Videoconferência no ensino a distância: renovação da prática educativa

Autores

  • Patrícia Mousquer Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Palavras-chave:

Educação a Distância, Metodologia de Ensino, Videoconferência, Prática Educativa.

Resumo

Apresenta relato de experiência quanto à utilização de videoconferência, por meio do software Adobe Connect, versão 9, empregado como ferramenta de apoio na disciplina de Formação e Desenvolvimento de Coleção do Curso de Biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul, ofertado na modalidade a distância. O resultado do uso desse software demonstrou sua pertinência no suporte às aulas síncronas contribuindo para o desenvolvimento da competência em informação específica no que tange ao ensino a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Mousquer, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialização em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

APOSTILA: Adobe Connect Meeting [orientações para sua utilização]. [S.I.p.]: [S.c.p.], 2016. 56p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (Org.). Censo EAD Brasil 2015: relatório analítico de aprendizagem a distância no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2016. Disponível em: <http://abed.org.br/arquivos/Censo_EAD_2015_POR.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2016.

BEHAR, P. A. (Org.). Competências em educação à distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

BRASIL. Referenciais de qualidade para educação superior à distância. [2007]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2016.

CAMPELLO, B. S. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DEMO, P. Rupturas urgentes em educação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.18, n.69, p.861-872, out./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n69/v18n69a11.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2016.

MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL. Projeto pedagógico do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia, na modalidade EaD. [Versão atualizada em 2016]. 48p.

WEITZEL, S. da R. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2.ed. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2013.

Downloads

Publicado

02-04-2017

Como Citar

MOUSQUER, P. Videoconferência no ensino a distância: renovação da prática educativa. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 109–120, 2017. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/44. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência