Egressos de Biblioteconomia da UFMA, 2019 a 2024

uma ferramenta de gestão para o curso

Autores

  • Cláudia Pecegueiro Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0002-8670-330X
  • Silvana Maria de Jesus Vetter Universidade Federal do Maranhão
  • Leoneide Maria Brito Martins Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v13.473

Palavras-chave:

Egressos, Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal do Maranhão

Resumo

A avaliação institucional dos cursos de graduação no Brasil, realizada pelo Ministério da Educação em ciclos trienais, contempla, na Dimensão 1, a política de acompanhamento de egressos. A partir da compreensão dessa diretriz, este estudo objetiva mapear os egressos do Curso de Biblioteconomia da UFMA, junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia, 13ª Região (CRB-13), no período de 2019 a 2024, a fim de subsidiar a construção de uma política institucional de acompanhamento e avaliação. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, que adota a revisão narrativa de literatura para identificar abordagens e modelos teóricos relacionados ao tema. Como técnica de coleta de dados, utiliza-se a análise bibliográfica dos documentos recuperados, indexados em bases de dados da Ciência da Informação, e análise documental realizada no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA/UFMA) e no Sistema de Informações do Cadastro de Bibliotecários do CRB-13, além do exame de instrumentos legais pertinentes à temática. Conclui-se que o mapeamento dos egressos, articulado aos dados institucionais e às informações do CRB-13, constitui um instrumento estratégico para o fortalecimento da política de acompanhamento de egressos, ao possibilitar a identificação do perfil profissional, inserção no mercado de trabalho e trajetórias formativas dos diplomados. Os resultados evidenciam diversas abordagens e modelos teóricos, reforçando a necessidade de uma política institucional sistematizada, contínua e alinhada às diretrizes do Ministério da Educação. Dessa forma, o estudo subsidia a construção de uma política de acompanhamento de egressos, atingindo seu objetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Pecegueiro, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2011), Diploma revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 12/07/2016. Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2001), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988). Com publicações de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de congressos. Professora adjunto 4 da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Biblioteconomia. Consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação, Membro do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Desing de Hipermídia, Coordenadora do Projeto de Extensão Formação de Discente Pesquisador, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, produção científica, tecnologias educacionais e leitura digital.

Silvana Maria de Jesus Vetter, Universidade Federal do Maranhão

Possui Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio com o IBICT (2018); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2002); É Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia e Coordenadora do Curso de Biblioteconomia. Áreas de interesse: Ciência da Informação, com ênfase em Mediação da Informação, Organização do Conhecimento, Comunicação Científica, Usuários da Informação, atuando principalmente em temas como Biblioteconomia, Leitura, Educação, Produção Científica, Competência Infocomunicacional, Biblioteca Escola e Comunitária, Bibliotecário e Idoso.

Leoneide Maria Brito Martins, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1990), Especialização em Leitura e Formação de Leitores (2001), Especialização em Gestão Pública (2019) pela UFMA, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (1998) e Doutorado em Educação (2010) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"(UNESP/Marília). Em março de 2017, concluiu o Curso de Especialização em Gestão Pública, pela UFMA. É professora Associada da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Coordena os projetos de extensão: Natal com Leitura, Semana de Monteiro Lobato, Clube de Leitura e Companhia LÊBRINCARTE. Em 2007, atuou como Assessora de Direção do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - CCAA, da UFMA, Campus IV Chapadinha. Em 2010 concluiu o curso de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"(UNESP/Marília) e vinculou-se às linhas de pesquisa "Formação de professores de língua e literatura" e "Alfabetização", do Grupo de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil (GPHELLB), sob a coordenação e orientação da Prof. Dr. Maria do Rosário Longo Mortatti. Em março de 2014 foi reintegrada ao Quadro Docente do Curso de Biblioteconomia da UFMA, Centro de Ciências Sociais, Campus I - São Luís-MA, ministrando as seguintes disciplinas: Metodologia do Trabalho Científico; Metodologia de Estudos; Formação e Desenvolvimento de Coleções; Leitura e Formação de Leitores; Seminário de Monografia. É Analista Judiciária-Bibliotecária do Tribunal de Justiça do Maranhão/TJMA, lotada na Coordenação de Arquivo e Gestão Documental. Atuou no Conselho Regional de Biblioteconomia-13 Região/Maranhão, na qualidade de Presidente, no período de 2015/2017; 2018/2020 e 2024-. Atualmente é Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura GEPPLEM, vinculado ao Departamento de Biblioteconomia da UFMA e Coordenadora do Clube de Leitura do GEPPLEM/UFMA. Concluiu Estágio de Pós-Doutorado em Educação, sob a supervisão da Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza, pela Unesp/Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente e integrou-se ao Grupo de Pesquisa PROLELI - Formação de Professores e as Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do Texto Literário, sob a coordenação da Profa. Dra. Renata Junqueira. Tem experiência nas áreas de Educação e Biblioteconomia, com ênfase em Mediação e Práticas de Leitura, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de leitura na universidade, formação de leitores, processo de ensino-aprendizagem, literatura infantil e juvenil, alfabetização e letramento, extensão universitária, bibliotecas públicas, escolares e comunitárias, curadoria de acervos na área de literatura infantil e juvenil, gestão documental, educação patrimonial em arquivo judicial, Indexação de documentos arquivísticos, Instrumentos de Pesquisa em Arquivo.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANTENEDORAS DO ENSINO SUPERIOR – ABMES; SYMPLICITY. Indicador ABMES/Symplicity de Empregabilidade (IASE) 2025: conclusão do curso superior aumenta em 81% a renda média dos egressos. ABMES, Brasília, 02 set. 2025. Disponível em: https://abmes.org.br/noticias. Acesso em: 19 maio 2026.

BRAGA, K. S. Aspectos relevantes para a seleção de metodologia adequada à pesquisa social em Ciência da Informação. In: MUELLER, S. P. M. (org.). Métodos para a pesquisa em Ciência da Informação. Brasília: Thesaurus, 2007.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 abr. 2026.

BRASIL. Lei n. 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, n. 98, p. 3, 25 maio 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 01 abr. 2026.

CAVALCANTI, I. L. et al. Uma revisão de literatura sobre a participação do egresso da educação profissional na avaliação institucional e de cursos. Revista Brasileira Multidisciplinar, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 158-169, 2020. DOI: https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2.670

FONTOURA, J. Pesquisa mapeia empregabilidade de egressos do ensino superior; veja números. Revista Ensino Superior, São Paulo, 19 set. 2024. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/2024/09/19/pesquisa-empregabilidade-egressos/. Acesso em: 29 jan. 2026.

GOMES, V. I. A.; MOREIRA, L. A. Estudos sobre egressos em Biblioteconomia a partir da base de dados em Ciência da Informação-BRAPCI. Pesquisa Brasileira em Ciência Da Informação e Biblioteconomia, São Paulo, v. 15, n. 4, 2020. Disponível em: https://pbcib.com/pbcib/article/view/56811. Acesso em: 28 nov. 2025.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Egresso e Empregabilidade – análise da relação do egresso dos cursos de graduação avaliados no ENADE 2005 e 2008 e sua inserção no mercado de trabalho. Brasília: INEP, 2015. v. 4. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_superior/sinaes_volume_4_egresso_e_empregabilidade.pdf. Acesso em: 11 maio 2026.

HORTA, E. B. A inserção do profissional de informação recém-formado no mercado de trabalho: desafios, surpresas e aprendizado. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ENANCIB, 2005. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/175495. Acesso em: 29 dez. 2025.

INSTITUTO SEMESP. IV Pesquisa de Empregabilidade: indicadores de trabalho e carreira dos egressos do ensino superior: 2024. Instituto Semesp, São Paulo, 2024. Disponível em: https://www.semesp.org.br/pesquisas/iv-pesquisa-de-empregabilidade/. Acesso em: 29 dez. 2025.

LUCKESI, C. et al.. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

OGASSAVARA, D. et al.. Trilhas metodológicas para a revisão narrativa: orientações pragmáticas para sua elaboração. Revista Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 23, n. 3, p. 308-318, ago./dez. 2025. DOI: https://periodicos.unespar.edu.br/ensinoepesquisa/article/view/10317

OLIVEIRA, E. F. T. et al.. A situação ocupacional dos egressos do curso de biblioteconomia da Unesp/Marília. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais [...]São Paulo: USP, 2008.

PECEGUEIRO, C. M. P. A.; VETTER, S. M. J.; MARTINS, L. M. B. Página de busca de BRAPCI. 2026. Disponível em: https://brapci.inf.br/home. Acesso em: 19 maio 2026.

QUEIROZ, T. P.; PAULA, C. P. A. O perfil dos egressos da universidade federal de minas gerais como usuários da informação: estratégias para a manutenção do relacionamento e do apoio às instituições de educação superior. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 1., 2015, João Pessoa. Anais [...] , João Pessoa: UFPB, 2015.

ROTHER, E. T. Editorial. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001

SABBAG, D. M. A. et al. Um estudo de egressos do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade de São Paulo, Brasil: trilhando caminhos para a tomada de decisão. Revista EDICIC, San José (Costa Rica), v. 3, n. 4, p.1-12, 2023. DOI: https://doi.org/10.62758/re.v3i4.291

SOUZA, F. C.; CABRAL, M. R. L. Investigação sobre a preparação do formando em biblioteconomia da UFSC para atuar em biblioteca prisional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12., 2011, Brasília. Anais [...] Brasília: UNB, 2011.

TERRA, R. B. M. R.; CARRARO, G. S.; FERREIRA, M. P. R. As Políticas Públicas de Inclusão ao Ensino Superior: uma análise do contexto brasileiro nos últimos 20 anos. Seqüência, Florianópolis, n. 83, p. 142-159, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/2177-7055.2019v41n83p142

TREVISOL NETO, O. et al.. Perfil dos egressos dos cursos de Biblioteconomia em Santa Catarina (2017 e 2022). Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 19, p. 1-20, 2023.DOI: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1964

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Resolução nº 2.646-CONSEPE, de 17 de outubro de 2022. Estabelece a política de acompanhamento dos egressos nos cursos de graduação no âmbito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). São Luís: UFMA, 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Centro de Ciências Sociais. Coordenação do Curso de Biblioteconomia. Projeto Pedagógico do Curso de Biblioteconomia. Currículo 40. São Luís: UFMA: DIGEG/PROEN, 2025.

Downloads

Publicado

12-06-2026

Como Citar

PECEGUEIRO, Cláudia Maria Pinto de Abreu; VETTER, Silvana Maria de Jesus; MARTINS, Leoneide Maria Brito. Egressos de Biblioteconomia da UFMA, 2019 a 2024: uma ferramenta de gestão para o curso. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 1–23, 2026. DOI: 10.24208/rebecin.v13.473. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/473. Acesso em: 16 jun. 2026.

Edição

Seção

VI ERECIN