Trilhas e leitura das ações culturais da ONG Olha o Chico – Piaçabuçu/AL
PDF
HTML
XML

Palavras-chave

Patrimônio imaterial - informação 1; Ação cultural 2; ONG Olha o Chico 3.

Como Citar

Dantas dos Santos, A., & Lima, M. de L. (2021). Trilhas e leitura das ações culturais da ONG Olha o Chico – Piaçabuçu/AL. Revista Brasileira De Educação Em Ciência Da Informação, 8. https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.280

Resumo

Este artigo apresenta uma leitura das ações da ONG Olha o Chico, sob a perspectiva das atividades culturais desenvolvidas na cidade de Piaçabuçu. Assim, o nosso problema de pesquisa busca indagar em que medida o patrimônio imaterial em combinação com a informação se tornam instrumentos de uma ação cultural no universo social da cidade ribeirinha de Piaçabuçu/Alagoas? Dessa forma, visamos como objetivo geral estudar o patrimônio imaterial como dispositivo, no sentido de rever os aportes conceituais e a observação empírica como indicadores das relações entre informação e ação cultural na leitura das ações culturais da ONG Olha o Chico. Em nossas reflexões, este estudo aponta caminhos trilhados na pesquisa, na qual partimos de análises centradas em dados obtidos através dos mestres da cultura popular, o que nos possibilitou delinear o perfil e/ou função dos agentes culturais/dirigentes da ONG, suas ações culturais, bem como a questão do patrimônio imaterial relacionado à informação.

 

Palavras-Chave: Patrimônio imaterial - informação 1; Ação cultural 2; ONG Olha o Chico 3.

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.280
PDF
HTML
XML

Referências

ALAGOAS, Governo do Estado de. Registro do Patrimônio Vivo. Disponível em: http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-vivo/. Acesso em: 26 set. 2011.

BRANDÃO, T. Folguedos Natalinos. 3ª. edição. Maceió: Museu Théo Brandão/UFAL, 2003.

CABRAL, A. M. R. Ação cultural: possibilidades de atuação do bibliotecário. In: VIANNA, M. M.; CAMPELLO, B.; MOURA, V. H. V. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999, p. 39-45.

CHARTIER, R. Prefácio. In: CHARTIER, R. Práticas da leitura. São Paulo: 5. ed. Estação da Liberdade, 2011.

COELHO NETO, J. T. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 1988.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MILANESI, L. Biblioteca. São Paulo: Ateliê, 2002.

POLINARI, M. Patrimônio Cultural Imaterial. In: ENCONTRO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA, 11., 2008, Curitiba. Anais[...] Curitiba: ANPUH, 2008.

VIANA, L. C. R.; TEXEIRA, G. L. C. Patrimônio imaterial, performance e identidade. Cincinnitas, ano 9, v. 1, n. 12, jul. 2008.

A ABECIN detém os direitos autorais dos trabalhos que publica, adotando as licenças do Creative Commons, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, solicitamos consultar o Editor da REBECIN. Por meio dessa licença, o(s) autor(es) tem/têm a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:

a) atribuição — você deve creditar a obra da forma especificada pelo(s) autor(es) ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

b) uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.

c) vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.

Evidencia-se que:

a) renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se obtiver permissão do titular dos direitos autorais.

b) domínio público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.

c) outros direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:

- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;

- Os direitos morais do(s) autor(es);

- Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.

O(s) autor(es) submeteu(ram) a declaração de responsabilidade e transferência de direito autoral à REBECIN. Para tanto, faça o download do modelo da declaração acessando a URL: https://portal.abecin.org.br/rebecin/

Obs.: Após ler e assinar envie o arquivo digitalizado junto com a submissão.