Abrangência informacional dos indicadores para a gestão educacional: um estudo do pacto pela educação de Pernambuco

Authors

Keywords:

Indicadores, Pacto pela Educação, Gestão Educacional.

Abstract

Analisa a abrangência informacional dos indicadores do Programa Pacto pela Educação do Governo do Estado de Pernambuco e suas implicações sobre o processo educacional no âmbito do Ensino Médio. Pesquisa exploratória, descritiva e de natureza documental, o Manual do Pacto pela Educação e o Plano Estadual de Educação de Pernambuco se constituíram como as principais fontes de coleta de dados desde o início dos estudos em fevereiro de 2017 até sua conclusão em agosto de 2018. Embora a análise identificou a adoção de indicadores de pré-processo, processo, outputs e estrutura, os mesmos não cobrem todo o processo educacional no âmbito do Ensino Médio e, portanto, não desempenham um papel importante na comunicação de informações às partes interessadas. Não foram identificados indicadores de impacto. A pesquisa contribui para a área educacional ao investigar a utilização de indicadores educacionais para fins gerenciais em uma área na qual a ênfase recai nos estudos de práticas pedagógicas. Para a Ciência da Informação, constata a importância das informações representadas pelos indicadores, tanto para o processo educacional de Pernambuco, quanto para embasar toda a gestão do Estado. Apesar de não haver uma política de informação explícita, a informação é um recurso de gestão básico no modelo de gestão governamental, pois é a partir dela que o governo planeja e monitora as ações consideradas estratégias para o desenvolvimento do Estado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ítalo Welke de Andrade, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI -UFPE

Bacharel em Gestão da Informação. Mestre em Ciência da Informação.

Nadi Helena Presser, Departamento de Ciência da Informação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Engenharia da Produção. Professora Adjunta IV
Departamento Ciência da Informação. UFPE

Piotr Trzesniak, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Bacharel, Mestre e Doutor em Física. Professor do Mestrado Profissional em Gestão Pública e Desenvolvimento do Nordeste (UFPE).

References

ANDRADE, I. W. de. Abrangência informacional dos indicadores para a gestão educacional: implicações para o ensino médio no Pacto pela Educação de Pernambuco. 2018. 117f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2018.

ARAÚJO, R.; FERNANDES, V.; RAUEN, W. Indicadores de sustentabilidade no contexto do design de produtos. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Lisboa, v.14, n.2, p.14-27, jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpbg/v14n2/v14n2a03.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2018.

BALBE, R. S. Uso de tecnologias de informação e comunicação na gestão pública: exemplos no Governo Federal. Revista do Serviço Público, Brasília, v.2, n.61, p.189-209, 2010. Disponível em: <http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1613>. Acesso em: 8 set. 2016.

BETANCOURT LOPEZ, J. M.; SÁNCHEZ BATISTA, A. El control de gestión y su impacto em la eficiencia. Revretos, Camagüey, v.9, n.2, p.122-138, dic. 2015. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/pdf/rdir/v9n2/rdir08215.pdf>. Acesso em: 8 set. 2016.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI. Indicadores de programas: Guia metodológico, Brasília : MP, 2010. 128p. Disponível em: <http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/spi/publicacoes/100324_indicadores_programas-guia_metodologico.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2018.

________. Tribunal de Contas da União. Secretaria de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo (SEPROG). Técnica de indicadores de desempenho para auditorias. Brasília, 2011. 37p. Disponível em: <http://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A158FE98EE0158FED65C6D4BFF>. Acesso em: 10 abr. 2017.

________. Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 [recurso eletrônico] : Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 86p. (Série legislação; n.125). Disponível em: <http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2018.

________. Censo escolar da educação básica 2016: notas estatísticas. Brasília: MEC/INEP, 2017.

________. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2018. Brasília: Inep, 2018. 460p.

FREIRE, P. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1992.

HAMMOND, A.; ADRIAANSE, A. A.; RODENBURG, E.; BRYANT, D.; WOODWARD, R. Environmental indicators: A systematic approach to measuring and reporting on environmental policy performance in the context of sustainable development. World Resources Institute, 1995. Disponível em: <http://pdf.wri.org/environmentalindicators_bw.pdf>. Acesso em: 10 set. 2018.

NARDI, E. L.; SCHNEIDER, M. P.; RIOS, M. P. G. Qualidade na educação básica: ações e estratégias dinamizadoras. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.39, n.2, p.359-390, abr./jun. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edreal/v39n2/v39n2a03.pdf>. Acesso em: 10 set. 2018.

OLIVEIRA, A. G. de. Políticas educacionais e a qualidade da educação nos municípios fluminenses: alguns recortes. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.22, n.83, p.411-442, abr./jun., 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n83/a07v22n83.pdf>. Acesso em: 10 set. 2018.

PERNAMBUCO. Decreto n. 39.336, de 25 de abril de 2013. Estabelece o Valor Público como objetivo dos Programas de Estado, fixa diretrizes para a Gestão por Resultados, e estabelece a execução dos Pactos de Resultados no âmbito do Poder Executivo Estadual. Disponível em:

<http://www.sad.pe.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=1fa27e1e-b2c4-4bd0-9cc4-b89430d0562b&groupId=11927>. Acesso em: 5 jan. 2018.

________. Secretaria de Planejamento e Gestão. Pacto pela Educação. [201?a]. Disponível em: <http://www.seplag.pe.gov.br/web/pped/pacto-pela-educacao>. Acesso em: 10 set. 2018.

________. Secretaria de Planejamento e Gestão. Manual do Pacto pela Educação. Recife: Secretaria de Planejamento e Gestão, 2016.

PRESSER, N. H.; SILVEIRA, M. A. A. J.; BRAZ, M. R. I. Organização e representação das informações acadêmicas: um recurso de gestão. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, Campinas (SP), v.10, n.1, p.16-30, jul./dez. 2012. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1894/pdf_22>. Acesso em: 5 jan. 2018.

SANTOS, P. M.; SELIG, P. M. Indicadores para o novo serviço público: uma análise bibliométrica e sistêmica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.19, n.3, p.82-97, jul./set. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pci/v19n3/a05v19n3.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2018.

SANTOS, R. N. M. Os indicadores bibliométricos: virtudes e limites no contexto da avaliação em ciência & tecnologia. Em Questão, Porto Alegre, v.21, n.3, p.319-335, set./dez. 2015. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/58451/36055>. Acesso em: 5 jan. 2018.

TRZESNIAK, P. Indicadores quantitativos: reflexões que antecedem seu estabelecimento. Ciência da Informação, Brasília, v.27, n.2, p.159-164, maio/ago. 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v27n2/trzesniak.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2018.

TRZESNIAK, P. Indicadores quantitativos: como obter, avaliar, criticar e aperfeiçoar. NAVUS: Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v.4, n.2, p.5-18, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://navus.sc.senac.br/index.php/navus/article/view/223/174>. Acesso em: 5 jan. 2018.

UCHÔA, C. E. P. D. Elaboração de indicadores de desempenho institucional. Coordenação Geral de Programas de Capacitação/DDG. Brasília: ENAP/DDG, 2013. 36p. Disponível em: <http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2403/1/Elabora%C3%A7%C3%A3o%20de%20indicadores%20de%20desempenho_apostila%20exerc%C3%ADcios.pdf>.

Acesso em: 2 abr. 2017.

VIGNOCHI, L.; GONCALO, C. R.; ROJAS LEZANA, Á. G. Como gestores hospitalares utilizam indicadores de desempenho? Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.54, n.5, p.496-509, set./out. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v54n5/0034-7590-rae-54-05-0496.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2018.

VOS, R. Educational indicators: What’s to be measured? Washington: Working Paper Series I-1, 1996. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/3ff9/7df813e86dbaf55544e389c0c6c582757005.pdf>. Acesso em: 22 maio 2018.

Published

2019-04-28

How to Cite

ANDRADE, Ítalo W. de; PRESSER, N. H.; TRZESNIAK, P. Abrangência informacional dos indicadores para a gestão educacional: um estudo do pacto pela educação de Pernambuco. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 6, p. 17–30, 2019. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/136. Acesso em: 22 nov. 2024.