A relação entre a Bibliografia e a formação do profissional da informação

Authors

  • Bruno Cesar Freitas Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Cláudio Marcondes de Castro Filho Universidade de São Paulo – Campus de Ribeirão Preto (USP-Ribeirão)

Keywords:

Bibliografia, Formação Profissional, Profissional da Informação, Mercado de Trabalho.

Abstract

Verificou-se se a bibliografia do Curso de Ciências da Informação, da Documentação e Biblioteconomia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP) está em consonância com a formação do profissional da informação e sua relação com o mercado de trabalho. A relação bibliografia e ensino tornam-se fundamental, para aprimorar os conteúdos mínimos exigidos para o profissional atuar no mercado de trabalho. Nesse aspecto, apontamos a bibliografia das disciplinas obrigatórias do Curso pesquisado, relacionando com as áreas de atividades do profissional da informação, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações, elaborada pelo Ministério do Trabalho. A verificação da bibliografia das disciplinas do curso representa um esforço no sentido, de atualizar a formação profissional de acordo com o desenvolvimento da área. Com a pesquisa refletimos os fundamentos teóricos, utilizando-se como método de pesquisa, a bibliográfica. Como resultado quantificou-se a bibliografia existente nas disciplinas do Curso, bem como sua relação com as atividades do profissional da informação no mercado de trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ABBOTT, A. The system of professions: an essay on the division of expert labour. Chicago: The University of Chicago Press, 1988.

ARRUDA, M. da C. C.; MARTELETO, R. M.; SOUZA, D. B. de. Educação, trabalho e o delineamento de novos perfis profissionais: o bibliotecário em questão. Ciência da Informação, Brasília v.29, n.3, p.14-24, set./dez. 2000. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/213/188>. Acesso em 25 abr. 2013.

BARRETO, A. A. Uma história da ciência da informação. In: TOUTAIN, L. M. B. B. (Org.). Para entender a Ciência da Informação. Salvador: EDUFBA, 2007.

BORGES, B. G.; GATTI JÚNIOR, D. O ensino de história da educação na formação de professores no Brasil atual. Revista HISTEDBR On-Line, n.40, dez. p.24-48, 2010. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/40/art02_40.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2013.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupações. Brasília, 2002. Disponível em: <http://www.mtecbo.gov.br/busca.asp>. Acesso em: 25 abr. 2011.

BRUFEM, L. S.; PRATES, Y. O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ciência da Informação, Brasília, v.34, n.2, p.9-25, 2005. Acesso em: 12 jan. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n2/28551>.

CAPACCIONI, A. El papel y el futuro de la Bibliografía. Reflexiones entre España e Italia. Documentación de las Ciencias de la Información, v.31, p.105-109, 2008. Disponível em: <http://revistas.ucm.es/index.php/DCIN/article/view/DCIN0808110105A/18878>. Acesso em: 12 jan. 2013.

CASTRO, C. M. Ensino de massa: do artesanato à revolução industrial. In: STEINER, J. E.; MALNIC, G. Ensino superior: conceito & dinâmica. São Paulo: EDUSP. 2006. p.213-242

CASTRO FILHO, C. M. de. O bibliotecário como profissional da informação: o mundo do trabalho, habilidades e competências. In: CASTRO FILHO, C. M. de. Olhares sobre a atuação do profissional da Ciência da Informação. São Paulo: Todas as Musas, 2013.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 2003. 164p.

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 08/82, de 29/10/82. Fixa os domínios de conteúdo e duração do curso de Biblioteconomia. Documenta, Brasília, n.265, p.264, dez. 1982.

CRONIN, B. Information professionals in the digital age. The International Information and Library Review, London, v.30, n.1, p.37-50, Mar. 1998.

CUNHA, M. F. V. da. Le profil des professionnels de l’information dans l’Etat de Santa Catarina, Brésil. In: RECHERCHES RÉCENTES EN SCIENCES DE L'INFORMATION: convergences et dynamiques. COLOQUE MICS-LERASS, 2002, Toulouse. Actes du Colloque... Paris: ADBS, 2002. p.281-298.

DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. 316p.

GIL, A. C Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GONÇALVES, J. A.; BORGES, R. A. A formação em Ciência da Informação: qualificação profissional e empregabilidade: o caso da Universidade Fernando Pessoa – Porto. In: FRÍAS-MONTOYA, J. A.; TRAVIESO RODRÍGUEZ, C. Formación, investigación y mercado laboral em información y documentación em España y Portugal. Salamanca: USAL, 2008. p.487-498

GUERREIRO, A. R. M. A importância da pesquisa bibliográfica na construção do conhecimento. Jornal Primeira Página, D-7, 2002. Disponível em: <http://www.cdcc.sc.usp.br/bibli/home/GUERREIRO2002Importancia.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2013.

MACHADO, M.; BLATTMAMM, U. A biblioteca universitária e a sua relação com o projeto pedagógico de um curso de graduação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande (RS), v.25, n.1, p.9-20, 2011. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/1993/1223>. Acesso em: 21 jan. 2013.

MASON, R. O. What is an information professional? Journal of Education for Library and Information Science, v.31, n.2, p.122-138, 1990. Disponível em:

<http://www.jstor.org/pss/40323396>. Acesso em: 9 fev. 2014.

RANIERI, N. B. S. Educação superior, direito e estado: na lei de Diretrizes e Bases (Lei n. 9.394/96). São Paulo: EDUSP, 2000.

RIBEIRO, R. M. A tecnologia da informação e comunicação (TIC): fator condicionante da inovação em bibliotecas universitárias. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas (SP), v.9, n.2, p.41-48, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/557/pdf_18>. Acesso em: 23 fev. 2013.

SÁNCHEZ, M. L. L.; MAESTRO, I. I.; CASADO, E. S. Análisis de la bibliografía recomendada en los planes de estudio de las diplomaturas en Biblioteconomía y Documentación y las licenciaturas en documentación de las universidades españolas. In: FRÍAS MONTOYA, J. A.; TRAVIESO RODRÍGUEZ, C. Formación, investigación y mercado laboral en información y documentación em España y Portugal. Salamanca: USAL, 2008. p.813-825

SANTOS, J. P. Reflexões sobre currículo e legislação na área da Biblioteconomia. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação Florianópolis, n.6, set. 1998.Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewFile/17/5035>. Acesso em: 23 abr. 2013.

SILVA, M. da; SCARLATTO, E. C. Violência em meio escolar no Brasil: uma alternativa formativa para professore e futuros professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.4, n.3, p.1-10, 2009. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2764/2500>. Acesso em: 21 jan. 2013.

TEIXEIRA, C.; ANDRADE, M. G. O uso da internet em bibliotecas universitárias: analisando o caso da Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão. In: SEMINARIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITARIAS, 16., 2010, Rio de

Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.

VALENTIM, M. L. P. O moderno profissional da informação: formação e perspectiva profissional. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n.9, jun. 2000. Disponível em: <http://www.encontrosbibli.ufsc.br>. Acesso em: 18 ago. 2013.

VAZ, F. A. L.; GUIMARÃES, P. E. O ensino em Ciências da Informação e da Documentação na Universidade de Évora. In: FRÍAS MONTOYA, J. A.; TRAVIESO RODRÍGUEZ, C. Formación, investigación y mercado laboral en información y documentación en España y Portugal. Salamanca: USAL, 2008. p.153-170

Published

2014-12-30

How to Cite

FERREIRA, B. C. F.; CASTRO FILHO, C. M. de. A relação entre a Bibliografia e a formação do profissional da informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 19–36, 2014. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/14. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos de Pesquisa