSDALE, Ray. Children in hospital: II. Reading therapy and children in hospital. Health Libraries Review, [s. l.], v. 9, n. 1, p. 14-26, 1992. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10121812. Acesso em: 22 abr. 2019.

NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: porque a democracia precisa das humanidades. São Paulo: M. Fontes, 2015.

OLIVEIRA, Ageísa Clara Ferreira de et al. O biblioterapeuta: a nova atuação do profissional bibliotecário. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 14., 2011, São Luís. Anais [...] São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2011. p. [1-12]. Disponível em: https://docplayer.com.br/71701816-O-biblioterapeuta-a-nova-atuacao-do-profissional-bibliotecario-1.html. Acesso em: 24 set. 2018.

ORNELL, Felipe et al. Pandemia de medo e Covid-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégias. Revista Debates in Psychiatry, [Rio de Janeiro], v. 10, p. 2-7, 2020, ahead of print. Disponível em: https://d494f813-3c95-463a-898c-ea1519530871.filesusr.com/ugd/c37608_8b90d53e74b548239783585d78320f21.pdf. Acesso em: 19 maio 2020.

ORSINI, Maria Stella. O uso da literatura para fins terapêuticos: Biblioterapia. Comunicação e Artes, São Paulo, n.11, p.139-149, 1982.

OUAKNIN, Marc-Alain. Biblioterapia. São Paulo: Loyola, 1996.

PEREIRA, Marília Mesquita Guedes. Biblioterapia: proposta de um programa de leitura para portadores de deficiência visual em bibliotecas públicas. João Pessoa: Ed. Universitária, 1996.

POUILLON, Jean. A imaginação. In: POUILLON, Jean. O tempo no romance. Tradução: Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Cultrix: EdUSP, 1974. p. 34-38.

RATTON, Ângela Maria Lima. Biblioterapia. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 198-214, 1975. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000002656. Acesso em: 9 abr. 2019.

RIBEIRO, Natasha Coutinho Revoredo. A biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2019. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

SEITZ, Eva Maria. Biblioterapia: uma experiência com pacientes internados em clínica médica. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, [Florianópolis], 2000. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/78289. Acesso em: 09 abr. 2019.

SEIXAS, Cristiana. Vivências em Biblioterapia: práticas do cuidado através da literatura. Niterói: C. Seixas, 2014.

SOUSA, Carla. Biblioterapia como recurso pra a formação humana do bibliotecário. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 362-371, 2018. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1510/pdf. Acesso em: 28 maio 2020.

VALENCIA, Maria Cristina Palhares; MAGALHAES, Michelle Cristina. Biblioterapia: síntese das modalidades terapêuticas utilizadas pelo profissional. BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, [Rio Grande], v. 29, n. 1, p. 5-27, 2015. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4585. Acesso em: 9 abr. 2019.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Statement on the second meeting of the International Health Regulations (2005) Emergency Committee regarding the outbreak of novel coronavirus (2019-nCoV), 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/detail/30-01-2020-statement-on-the-second-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-novel-coronavirus-(2019-ncov). Acesso em: 15 maio 2020.

Published

2020-10-11

How to Cite

COUTINHO REVOREDO RIBEIRO, N.; HERMES LÜCK, E. Biblioterapia em tempos de COVID-19: como a prática pode auxiliar na manutenção da saúde mental de pesquisadores, docentes e discentes. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 24–53, 2020. DOI: 10.24208/rebecin.v7iespecial.185. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/185. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos de Pesquisa