O uso da informação científica para sustentar notícias falsas e questionáveis nas mídias sociais
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Palavras-chave

Desinformação
Notícias falsas
Análise da informação
Mídias sociais
Informação científica

Como Citar

Alves Ribeiro, J., & de Melo Maricato, J. (2021). O uso da informação científica para sustentar notícias falsas e questionáveis nas mídias sociais: uma análise de postagens sobre vacinas em um grupo do Facebook. Revista Brasileira De Educação Em Ciência Da Informação, 8. https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.272

Resumo

Diante do crescente uso de fontes de cunho científico para legitimar posicionamentos pseudocientíficos, esta pesquisa aborda a desinformação, os efeitos negativos causados pelas notícias falsas e sua influência na tomada de decisão. Este estudo observou critérios de qualidade da informação e alternativas para a diminuição de boatos com o objetivo de compreender o uso da informação científica nas mídias sociais como argumento para sustentar o posicionamento antivacinação e antivacina. Por meio de pesquisa qualitativa do tipo exploratória fez-se uma coleta de dados (229 postagens) do período de 1º a 30 de abril de 2018 no grupo público brasileiro denominado “O lado obscuro das vacinas” - presente na rede social Facebook – e realizou-se a identificação, classificação e análise das postagens coletadas. Além disso, analisou-se 15 postagens que utilizam argumentos científicos a fim de identificar elementos desinformantes e verificar a pertinência e coerência da fonte científica citada pelo membro do grupo. Constatou-se que a informação científica é utilizada superficialmente e se baseiam fortemente em estudos não conclusivos, muitas vezes com conteúdos relacionados ao assunto da postagem (pertinentes), mas descontextualizados (incoerentes).

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.272
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