Encontros Operativos em Ansiedade e Normose Informacionais do Laboratório de Práticas em Psicologia e Ciência da Informação (LAPCI)

Autores

Palavras-chave:

Ansiedade informacional, Normose informacional, Pesquisa em Ciência da Informação

Resumo

Compreendido como um estado emocional de apreensão, tensão e inquietação experimentado por indivíduos perante o excesso de informações, a ansiedade informacional constitui um sentimento humano que permeia e interfere no processo de procura, recuperação e apropriação de conteúdos em fontes e sistemas de informação. A ansiedade informacional apresenta um conceito intimamente associado à normose informacional, que concorda ao fenômeno sociocultural de aceitação e normalização da demasia de informações, e contribui com modelos comportamentais disfuncionais, como a procura constante de conhecimento e a “necessidade” de atualização permanente. No âmbito universitário, observamos que atividades de pesquisa, publicações, cumprimento dos créditos de componentes curriculares e a vulnerabilidade financeira interferem, mormente, no desempenho de discentes universitários da graduação e pós-graduação. Assim, a presente pesquisa objetivou discorrer como a ansiedade e a normose informacionais inferem no comportamento de graduandos e pós-graduandos da Universidade Federal da Bahia e Universidade Salvador. A investigação parte do projeto de extensão estruturado pelo grupo pesquisa em Laboratório de Práticas em Psicologia e Ciência da Informação (LAPCI), denominado de Encontros Operativos de Práticas Universitárias: Ansiedade e Normose Informacionais na Graduação e Pós-Graduação. Para cumprir o objetivo em tela, delineamos os procedimentos metodológicos, a partir do método de procedimento monográfico (estudo de casos múltiplos), nível da pesquisa descritivo, técnica e instrumento de coleta de dados e informações, como o incidente crítico e o questionário eletrônico, respectivamente. Como resultados parciais, os discentes analisados das instituições de ensino superior apresentaram um grau leve a moderado de ansiedade, relacionado ao volume excessivo de informações, com dificuldades subjacentes no intento de procurar e recuperar conteúdos qualificados. As considerações finais parciais permitiram evidenciar que disseminar informações precisas, sempre orientadas às necessidades informacionais dos graduandos e pós-graduandos, facultam uma possibilidade para mitigar sentimentos e emoções que provocam a ansiedade nos discentes universitários investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Emerson Nathan Pereira; BEZERRA, Sarah Freire; SAMPAIO, Débora Adriano. Ansiedade de informação e normose: as síndromes da sociedade da informação. Biblionline, João Pessoa, v. 11, n. 1, p. 130-139, 2015. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2016/01/pdf_7d11cdb9f2_0000019461.pdf Acesso em: 25 jul. 2023.

ARNOLD, Miriam; GOLDSCHMITT, Mascha; RIGOTTI, Thomas. Dealing with information overload: a comprehensive review. Frontiers in psychology, v. 14, 2023. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10322198/. Acesso em: 30 ago. 2023.

CHOO, Chun Wei. The knowing organization: How organizations use information to construct meaning, create knowledge, and make decisions. New York: Oxford University Press, 2015.

DELA COLETA, José Augusto. A técnica dos incidentes críticos: aplicação e resultados. Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, v. 26, n. 2, p. 35-58, 1974.

EPPLER, Martin J. Information overload: a critical review of a decade of research. Journal of Information Science, v. 35, n. 6, p. 663-679, 2014.

FLANAGAN, John C. The critical incident technique. Psichological Bulletin, v. 51, n. 4, p. 327-58, 1954.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática para Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 59. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 58. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2014.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e método. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado

26-04-2024

Como Citar

SANTOS, J. C. S.; LEAL, D. L. .; LOBO, C. S. . Encontros Operativos em Ansiedade e Normose Informacionais do Laboratório de Práticas em Psicologia e Ciência da Informação (LAPCI). Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, p. 1–16, 2024. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/396. Acesso em: 18 jul. 2024.