Bibliotecários e professores
uma síntese de trajetórias acadêmico-profissionais
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.253Palavras-chave:
Professor, Ensino Superior, Biblioteconomia, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Sociologia e Política - Escola de HumanidadesResumo
Apresenta uma síntese dos resultados da pesquisa sobre as trajetórias acadêmico-profissionais realizadas pelos bibliotecários que atuavam como docentes na FaBCI/FESPSP, ao longo do ano de 2015. O método misto se configura como principal escopo metodológico da pesquisa. O espaço amostral abarca todos os bibliotecários que atuavam como professores na instituição, no ano de 2015. Apresenta uma síntese dos resultados obtidos: definição de gênero e faixa etária dos participantes, contexto de escolha pelo curso de Biblioteconomia, ano e Instituição de formação em Biblioteconomia, contexto de atuação como docente ensino superior e suas temporalidades associadas, formação acadêmica e investimento em formação continuada e, por fim, experiência no ensino superior e projeção de atuação profissional futura. Conclui que a inserção na docência em Biblioteconomia ocorre, majoritariamente, de três formas: por uma escolha pessoal, por uma aceitação após direcionamento dos antigos professores ou, então, por uma aceitação de oportunidade após enfrentamento de um dilema pessoal. Por fim, reitera a importância dos cursos de pós-graduação voltados para a educação e o exercício da prática bibliotecária para a composição do “fazer-se” docente.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Neilia Barros Ferreira de. Biblioteconomia no Brasil: análise dos fatos históricos da criação e do desenvolvimento do ensino. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11170. Acesso em: 21 abr. 2021.
COUTINHO, Clara Pereira. Quantitativo versus qualitativo: questões paradigmáticas na pesquisa em avaliação. In: Colóquio ADMEE-Europa, 17., 2004, [S.l.]. Anais... 18-20 nov.2004. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6469. Acesso em: 21 abr. 2021.
FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação: retrato de uma escola, 1940-2000. São Paulo: FESPSP, 2000.
MARTUCCI, Elisabeth Márcia. A feminização e a profissionalização do magistério e da biblioteconomia: uma aproximação, Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v.1, n.2, p.225-244, jul./dez. 1996. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/download/642/430. Acesso em: 21 abr. 2021.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Formação docente: conhecimento científico e saberes dos professores, Ariús, Campina Grande, v. 13, n. 2, p. 121–132, jul./dez. 2007. Disponível em: https://www.ch.ufcg.edu.br/sites/arius/01_revistas/v13n2/01_arius_13_2_formacao_docente.pdf. Acesso em: 21 abr. 2021.
SOUZA, Ágata Nelza Gomes de. Como o bibliotecário se torna professor?: análise das trajetórias acadêmico-profissionais dos docentes de Biblioteconomia da FaBCI/FESPSP. 2015. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, 2015. Disponível em: http://biblioteca.fespsp.org.br:8080/pergamumweb/vinculos/000002/000002d0.pdf. Acesso em: 6 mar. 2021.
SOUZA, Francisco das Chagas. O ensino de Biblioteconomia no contexto brasileiro: século XX. Florianópolis: UFSC, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.