Ferramentas de BI para inteligência competitiva

o caso Ebanx

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.284

Palavras-chave:

Business Intelligence, Inteligência de Negócios, Tomada de Decisão

Resumo

Este estudo analisa como as ferramentas de Business Intelligence (BI) auxiliam a Inteligência Competitiva (IC). Procura investigar como os profissionais utilizam essas ferramentas e como elas podem auxiliar as organizações a atingirem a IC. Realiza um estudo de caso no EBANX e utiliza as entrevistas como principal fonte de dados. Analisa os dados por meio da análise de conteúdo e confronta os resultados para responder ao problema de pesquisa. Identifica que as ferramentas de BI auxiliam na centralização, disponibilização e visualização de grandes quantidades de dados provenientes de diversas fontes. Auxilia na clareza e produtividade nas análises de dados, reduzindo erros e assegurando uma melhor tomada de decisão. Para atingir a inteligência competitiva a organização precisa criar uma cultura orientada por dados que identifique a informação como estratégia de negócio. Com isso, contribui para empresas que anseiam melhorar o entendimento sobre os processos de IC e resolução de problemas relacionados aos dados

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Publicado

28-10-2021

Como Citar

HARMATIUK, L.; RITTA COELHO, T. . Ferramentas de BI para inteligência competitiva: o caso Ebanx. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 8, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.284. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/284. Acesso em: 22 fev. 2024.