Ciência da Informação e o pensamento freiriano

aproximações por meio dos projetos dos cursos de graduação no cenário brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v10.366

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Educação, Paulo Freire, Projeto Político de Curso

Resumo

Paulo Freire é dos educadores mais citados no mundo, tendo atuado em diversos países e com suas obras traduzidas para mais de vinte idiomas. Para o autor, a Educação, enquanto ato político, deve ser libertadora, humanizada e que rompa as barreiras entre oprimidos/as e opressores/as. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação da área da Informação (Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação e Museologia) identificando possíveis aproximações com o pensamento freiriano. O estudo se alicerçou nos projetos dos cursos de graduação ativos e em execução, com relação obtida a partir do portal do e-MEC. A partir desses dados procedeu-se levantamento no site de cada instituição, com vistas a obter documentos. Na sequência, realizou-se a leitura e a análise dos projetos, ementas e bibliografias, verificando a presença (ou não) do autor e as possíveis contribuições de seu estudo à constituição de novos/as profissionais. O estudo revelou que dos 80 cursos ativos, 50 disponibilizavam seu PPC. Em 16, Freire é mencionado, como epígrafe, base teórica didático-pedagógica, ementa ou bibliografia. Finaliza-se o estudo pontuando que Freire está presente nos PPC dos cursos da área da informação, porém de forma tímida. Sugere-se, assim, que devem ser realizados eventos, ações e cursos de extensão e aperfeiçoamento para profissionais e estudantes, considerando as contribuições teórico-práticas que o autor pode oferecer à Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Borges da Silveira, Universidade de Caxias do Sul (UCS) / Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutor em Educação. Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural. Especialista em Gestão em Arquivos e em Educação e Sociedade. Graduação em Biblioteconomia e Sociologia.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

BRASIL. Lei 12.612, de 13 de abril de 2012. Declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12612.htm. Acesso em: 22 fev. 2023.

CASTRO, César Augusto. História da Biblioteconomia Brasileira. Brasília: Thesaurus, 2000.

CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Competência, Aprendizagem colaborativa e Metodologias ativas no Ensino Superior. Folha de rosto: revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 57-65, jan./jun. 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/40541. Acesso em: 23 fev. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 64. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017.

MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e Teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

PALUDO, Conceição. Educação popular e movimentos sociais. In: FORMAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL DO SUS: materiais. Brasília, 2005.

PINTO MOLINA, M. Análisis documental: fundamentos y procedimientos. Madrid; EUDEMA, 1993.

SANTA ANNA, Jorge. Princípios educacionais de Paulo Freire na docência universitária em Biblioteconomia. REBECIN, São, Paulo, v. 8, p. 01-34, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/170104. Acesso em: 23 fev. 2023.

SILVA, Márcio Felipe Albuquerque Prazim da; FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. Socialização da informação: possíveis contribuições de Paulo Freire à Ciência da Informação. Revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 8, n. 2, p. 23-31, 2013. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/25020. Acesso em: 23 fev. 2023.

SOUSA, Carla. Biblioterapia como recurso para a formação humana do bibliotecário. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 362-371, ago./nov., 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/109176. Acesso em: 23 fev. 2023.

TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho. A trajetória do ensino da Museologia no país. Museologia & Interdisciplinaridade, n. 2, v. 3, p. 76-88, 2013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/16688. Acesso em: 02 mar. 2023.

TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O ensino da arquivologia no Brasil: fases e influências. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 83-102, maio/ago., 2013. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/32152. Acesso em: 02 mar. 2023.

Publicado

11-12-2023

Como Citar

BORGES DA SILVEIRA, J. P. Ciência da Informação e o pensamento freiriano: aproximações por meio dos projetos dos cursos de graduação no cenário brasileiro. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 10, p. 01–33, 2023. DOI: 10.24208/rebecin.v10.366. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/366. Acesso em: 18 nov. 2024.