Prolegômenos do projeto pedagógico de curso: estudo da literatura
Palavras-chave:
Projeto Político Pedagógico, Fundamentação, Legislação, Terminologia, Metodologia, Curso de Biblioteconomia.Resumo
Das necessidades de informação para a elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade de Brasília surgiu esta revisão de literatura sobre o assunto. Trata-se de uma abordagem histórico-metodológica resgatando as origens do plano pedagógico de curso, seus fundamentos legais e teóricos, sua terminologia específica e seus instrumentos auxiliares. Estuda sua importância para o tripé ensino-pesquisa-extensão e o papel que desempenha na manutenção das características de indissociabilidade do sistema. Situa o Projeto Político Pedagógico no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e da Lei de Diretrizes e Bases. Descreve o plano pedagógico como instrumento político e de planejamento para a construção do perfil do profissional e da missão social da instituição universitária, seus princípios norteadores, e as dimensões para a elaboração do projeto. Aborda também os mecanismos de avaliação, orientação e acompanhamento, enfatizando sua natureza evolutiva e de atualização permanente, mantida essencialmente pela atuação do Núcleo Docente Estruturante. O texto cumpre assim seu principal compromisso contemplando a apropriação das características legais, terminológicas e metodológicas do processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. D. de. Uma reflexão introdutória. In: ________. Projeto Político-Pedagógico. 2.ed. Natal: UFRN, 2004. p.11-15. Disponível em: <http://www.sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo?idArquivo=1412105&key=a7e2bfa2f68d0b4a820eeabb59cd1f6d>. Acesso em: 26 mar. 2015.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Constituição (1988). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 22 mar. 2015.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 5 mar. 2015.
CABRAL NETO, A. Notas para uma discussão contextualizada sobre o projeto político-pedagógico. In.: ALMEIDA, M. D. de. Projeto Político-Pedagógico. 2.ed. Natal: UFRN, 2004. p.17-27. Disponível em: <http://www.sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo?idArquivo=1412105&key=a7e2bfa2f68d0b4a820eeabb59cd1f6d>. Acesso em: 26 mar. 2015.
FERREIRA, M. S. A díade político-pedagógico. In: ALMEIDA, M. D. de. Projeto Político-Pedagógico. 2.ed. Natal: UFRN, 2004. p.29-31. Disponível em: <http://www.sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo?idArquivo=1412105&key=a7e2bfa2f68d0b4a820eeabb59cd1f6d>. Acesso em: 26 mar. 2015.
FORGRAD. Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. Diretrizes curriculares para os Cursos de Graduação. 2000. 9p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/DocDiretoria.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2015.
FORGRAD. Do pessimismo da razão para o otimismo da vontade: referencias para a construção de projetos pedagógicos nas IES brasileiras (1999). In: ForGRAD. Resgatando espaços e construindo idéias: ForGRAD 1997 a 2003. Recife: UFPE, 2003. 229p.; p.87-100.
POLIDORI, M. M.; MARINHO-ARAÚJO, C. M.; BARREYRO, G. B. SINAES: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira. Ensaio: Avaliação Política Pública Educacional, Rio de Janeiro, v.14, n.53, p.425-436, out./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000400002>. Acesso em 26 mar. 2014.
SILVA, H. H. M. da. Subsídios para a elaboração do projeto político-pedagógico. In: ALMEIDA, M. D. de. Projeto Político-Pedagógico. 2.ed. Natal: UFRN, 2004. p.33-44. Disponível em: <http://www.sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo?idArquivo=1412105&key=a7e2bfa2f68d0b4a820eeabb59cd1f6d>. Acesso em: 26 mar. 2015.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Projeto político pedagógico institucional da Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2011. 62p.
VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V. Avaliação da educação superior no Brasil: do Provão ao ENADE. 2005. 48p. Disponível em: <http://www.isp.ufba.br/avalia%C3%A7%C3%A3o%20da%20Ed%20Superior%20do%20Provao%20ao%20ENADE.pdf>. Acesso em: 7 maio 2015.
VEIGA, I. P. A. Educação superior: projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2012. 139p.
________. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos CEDES, Campinas (SP), v.23, n.61, p.267-281, dez. 2003.
________. Projeto político-pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. Retratos da Escola, Brasília, v.3, n.4, p.163-171, jan./jun. 2009. Disponível em: <http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/article/view/109/298>. Acesso em: 12 maio 2015.
________. Projeto político pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. 24.ed. Campinas: Papirus, 2005. 192p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.