Resenha: CARDOSO, Francilene do Carmo. O negro na biblioteca: mediação da informação para a construção da identidade negra. Curitiba: CRV, 2015. 114p.

Autores

  • Franciéle Carneiro Garcês da Silva Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT-UFRJ)

Palavras-chave:

Resenha, Biblioteca, Identidade Racial, Negro, Literatura.

Resumo

Este livro é fruto da pesquisa de mestrado da bibliotecária e professora, Francilene do Carmo Cardoso. Desenvolvido em três partes mais conclusão, este material de referência possui o intuito de, nas palavras da autora, de "contribuir com a discussão filosófico-epistemológica na Biblioteconomia e Ciência da Informação a partir do debate da questão racial” (CARDOSO, 2011, p.15). A autora afirma que, a partir da experiência na Biblioteca Pública no Maranhão, foram realizadas reflexões sobre a representação do negro e avaliados os efeitos trazidos para a construção da identidade negra dentro dessa unidade de informação. A referida pesquisa de mestrado que resultou neste livro, se desdobrou do trabalho de conclusão de curso da autora e de sua experiência enquanto estagiária da unidade de informação estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciéle Carneiro Garcês da Silva, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT-UFRJ)

Mestranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia / Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT-UFRJ)
Bacharela em Biblioteconomia - Gestão da Informação (UDESC)
Diretora Técnica da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB)
Pesquisadora Associada ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB-UDESC)

Referências

CARDOSO, Francilene do Carmo. O negro na biblioteca: mediação da informação para a construção da identidade negra. Curitiba: CRV, 2015. 114p.

Downloads

Publicado

13-08-2017

Como Citar

SILVA, F. C. G. da. Resenha: CARDOSO, Francilene do Carmo. O negro na biblioteca: mediação da informação para a construção da identidade negra. Curitiba: CRV, 2015. 114p. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 4, n. 1, p. 225–229, 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/73. Acesso em: 20 abr. 2024.