Fluxo informacional na comissão de acumulação de cargos da Universidade Federal da Bahia

Autores

  • Sheila Sampaio Dantas Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Sérgio Franklin Ribeiro da Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

fluxo informacional, mapeamento, fiscalização

Resumo

Esta pesquisa aborda os estudos sobre o fluxo informacional como ferramenta utilizada em uma organização em busca de melhoria nos processos de gestão. Tem por objetivo mapear o fluxo informacional realizado pela Comissão de Acumulação de Cargos da Universidade Federal da Bahia sobre o indício de possível irregularidade apontadas pelo Tribunal de Contas da União, no exercício do regime de dedicação exclusiva, com o fito de identificar e propor melhorias no desenvolvimento dessa atividade. Para alcançar este objetivo foi realizado como procedimento metodológico um estudo de caso no atendimento da fiscalização do Tribunal de Contas da União. A amostra se ateve ao estudo do indício de possíveis irregularidades cometidas no exercício do regime de dedicação exclusiva. Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada entre junho de 2023 e julho de 2023, produzida por meio de entrevista semiestruturada, aplicada aos servidores responsáveis pela execução das etapas necessárias ao atendimento da fiscalização, bem como observação assistemática, visando ao mapeamento do fluxo informacional. Os resultados submeteram-se à análise de conteúdo, possibilitando a proposição de melhorias como a visualização e a padronização do trabalho e a necessidade de maior interação entre os sujeitos organizacionais. A relevância da pesquisa encontra-se no fato de que tal estudo pode ser reproduzido e adaptado nas instituições federais de ensino superior que se submetem à fiscalização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGANETTE, E. C.; MACULAN, B. C. M. D. S.; LIMA, G. N. B. O. Bpm acadêmico: mapeamento de processos e de fluxos informacionais na eci/ufmg. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 13, n. 1, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/27677. Acesso em: 20 jul. 2023.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. Tradução: Eliana Rocha. São Paulo: Editora Senac, 2003.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial, como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

OLIVEIRA, D. de P.R. de. Sistemas, organização e métodos. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

VALENTIM, M. L. P. Ambientes e fluxos de informação. In: VALENTIM, M. L. P. Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 13-22. Disponível em: https://valentim.pro.br/wp-content/uploads/2023/06/Livro_Ambientes_Fluxos.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.

Publicado

22-04-2024

Como Citar

DANTAS, S. S.; SILVA, S. F. R. Fluxo informacional na comissão de acumulação de cargos da Universidade Federal da Bahia. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, p. 1–15, 2024. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/409. Acesso em: 18 jul. 2024.