Videoconferência no ensino a distância: renovação da prática educativa
Palavras-chave:
Educação a Distância, Metodologia de Ensino, Videoconferência, Prática Educativa.Resumo
Apresenta relato de experiência quanto à utilização de videoconferência, por meio do software Adobe Connect, versão 9, empregado como ferramenta de apoio na disciplina de Formação e Desenvolvimento de Coleção do Curso de Biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul, ofertado na modalidade a distância. O resultado do uso desse software demonstrou sua pertinência no suporte às aulas síncronas contribuindo para o desenvolvimento da competência em informação específica no que tange ao ensino a distância.
Downloads
Referências
APOSTILA: Adobe Connect Meeting [orientações para sua utilização]. [S.I.p.]: [S.c.p.], 2016. 56p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (Org.). Censo EAD Brasil 2015: relatório analítico de aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2016. Disponível em: <http://abed.org.br/arquivos/Censo_EAD_2015_POR.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2016.
BEHAR, P. A. (Org.). Competências em educação à distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
BRASIL. Referenciais de qualidade para educação superior à distância. [2007]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2016.
CAMPELLO, B. S. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DEMO, P. Rupturas urgentes em educação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.18, n.69, p.861-872, out./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n69/v18n69a11.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2016.
MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL. Projeto pedagógico do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia, na modalidade EaD. [Versão atualizada em 2016]. 48p.
WEITZEL, S. da R. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2.ed. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.