Alfabetização informacional e uso de ambientes virtuais interativos para a aprendizagem significativa

Autores

  • Maria Alice Santos Ribeiro Universidade Federal da Bahia (UFBA) https://orcid.org/0000-0002-4037-7289
  • Hildenise Ferreira Novo Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

alfabetização informacional, aprendizagem significativa, ambientes virtuais, processos interativos

Resumo

Na mídia, é recorrente a presença de notícias sobre como as redes sociais e os dispositivos digitais estão integrados ao cotidiano das práticas sociais. No campo educacional, o uso das tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem torna-se cada vez mais rotineiro. Este texto tem por objetivo evidenciar que os ambientes virtuais interativos são espaços ideais para a aplicação da alfabetização informacional (information literacy) como um dos procedimentos estratégicos para o processo de aprendizagem significativa. Por tratar-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizou-se o levantamento bibliográfico de autores que trazem conceitos e concepções sobre information literacy, aprendizagem significativa, tecnologia digital e prática pedagógica em espaços interativos de cooperação e de discussão virtual, que permeiam o processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva do mediador/educador e do aprendente/aprendiz serem os reconstrutores de conhecimento. Como resultado, decorrente da atividade pedagógica, houve considerável aceitação desses ambientes virtuais de aprendizagem e das ferramentas digitais interativas no processo de ensino-aprendizagem e a consistente produção de conhecimento para promoção do senso crítico e da autonomia do indivíduo aprendente.

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Publicado

24-04-2024

Como Citar

RIBEIRO, M. A. S. .; NOVO, H. F. Alfabetização informacional e uso de ambientes virtuais interativos para a aprendizagem significativa. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, p. 1–16, 2024. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/400. Acesso em: 4 maio. 2024.