Ludicidade na sala de leitura como forma de inclusão para as crianças da Casa VHIDA em Manaus/AM

Autores

  • Kátia Viana Cavalcante Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Felipe Vlaxio Lopes Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Mayara Mota Tashiro Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palavras-chave:

Ludicidade, Sala de Leitura, Inclusão, Casa VHIDA.

Resumo

A ludicidade é uma das formas mais naturais de inclusão para crianças nos mais diversos campos sociais. Em virtude disso, professores e alunos da Universidade Federal do Amazonas construíram um projeto que visava ao incentivo do uso da sala de leitura da Casa VHIDA por parte dos pacientes que a frequentam. Para tanto, integrou-se o projeto a um dos programas de extensão da universidade, a fim de que se pudesse fazer mediação entre a construção de experiência dos discentes do curso de Biblioteconomia e oferecer subsídios para a ludicidade na sala de leitura da Casa VHIDA. Os trabalhos mostraram níveis positivos de receptividade, tanto dos pacientes quanto dos pais, voluntários e comunitários. Dentre as atividades lúdicas realizadas, destacam-se a hora do conto, dramatização e confecção de origamis. No interior da iniciativa, buscou-se não apenas proporcionar lazer aos pacientes da associação, mas, outrossim, interligar os trabalhos com enfoques educacionais de acordo com as definições de cada atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Viana Cavalcante, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Doutora do curso de Biblioteconomia e Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas, na Faculdade de Informação e Comunicação.

Felipe Vlaxio Lopes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor do curso de Biblioteconomia e Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas, na Faculdade de Informação e Comunicação.

Mayara Mota Tashiro, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduanda do oitavo período do curso de Biblioteconomia, na Faculdade de Informação e Comunicação.

Referências

BITTENCOURT, João Ricardo; ARTIS, Ludens. Promovendo a ludicidade através de jogos livres. [S.l.]: UNIFRA, [s.d]. Disponível em: <http://www.unifra.br/professores/13709/Promovendo%20a%20Ludicidade%20Atrav%C3%A9s%20de%20Jogos%20Livres.pdf>. Acesso em 29 jun. 2017.

BUENO, Silvana Beatriz; STEINDEL, Gisela Eggert. A biblioteca e a brinquedoteca: mediadores do livro, objeto prazeroso de saber e lazer no ambiente escolar. Ciências & Cognição, v.8, ago. 2006. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/575>. Acesso em: 29 jun. 2017.

HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bories. Biblioteca escolar e leitura. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v.8/9, n.1, p.1-11, 2003/2004. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/404/508>. Acesso em: 29 maio 2017.

KISHIMOTO, M. T. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2010.

MACHADO, Ana Rocha Serra Silveira. Ludobiblioteca escolar e comunitária EB1 J1 Areia Guincho: um espaço de leitura, de lazer e de ludicidade. ACTAS, n.11, Lisboa, 2012.

ZACHARIAS, Vera Lúcia Câmara F. O lúdico na educação infantil. Centro de Referência Educacional, 2008. Disponível em: <http://www.centrorefeducacional.com.br/ludicoeinf.htm>. Acesso em: 29 abr. 2017.

Downloads

Publicado

13-08-2017

Como Citar

CAVALCANTE, K. V.; LOPES, F. V.; TASHIRO, M. M. Ludicidade na sala de leitura como forma de inclusão para as crianças da Casa VHIDA em Manaus/AM. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 4, n. 1, p. 184–198, 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/56. Acesso em: 29 mar. 2024.