Prolegômenos do projeto pedagógico de curso: estudo da literatura

Autores

  • Rita de Cássia do Vale Caribé Universidade de Brasília (UnB)
  • Marcílio de Brito

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Fundamentação, Legislação, Terminologia, Metodologia, Curso de Biblioteconomia.

Resumo

Das necessidades de informação para a elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade de Brasília surgiu esta revisão de literatura sobre o assunto. Trata-se de uma abordagem histórico-metodológica resgatando as origens do plano pedagógico de curso, seus fundamentos legais e teóricos, sua terminologia específica e seus instrumentos auxiliares. Estuda sua importância para o tripé ensino-pesquisa-extensão e o papel que desempenha na manutenção das características de indissociabilidade do sistema. Situa o Projeto Político Pedagógico no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e da Lei de Diretrizes e Bases. Descreve o plano pedagógico como instrumento político e de planejamento para a construção do perfil do profissional e da missão social da instituição universitária, seus princípios norteadores, e as dimensões para a elaboração do projeto. Aborda também os mecanismos de avaliação, orientação e acompanhamento, enfatizando sua natureza evolutiva e de atualização permanente, mantida essencialmente pela atuação do Núcleo Docente Estruturante. O texto cumpre assim seu principal compromisso contemplando a apropriação das características legais, terminológicas e metodológicas do processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico.

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Publicado

30-12-2015

Como Citar

CARIBÉ, R. de C. do V.; BRITO, M. de. Prolegômenos do projeto pedagógico de curso: estudo da literatura. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 37–65, 2015. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/30. Acesso em: 29 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa