Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula

Autores

  • Cláudia Maria Pinto de Abreu Pecegueiro Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais na Educação, Metodologia de Ensino, Blog.

Resumo

O presente artigo trata do uso de tecnologias digitais na educação, entre os alunos da disciplina Representação Descritiva II, do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, em especial a partir do compartilhamento de informações acadêmicas. Tem desse modo como princípio de investigação as seguintes perguntas: com que frequência você usa tecnologias digitais na sua vida acadêmica? Na sua opinião existem obstáculos para o uso dessas tecnologias? Como você vê a aplicação das tecnologias digitais como práticas metodológicas em sala de aula?  O objetivo maior é verificar como os alunos percebem a aplicação das tecnologias digitais, a construção e uso do Blog, como prática metodológica em sala de aula.  Está embasado em pesquisa descritiva, em que consiste na interpretação de informações obtidas na coleta de dados. Utiliza como instrumento de pesquisa o questionário, com perguntas aberta e fechadas. Conclui que os alunos, em sua maioria, entendem que a aplicação das Tecnologias Digitais como prática metodológica são ferramentas que auxiliam no aprendizado envolvendo-os de forma mais participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Pinto de Abreu Pecegueiro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2011), Diploma revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 12/07/2016. Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2001), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988). Com publicações de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de congressos. Professora adjunto 4 da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Biblioteconomia. Consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação, Membro do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Desing de Hipermídia, Coordenadora do Projeto de Extensão Formação de Discente Pesquisador, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, produção científica, tecnologias educacionais e leitura digital.

Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora Associada III do Departamento de Biblioteconomia e possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1985), Curso de Análise de Sistemas(PUC-Rio), Mestrado em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado em Engenharia Elétrica na linha de pesquisa Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (2003). Atuou como tutora do PET-Biblioteconomia, Coordenou o Curso de Biblioteconomia 2005-2008, foi Coordenadora de Convênios e Projetos do Núcleo de Educação a Distância da UFMA(2007-2009), foi Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil (2008-2009), Consultora do Programa de Formação de Professores da UFMA (PROEB). Coordenadora Adjunta do PARFOR, coordena também Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial-PROFEPMA, no municipio de Alcântara. Consultora do programa Escola da Terra. Atuou como Assessora de Interiorização no período de dezembro de 2008 a agosto de 2013 atuando no processo de expansão da Ufma, na implantação e consolidação dos campi do continente (Balsas, Bacabal, Codó, Chapadinha, Grajaú, Imperatriz, São Bernardo) e articulou com os gestores municipais, a implantação dos programas de formação de professores em diversos municípios maranhenses, além de coordenar esses programas. Diretora do Núcleo de Educação a Distância e Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (ago/2013 a fev/2014). Em 27 de fevereiro de 2014 assumiu a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, criada em 13 de fevereiro de 2015 para criar os procedimentos normativos e implantar os programas de assistência estudantil, foi coordenadora do Fonaprace região Nordeste, permanecendo no cargo até novembro de 2015. Atuou na gestão superior da Ufma no período de outubro de 2007 a novembro de 2015. Em 2016 atuou como Gerente de Projeto na Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Referências

BARRETO, A. de A. Informação e transferência de tecnologia: mecanismos e absorção de novas tecnologias. Brasília: IICT, 1992. 64p.

BEHRENS, M. P. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, I. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. p.67-132.

CASTELLS, M. Sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010. 286p.

CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa, v.12, n.1, p.11-24, 1999. Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/doutorado/ptic/textos/articles-106213_archivo.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2017.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 2.ed. Campinas: Papirus, 2004.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3.ed. São Paulo: Papirus, 2008.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, I. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. p.133-173.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Projeto político pedagógico do curso de biblioteconomia. São Luís, 2002. Disponível em: <https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=85812>. Acesso em: 29 abr. 2017.

Downloads

Publicado

17-01-2018

Como Citar

PECEGUEIRO, C. M. P. de A.; TEIXEIRA, C. M. de S. Tecnologias digitais: desafios e possibilidades na sala de aula. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 4, p. 146–154, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/71. Acesso em: 29 mar. 2024.