Jogo da Classificação Decimal de Dewey para o ensino da construção de números

Autores

  • Ana Luiza Lima UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Brisa Pozzi de Sousa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO https://orcid.org/0000-0002-0298-8759

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v12.435

Palavras-chave:

Classificação Decimal de Dewey, Construção de números, Jogo didático

Resumo

A Classificação Decimal de Dewey é um instrumento empregado na classificação de documentos, considerando a construção de números para representar assuntos. O número é oriundo de uma operação de síntese dos assuntos e sua tradução, objetivando, tanto a localização física, quanto a recuperação pelo usuário. Com respeito ao ensino, a construção da classificação como um processo intelectual torna-se desafiadora, pois compreender a estrutura do instrumento requer olhar crítico. O estudo apresenta uma proposta didática para auxiliar estudantes na compreensão do processo classificatório, a partir do instrumento indicado. A sistematização das regras de construção em jogo didático é estruturada em roteiro interativo e analógico sobre o processo de classificação, a fim de colaborar com o aprendizado sobre a construção de números. Assim, resultando na elaboração de um jogo de tabuleiro composto por casas específicas, fichas de perguntas, um dado, dois pinos e dois grupos para jogar, sendo a colaboração essencial para o desafio. Há dois tipos de fichas, o de perguntas objetivas, com números prontos, e outro, simbolizado pelo caracol, que contém perguntas teóricas sobre a operação de classificação. Além disso, há peças de caracol que formam um quebra-cabeça, obtendo êxito o grupo que conquistar o maior número de peças ao longo do tabuleiro. Considera-se o jogo como uma ferramenta pedagógica capaz de apresentar a classificação tanto como operação quanto como produto e, assim, de forma lúdica auxiliar o processo de aprendizagem, que é contínuo, sendo o formato de caracol aludindo essa compreensão.

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Biografia do Autor

Ana Luiza Lima, UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e bacharel em Ciências Biológicas - Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Brisa Pozzi de Sousa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP câmpus de Marília) e bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente nos cursos de bacharelado e licenciatura em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Também na UNIRIO é docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB), curso de mestrado profissional. Pesquisa o contexto temático que envolve a Organização da Informação e a Organização do Conhecimento, destacando-se os fundamentos teóricos e práticos sobre a noção de assunto, a indexação, a classificação e a catalogação. 

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Publicado

19-11-2025

Como Citar

LIMA FERREIRA, Ana Luiza; POZZI DE SOUSA, Brisa. Jogo da Classificação Decimal de Dewey para o ensino da construção de números. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 1–23, 2025. DOI: 10.24208/rebecin.v12.435. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/435. Acesso em: 27 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa