Ludicidade na sala de leitura como forma de inclusão para as crianças da Casa VHIDA em Manaus/AM
Palavras-chave:
Ludicidade, Sala de Leitura, Inclusão, Casa VHIDA.Resumo
A ludicidade é uma das formas mais naturais de inclusão para crianças nos mais diversos campos sociais. Em virtude disso, professores e alunos da Universidade Federal do Amazonas construíram um projeto que visava ao incentivo do uso da sala de leitura da Casa VHIDA por parte dos pacientes que a frequentam. Para tanto, integrou-se o projeto a um dos programas de extensão da universidade, a fim de que se pudesse fazer mediação entre a construção de experiência dos discentes do curso de Biblioteconomia e oferecer subsídios para a ludicidade na sala de leitura da Casa VHIDA. Os trabalhos mostraram níveis positivos de receptividade, tanto dos pacientes quanto dos pais, voluntários e comunitários. Dentre as atividades lúdicas realizadas, destacam-se a hora do conto, dramatização e confecção de origamis. No interior da iniciativa, buscou-se não apenas proporcionar lazer aos pacientes da associação, mas, outrossim, interligar os trabalhos com enfoques educacionais de acordo com as definições de cada atividade.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, João Ricardo; ARTIS, Ludens. Promovendo a ludicidade através de jogos livres. [S.l.]: UNIFRA, [s.d]. Disponível em: <http://www.unifra.br/professores/13709/Promovendo%20a%20Ludicidade%20Atrav%C3%A9s%20de%20Jogos%20Livres.pdf>. Acesso em 29 jun. 2017.
BUENO, Silvana Beatriz; STEINDEL, Gisela Eggert. A biblioteca e a brinquedoteca: mediadores do livro, objeto prazeroso de saber e lazer no ambiente escolar. Ciências & Cognição, v.8, ago. 2006. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/575>. Acesso em: 29 jun. 2017.
HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bories. Biblioteca escolar e leitura. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v.8/9, n.1, p.1-11, 2003/2004. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/404/508>. Acesso em: 29 maio 2017.
KISHIMOTO, M. T. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2010.
MACHADO, Ana Rocha Serra Silveira. Ludobiblioteca escolar e comunitária EB1 J1 Areia Guincho: um espaço de leitura, de lazer e de ludicidade. ACTAS, n.11, Lisboa, 2012.
ZACHARIAS, Vera Lúcia Câmara F. O lúdico na educação infantil. Centro de Referência Educacional, 2008. Disponível em: <http://www.centrorefeducacional.com.br/ludicoeinf.htm>. Acesso em: 29 abr. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.