Círculo Epistemológico na Ciência da Informação por meio da Extensão Universitária
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v10.369Palavras-chave:
Círculo Epistemológico, Extensão Universitária, Ciência da Informação, Diálogo, EmancipaçãoResumo
Diante da grande possibilidade de acesso as comunidades mais distantes das universidades, como as comunidades em situação de vulnerabilidade social, a extensão universitária é primordial na emancipação de sujeitos. Realizada em espaço externo a universidade a extensão perpassa por uma metodologia participativa onde a apropriação da informação e o compartilhamento do conhecimento acontecem entre os sujeitos envolvidos, tanto da universidade quanto da comunidade. Assim, esse relato apresenta a experiencia com o Círculo Epistemológico, embasado no Círculo de Cultura freiriano, utilizado na pesquisa acerca da relevância social do Programa Cibercidadania, do CIN/UFSC. O objetivo com esse relato é refletir acerca da importância do Círculo Epistemológico, nas abordagens de pesquisas científicas, realizadas por meio da extensão universitária no interno das comunidades empobrecidas. A metodologia utilizada na coleta de dados foi o Círculo Epistemológico, por meio de entrevista com questionário semiestruturado. Os dados informacionais coletados foram fundamentais na identificação da relevância social e produção de conhecimento por meio do Programa, confirmando que o fazer científico tem o diálogo na sua essência e perpassa por novas perguntas as respostas encontradas, mobilizando à conscientização. Concluiu-se que em um contexto real e com uma prática democrática construída de maneira coletiva com viés emancipatório e envolvimento dos sujeitos nos processos das ações desenvolvidas, a experiencia do Círculo Epistemológico na coleta de dados por meio da entrevista, proporciona impactos significativos à sociedade e a diminuição da desigualdade social.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Ação cultural e protagonismo social. In: GOMES, H. F.; NOVO, H. F. Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 45-58. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33742. Acesso em: 28 out. 2023.
ACCORSSI, A.; CLASEN, J.; VEIGA JÚNIOR, Á. Círculos epistemológicos: reflexões sobre uma abordagem de pesquisa freiriana. Dialogia, São Paulo, n. 39, p. 1-14, e20418, set./dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5585/39.2021.20418. Acesso em: 5 jun. 2022.
COELHO, E. P.; DE MARI, C. L. Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos: uma abordagem interdisciplinar. Revista Educação Online PUC-Rio, Rio de Janeiro, n. 14, p. 39-53, ago./dez. 2013. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/51. Acesso em: 20 maio 2022.
DEMO, P. Ambivalências da sociedade da informação. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 37-42, 2000. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/issue/view/70. Acesso em: 29 maio 2022.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GOMES, H. F. Mediação da informação e protagonismo social: relações com a vida ativa e ação comunicativa à luz de Hannah Arendt e Jürgen Habermas. In: GOMES, H. F.; NOVO, H. F. Informação e Protagonismo Social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 27-43. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33742. Acesso em: 28 out. 2023.
GOMES, H. F.; NOVO, H. F. Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. ISBN 978-85-232-1617-7. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33742. Acesso em: 28 out 2023.
JESUS, I. P.; GOMES, H. F. A mediação da leitura nas práticas extensionistas: o relato da experiência do projeto lapidar. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 1-19, 2021. Disponível em:
http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/161971. Acesso em: 8 ago. 2021.
MARQUES, M. B.; GOMES, L. E. (coord.). Ciência da Informação: visões e tendências. Coimbra: Editora da Universidade de Coimbra, 2020. DOI:https://doi.org/10.14195/978-989-26-1896-8. Disponível em: http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/107. Acesso em: 4 jun. 2022.
MENDES, E. L. A extensão universitária na Ciência da Informação: análise do programa Cibercidadania. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2023. Disponível em: https://bu.ufsc.br/teses/PCIN0315-D.pdf. Acesso em: 4 maio 2023.
MENDES, E. L.; MINGHELLI, M.; DE MARI, C. L. A extensão universitária na Ciência da Informação: uma abordagem crítico participativa. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023004, 2023. DOI: 10.20396/rdbci.v21i00.8671645. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8671645. Acesso em: 2 abr. 2023.
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, M. L. G.; FUJINO, A.; NORONHA, D. P. (org.) Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007. p. 46-97. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/001826092.pdf. Acesso em: 9 dez. 2023.
PIERUCCINI, I. Mediação e protagonismo cultural: a Estação Memória. Tradução. In: GOMES, H. F.; NOVO, H. F. Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA. 2017.p. 59-75. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33742. Acesso em: 28 out. 2023.
RAMALHO, R. R. Modelo analítico da pedagogia do oprimido: sistematização do método Paulo Freire. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 27, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/br7NczPCHrxYzQkfWCQryQH/. Acesso em: 20 maio 2022.
STAMATO, M. I. C. Extensão Comunitária: o protagonismo do estudante universitário na formação interdisciplinar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL, PBL 2010, São Paulo. Anais[...]. São Paulo: UCS, 2010. Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/pbl2010/trabs/trabalhos/TC0514-1.pdf. Acesso em: 17 mar. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Edson Luiz Mendes, Minguelli, De Mari
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.