Ferramentas de BI para inteligência competitiva
o caso Ebanx
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.284Palavras-chave:
Business Intelligence, Inteligência de Negócios, Tomada de DecisãoResumo
Este estudo analisa como as ferramentas de Business Intelligence (BI) auxiliam a Inteligência Competitiva (IC). Procura investigar como os profissionais utilizam essas ferramentas e como elas podem auxiliar as organizações a atingirem a IC. Realiza um estudo de caso no EBANX e utiliza as entrevistas como principal fonte de dados. Analisa os dados por meio da análise de conteúdo e confronta os resultados para responder ao problema de pesquisa. Identifica que as ferramentas de BI auxiliam na centralização, disponibilização e visualização de grandes quantidades de dados provenientes de diversas fontes. Auxilia na clareza e produtividade nas análises de dados, reduzindo erros e assegurando uma melhor tomada de decisão. Para atingir a inteligência competitiva a organização precisa criar uma cultura orientada por dados que identifique a informação como estratégia de negócio. Com isso, contribui para empresas que anseiam melhorar o entendimento sobre os processos de IC e resolução de problemas relacionados aos dados
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 1977.
CABRAL NETTO, O. V.; LAURINDO, O. V. C. Uma análise cienciométrica da literatura de inteligência competitiva. Production, v. 25, n. 4, p. 764-778, 2015.
CEBOTAREAN, E. Business intelligence. Journal Of Knowledge Management, Economics and Information Technology, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2011.
CHAUDHURI, S. C.; NARASAYYA, V. R. New Frontiers in Business Intelligence. PVLDB, v. 4, n. 5, p. 1502-1503, 2011.
DANTAS, E. B. A importância da pesquisa para a tomada de decisão. Biblioteca online de Ciências da Comunicação. Brasília, 2013.
GARTNER GROUP. Magic Quadrant for Analytics and Business Intelligence platforms. Gartner. Stamford, 2019.
HILSDORF, C. O que é inteligência competitiva? 2009. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-inteligencia-competitiva. Acesso em: 8 out. 2019.
KRUCKEN, L.; DEBIASI, F.; ABREU, A. F. de. Inovação tecnológica e inteligência competitiva: um processo interativo. Revista Eletrônica de Administração, v. 7, n. 1, p. 15, 2001.
MOSS, L. T.; ATRE, S. Business Intelligence Roadmap: the complete project lifecycle for decision-support applications. Bostom: Addison-Wesley Professional, 2003.
OLIVEIRA, P. H.; MELO, S. C. O. A etapa de planejamento no processo de Inteligência Competitiva: desafios e algumas reflexões. Revista de Inteligência Competitiva, v. 3, p. 1-14, 2012.
RUBINI, A. A Fintech em um Flash. Tradução Fernanda Belokurows. Banking Innovations, 2017. Tradução de: Fintech in a Flash.
SILVA, C. J. Gestão da Informação, Inovação e Inteligência Competitiva. In: BARRETO, A. A. et al. Gestão de riscos e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2012.
TURBAN, E. et al. Business Intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. São Paulo: Bookman, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.