Ensino da literatura infantojuvenil na graduação e pós-graduação em Ciência da Informação

Autores

  • Sueli Bortolin Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Rovilson José da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Ensino da Literatura Infantojuvenil, Formação de Mediadores, Bibliotecários e Pedagogos.

Resumo

No trabalho pedagógico voltado à criança e ao adolescente, a literatura adquire relevância, pois é uma das formas artísticas mais completas para educação cultural dessas faixas etárias. Assim a biblioteca, pública ou escolar, torna-se fundamental no percurso para se oferecer acesso à leitura. Nesse contexto, a biblioteca é uma aliada da escola básica para oportunizar o encontro à cultura letrada, artística, como é o caso da literatura infantojuvenil. Portanto, cada vez mais, se faz necessário que na formação de bibliotecários e pedagogos existam conteúdos que transitem no âmbito da leitura, da educação do leitor e da mediação da leitura, de modo a aproximar sala de aula e biblioteca. Esse trabalho tem como ponto de partida as experiências de docentes na Universidade Estadual de Londrina ao ministrar disciplinas referentes à literatura infantojuvenil, tanto na graduação de Biblioteconomia quanto no Curso de Especialização em Gestão de Biblioteca Escolar no Departamento de Ciência da Informação. Objetiva partilhar ideias quanto à formação de mediadores de leitura para atuarem em bibliotecas que atendam a crianças e adolescentes, mais especificamente nas bibliotecas escolares, por meio do estudo (análise/discussão) do conceito de literatura, do contexto histórico do desenvolvimento da infância e juventude no Brasil; das características do leitor infantojuvenil e suas implicações para o processo de mediação da leitura literária no âmbito escolar. A metodologia adotada possui recorte qualitativo e tem como procedimento técnico a pesquisa documental a partir da ementa, do objetivo e do conteúdo programático das disciplinas referidas. Utiliza com base teórica Campello (2010), Bortolin (2010, 2013), Freire (1999), Perrotti (1990) e Silva (2006). Aborda características da mediação da literatura nos aspectos pedagógicos e literários, necessários à formação e atuação do bibliotecário e do pedagogo. Conclui que é imprescindível a inserção de disciplinas como essas na matriz curricular dos cursos de Biblioteconomia e Educação no âmbito brasileiro, uma vez que elas contribuem para a formação e manutenção de leitores em um país que ainda necessita de iniciativas nesse sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BETTELHEIM, B. A Psicanálise dos contos de fadas. 7.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

BORTOLIN, S. A ética na mediação da leitura na biblioteca escolar. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v.20, n.2, p.423-434, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/23717/13051>. Acesso em: 10 ago. 2014.

________. Mediação oral da literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. 232f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2010.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei no. 12.244 de 24 de maio de 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12244.htm>. Acesso em: 10 dez. 2012.

CAMPELLO, B. S. (Coord.). Biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares. Belo Horizonte: GEBE/UFMG; Brasília: CFB, 2010. Disponível em: <http://gebe.eci.ufmg.br/images/stories/padroesparabibliotecasescolares.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

MENDES, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

PERROTTI, E. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo: Editora

Summus, 1990.

SILVA, R. J. da. Formar leitores na escola. In: SILVA, R. J. da; BORTOLIN, S. (Orgs.). Fazeres cotidianos na biblioteca escolar. São Paulo: Polis, 2006.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Departamento de Ciência da Informação. Programa da disciplina Mediação da Literatura Infantojuvenil em Bibliotecas. Londrina, 2015. 4p.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Departamento de Ciência da Informação. Programa da disciplina Literatura Infantojuvenil na Biblioteca Escolar. Londrina, 2015. 4p.

WITTER, G. P. Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e busca de informação. Estudos de Psicologia, Campinas (SP), v.7, n.1, p.5-30, jan./jul.1990.

ZOTZ, W. Ler os livros e crescer com eles. Perspectiva, Florianópolis, n.1, v. 4, p.103-108, jan./dez. 1985. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10108/9327>. Acesso em: 20 dez.2015.

Downloads

Publicado

30-12-2015

Como Citar

BORTOLIN, S.; SILVA, R. J. da. Ensino da literatura infantojuvenil na graduação e pós-graduação em Ciência da Informação. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 124–137, 2015. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/34. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência