Didática na Biblioteconomia: reflexões sobre a prática de professores na disciplina Fundamentos de Biblioteconomia da UFMA

Autores

  • Maria Mary Ferreira Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Aldinar Martins Bottentuit Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Palavras-chave:

Fundamentos de Biblioteconomia, Didática, Práticas Pedagógicas, UFMA.

Resumo

Estudo da disciplina Fundamentos de Biblioteconomia como forma de contribuir para novas práticas de ensino e aprendizagem. Neste estudo, resgatamos pontos importantes do currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que ao longo dos seus quarenta e sete anos de existência e quatro currículos (1969, 1985, 1998, 2007), têm-se mostrado indispensáveis para se questionar a prática, as mudanças na sua estrutura pedagógica que visam adequação à realidade da sociedade maranhense. Discute-se a didática à luz dos teóricos como Libâneo (2013), Demo (2008) e Jaime Ríos Ortega (2008), que trazem uma abordagem sobre a Didática no contexto da Biblioteconomia. Elaborado com base em pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referência esses autores, apresentamos as práticas pedagógicas e didáticas de como ministramos a disciplina Fundamentos de Biblioteconomia no Curso de Biblioteconomia da UFMA. Conclui-se com apresentação da produção de monografias com assuntos tratados na disciplina, como mercado de trabalho e construção de uma visão política entre os alunos ensejando o debate de questões de ‘ética’ e ‘ética da informação’, das entidades de classe e o movimento associativo, com a participação de profissionais envolvidos no movimento associativo, no Conselho Regional da categoria, para apresentarem suas políticas de ação/intervenção e, desta forma, garantir maior participação desses profissionais na academia, buscando-se aproximar mais a sociedade junto ao Curso de Biblioteconomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Mary Ferreira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora Associada do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Biblioteconomia (1981); Possui Especialização em Organização de Arquivos pela USP (1991), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UFMA, 1995); Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (1999) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (2006). Fez Estágio doutoral na Universidade de Coimbra em Portugal. É autora dos livros: Vereadoras e Prefeitas: ação politica e gênero (2015); Os Bastidores da Tribuna: mulher, politica e poder no Maranhão (2010); As Caetanas vão a luta: feminismo e políticas públicas (2007); e organizadora das publicações: Mulher, Gênero e Políticas Públicas (1999); Gênero, Política e Poder: participação das mulheres nos espaços de poder no Norte e Nordeste. (EDUFMA, 2012); Conhecimento feminista e relações de gênero. (EDUFMA, 2012). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Biblioteconomia com ênfase em Gênero e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: mulher - política, mulher - relações de gênero, cidadania, mulher - poder e ainda políticas públicas, informação e poder, bibliotecas públicas e escolares. Membro da Coordenação Estadual do Fórum Maranhense de Mulheres. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Politicas Públicas/UFMA.

Aldinar Martins Bottentuit, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão , coordenadora do Curso de Biblioteconomia e membro das Comissões de Ensino, Legislação e Normas e Acessibilidade do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB).

Referências

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. Pierre Bourdieu: escritos de Educação. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p.39-64.

BUENO, F. S. Minidicionário da língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2000. 830p.

CANDAU, V. M. A didática e a formação de educadores - da exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). A didática em questão. 34.ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2013. p.13-24.

CYSNE, F. P. Dimensão social e educativa da Biblioteconomia. Fortaleza: Edições UFC, 1993. 145p.

DEMO, P. Avaliação: para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo: CRIARP, 2006. 124p.

FERREIRA, M. M.; RODRIGUES, C. J. Práticas pedagógicas de professores: análise sobre o Curso de Biblioteconomia e a formação de bibliotecários na UFMA. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIENCIA DA INFORMAÇÃO, 16., Florianópolis, 2013. Anais Eletrônico... Florianópolis: UFSC; ANCIB, 2013. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xivenancib/paper/view/4311/3434>. Acesso em: 10 mar. 2017.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MOSTAFA, S. P. Epistemologia da Biblioteconomia. 1985. 140f. Tese (Doutorado em Filosofia da Educação) – Pós-Graduação em Filosofia de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1985.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L.G. Docência no ensino superior. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009. 336p.

RÍOS ORTEGA, J. Didáctica de la bibliotecología: teoría y principios desde la enseñanza de la ciencia. México: UNAM, 2008.

SHERA, J. Epistemologia social, semântica geral e Biblioteconomia. Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.1, n.6, p.9-12, 1977. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/04/pdf_dde99ac1c9_0009749.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Curso de Biblioteconomia. Projeto Político Pedagógico do Curso de Biblioteconomia. 2006. 87p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Curso de Biblioteconomia. Programa da Disciplina Fundamentos de Biblioteconomia. 2015. 4p.

Downloads

Publicado

17-01-2018

Como Citar

FERREIRA, M. M.; BOTTENTUIT, A. M. Didática na Biblioteconomia: reflexões sobre a prática de professores na disciplina Fundamentos de Biblioteconomia da UFMA. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 4, p. 19–36, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/95. Acesso em: 23 abr. 2024.