Didática na Biblioteconomia: reflexões sobre a prática de professores na disciplina Fundamentos de Biblioteconomia da UFMA
Palavras-chave:
Fundamentos de Biblioteconomia, Didática, Práticas Pedagógicas, UFMA.Resumo
Estudo da disciplina Fundamentos de Biblioteconomia como forma de contribuir para novas práticas de ensino e aprendizagem. Neste estudo, resgatamos pontos importantes do currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que ao longo dos seus quarenta e sete anos de existência e quatro currículos (1969, 1985, 1998, 2007), têm-se mostrado indispensáveis para se questionar a prática, as mudanças na sua estrutura pedagógica que visam adequação à realidade da sociedade maranhense. Discute-se a didática à luz dos teóricos como Libâneo (2013), Demo (2008) e Jaime Ríos Ortega (2008), que trazem uma abordagem sobre a Didática no contexto da Biblioteconomia. Elaborado com base em pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referência esses autores, apresentamos as práticas pedagógicas e didáticas de como ministramos a disciplina Fundamentos de Biblioteconomia no Curso de Biblioteconomia da UFMA. Conclui-se com apresentação da produção de monografias com assuntos tratados na disciplina, como mercado de trabalho e construção de uma visão política entre os alunos ensejando o debate de questões de ‘ética’ e ‘ética da informação’, das entidades de classe e o movimento associativo, com a participação de profissionais envolvidos no movimento associativo, no Conselho Regional da categoria, para apresentarem suas políticas de ação/intervenção e, desta forma, garantir maior participação desses profissionais na academia, buscando-se aproximar mais a sociedade junto ao Curso de Biblioteconomia.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. Pierre Bourdieu: escritos de Educação. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p.39-64.
BUENO, F. S. Minidicionário da língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2000. 830p.
CANDAU, V. M. A didática e a formação de educadores - da exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). A didática em questão. 34.ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2013. p.13-24.
CYSNE, F. P. Dimensão social e educativa da Biblioteconomia. Fortaleza: Edições UFC, 1993. 145p.
DEMO, P. Avaliação: para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo: CRIARP, 2006. 124p.
FERREIRA, M. M.; RODRIGUES, C. J. Práticas pedagógicas de professores: análise sobre o Curso de Biblioteconomia e a formação de bibliotecários na UFMA. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIENCIA DA INFORMAÇÃO, 16., Florianópolis, 2013. Anais Eletrônico... Florianópolis: UFSC; ANCIB, 2013. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xivenancib/paper/view/4311/3434>. Acesso em: 10 mar. 2017.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MOSTAFA, S. P. Epistemologia da Biblioteconomia. 1985. 140f. Tese (Doutorado em Filosofia da Educação) – Pós-Graduação em Filosofia de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1985.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L.G. Docência no ensino superior. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009. 336p.
RÍOS ORTEGA, J. Didáctica de la bibliotecología: teoría y principios desde la enseñanza de la ciencia. México: UNAM, 2008.
SHERA, J. Epistemologia social, semântica geral e Biblioteconomia. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.1, n.6, p.9-12, 1977. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/04/pdf_dde99ac1c9_0009749.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Curso de Biblioteconomia. Projeto Político Pedagógico do Curso de Biblioteconomia. 2006. 87p.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Curso de Biblioteconomia. Programa da Disciplina Fundamentos de Biblioteconomia. 2015. 4p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.