Biblioterapia em tempos de COVID-19

como a prática pode auxiliar na manutenção da saúde mental de pesquisadores, docentes e discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v7iespecial.185

Resumo

Esse artigo busca discutir a importância da biblioterapia como possibilidade a ser considerada por pesquisadores, professores e alunos em tempos de COVID-19 e sugere que essa temática seja inserida no currículo dos cursos de Biblioteconomia, uma vez que o bibliotecário, em parceria com outros profissionais, é capaz de atuar com competência nesta área. A pandemia impôs, aos brasileiros e ao mundo todo, o isolamento repentino de pessoas, causando angústia e medo constantes do contágio e da morte, sentimentos que produzem uma sensação de impotência e ansiedade. Mesmo assim, pesquisadores precisam continuar com suas pesquisas e docentes e discentes precisam continuar com as aulas de modo remoto sem ter se preparado para tal. Nesse contexto, a biblioterapia surge como uma alternativa para proporcionar um afastamento momentâneo e necessário da realidade e aliviar esses sentimentos opressivos que ela gera. Adotando a metodologia da pesquisa bibliográfica, o artigo centra sua estrutura na conceituação e breve histórico da biblioterapia; na discussão sobre as alternativas que a biblioterapia pode oferecer para aliviar frustrações e ter efeito positivo no rendimento de pesquisadores, professores e alunos em meio à pandemia; e na proposição de que a biblioterapia seja incorporada no currículo dos cursos de Biblioteconomia de variadas formas. Conclui-se que a biblioterapia é uma alternativa viável para ajudar a manter a saúde mental dos pesquisadores, docentes e discentes e pode auxiliar a manter a união mesmo com a distância física. Além disso, fica evidente a importância de incorporar a biblioterapia nas discussões dos cursos de graduação de Biblioteconomia nas universidades e promover a interação com outras áreas em projetos interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão, gerando produção de conhecimento e práticas enriquecedoras.

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Biografia do Autor

Natasha Coutinho Revoredo Ribeiro, UFF

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

e-mail: natashacrribeiro@gmail.com

Esther Hermes Lück, UFF

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense Doutora em Política Públicas e Formação Humana pela UERJ e-mail: estherluck@id.uff.br Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0928269555559235

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Publicado

11-10-2020

Como Citar

COUTINHO REVOREDO RIBEIRO, N.; HERMES LÜCK, E. Biblioterapia em tempos de COVID-19: como a prática pode auxiliar na manutenção da saúde mental de pesquisadores, docentes e discentes. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 7, n. 1, p. 24–53, 2020. DOI: 10.24208/rebecin.v7iespecial.185. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/185. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa