O papel do livro no processo de construção de uma cultura de tolerância

Autores

Palavras-chave:

História do Livro, Leitura, Cultura de Tolerância, Direitos Civis.

Resumo

Examina uma das funções do livro no processo histórico em que se incrementou e se consolidou uma cultura de tolerância. Pressupõe que um desafio fundamental da história do livro, na atualidade, consiste em compreender como as apropriações particulares e inventivas dos leitores singulares (ou dos espectadores) dependem, globalmente, dos efeitos de sentido visados pelas próprias obras e dos usos e das significações impostas pelas formas de sua publicação e circulação. Toma a obra de Erasmo ‘Elogio da loucura’ como marco básico no processo histórico focalizado. Põe em destaque a contribuição literária de Cervantes. Demonstra como o pensamento liberal, na primeira modernidade ocidental, favoreceu a consolidação de uma cultura de tolerância. Discute a relevância contemporânea de obras de autores como Mandela e Walzer, que se aproximam na defesa de uma democracia pluralista, includente, iluminada pela tolerância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Marinho Guimarães, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Departamento de Ciências Humanas e Sociais - Biblioteconomia

Referências

BARBOSA, Vivaldo. O pensamento político: do iluminismo aos nossos dias; entre individualismo e comunidade. Rio de Janeiro: Revan, 2010.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

CERVANTES, Miguel de. Don Quixote de La Mancha. Madrid: Alianza, 2015.

________. Entremés: del retábulo de las maravilhas. Madrid: Fundación Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, [s.d.].

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução Reginaldo Carmelo Corrêa de Moraes. São Paulo: Editora Unesp, 1998.

________. A “nova” história cultural existe? In: LOPES, Antônio Herculano; VELLOSO, Monica Pimenta; PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e linguagens: texto, imagem, oralidade e representações. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. p.29-43.

CHARTIER, Roger; CAVALLO, Guglielmo (Orgs.). História da leitura no mundo ocidental 1. São Paulo: Ática, 1998. (Coleção Múltiplas Escritas).

________. História da leitura no mundo ocidental 2. São Paulo: Ática, 1999. (Coleção Múltiplas Escritas).

ERASMUS. Praise of folly. London: Penguin Books, 2016.

HORELLOU-LAFARGE, Chantal; SEGRÉ, Monique. Sociologia da leitura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010.

KANT, Immanuel. À paz perpétua. Porto Alegre: L&PM, 1989.

LEITE, Luiz Otávio Ferreira Barreto. Elogio da leitura. Nosso Caminho, Rio de Janeiro, v.1, n.9, p.46-47, jan./mar. 2011.

________. Presença de Cervantes. Nosso Caminho, Rio de Janeiro, v.1, n.3, p.60-61, nov. 2008.

LOCKE, John. Carta acerca da tolerância. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os Pensadores).

MANDELA, Nelson. Apontamentos para o futuro: palavras de sabedoria. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

OLIVEIRA, Aurenéa Maria de. Preconceito, estigma e intolerância religiosa: a prática da tolerância em sociedades plurais e em Estados multiculturais. Estudos de Sociologia: Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, Recife, v.15, n.1, p.239-264, 2007.

SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

STROZENBERG, Flora; LEITE, Luiz Otávio Barreto. In search of a new culture of toleration: Ubuntu as alternative. Berlin: Lambert, 2016.

VOLTAIRE. Tratado sobre a tolerância. São Paulo: Folha de São Paulo, 2015.

WADDINGTON, Claudius Bezerra Gomes. O livro e a invenção da modernidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n.142, p.135-154, jul./set. 2000.

WALZER, Michael. Da tolerância. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

13-08-2017

Como Citar

GUIMARÃES, V. M. O papel do livro no processo de construção de uma cultura de tolerância. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 4, n. 1, p. 45–73, 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/55. Acesso em: 16 abr. 2024.