Círculo Epistemológico na Ciência da Informação por meio da Extensão Universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v10.369

Palavras-chave:

Círculo Epistemológico, Extensão Universitária, Ciência da Informação, Diálogo, Emancipação

Resumo

Diante da grande possibilidade de acesso as comunidades mais distantes das universidades, como as comunidades em situação de vulnerabilidade social, a extensão universitária é primordial na emancipação de sujeitos. Realizada em espaço externo a universidade a extensão perpassa por uma metodologia participativa onde a apropriação da informação e o compartilhamento do conhecimento acontecem entre os sujeitos envolvidos, tanto da universidade quanto da comunidade. Assim, esse relato apresenta a experiencia com o Círculo Epistemológico, embasado no Círculo de Cultura freiriano, utilizado na pesquisa acerca da relevância social do Programa Cibercidadania, do CIN/UFSC. O objetivo com esse relato é refletir acerca da importância do Círculo Epistemológico, nas abordagens de pesquisas científicas, realizadas por meio da extensão universitária no interno das comunidades empobrecidas. A metodologia utilizada na coleta de dados foi o Círculo Epistemológico, por meio de entrevista com questionário semiestruturado. Os dados informacionais coletados foram fundamentais na identificação da relevância social e produção de conhecimento por meio do Programa, confirmando que o fazer científico tem o diálogo na sua essência e perpassa por novas perguntas as respostas encontradas, mobilizando à conscientização. Concluiu-se que em um contexto real e com uma prática democrática construída de maneira coletiva com viés emancipatório e envolvimento dos sujeitos nos processos das ações desenvolvidas, a experiencia do Círculo Epistemológico na coleta de dados por meio da entrevista, proporciona impactos significativos à sociedade e a diminuição da desigualdade social.

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Biografia do Autor

Minguelli, Universidade Federal de Santa Catariana - UFSC

Possui graduação em Direito pela Universidade de Passo Fundo (1999), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2004) e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2009). Possui experiência de gestão, tendo atuado na SETEC do Ministério da Educação, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre como Reitor e na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Acre como Secretário de Estado. Foi membro do Grupo Técnico de consultores da Comissão Especial de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados na Elaboração da Lei 13.243/2016 (Novo Marco Legal de CTI). Atualmente é professor adjunto do magistério superior e coordenador do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (CIN/UFSC). É fundador e líder do Grupo de Pesquisa "Informação, Estado e Sociedade", cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2022.

De Mari, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é docente associado da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/DPE/UFV. Membro da International Gramsci Society (Seção BR - 2015/RJ). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Conhecimento e Processos Educativos e do Grupo de Estudos dos Clássicos Contemporâneos em Educação - GECCE (2010-atual). Membro fundador da Cátedra Paulo Freire (DPE/UFV). Dentre outros escritos organizou as obras Educação e Formação Humana: múltiplos olhares sobre a práxis educativa (2021); Diálogos interdisciplinares: questões sobre a práxis universitária (2014) e Da Escola Básica à Universidade: o trabalho docente e a educação sob pressões (2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, políticas educacionais atuando principalmente nos seguintes temas: educação, conhecimento, universidade, sociedade do conhecimento, política educacional e pensamento gramsciano.Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é docente associado da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/DPE/UFV. Membro da International Gramsci Society (Seção BR - 2015/RJ). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Conhecimento e Processos Educativos e do Grupo de Estudos dos Clássicos Contemporâneos em Educação - GECCE (2010-atual). Membro fundador da Cátedra Paulo Freire (DPE/UFV). Dentre outros escritos organizou as obras Educação e Formação Humana: múltiplos olhares sobre a práxis educativa (2021); Diálogos interdisciplinares: questões sobre a práxis universitária (2014) e Da Escola Básica à Universidade: o trabalho docente e a educação sob pressões (2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, políticas educacionais atuando principalmente nos seguintes temas: educação, conhecimento, universidade, sociedade do conhecimento, política educacional e pensamento gramsciano.

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

MENDES, E. L.; MINGHELLI, M. .; DE MARI, C. L. Círculo Epistemológico na Ciência da Informação por meio da Extensão Universitária. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 10, p. 01–27, 2023. DOI: 10.24208/rebecin.v10.369. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/369. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência