Bibliotecários e professores

uma síntese de trajetórias acadêmico-profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.253

Palavras-chave:

Professor, Ensino Superior, Biblioteconomia, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Sociologia e Política - Escola de Humanidades

Resumo

Apresenta uma síntese dos resultados da pesquisa sobre as trajetórias acadêmico-profissionais realizadas pelos bibliotecários que atuavam como docentes na FaBCI/FESPSP, ao longo do ano de 2015. O método misto se configura como principal escopo metodológico da pesquisa. O espaço amostral abarca todos os bibliotecários que atuavam como professores na instituição, no ano de 2015. Apresenta uma síntese dos resultados obtidos: definição de gênero e faixa etária dos participantes, contexto de escolha pelo curso de Biblioteconomia, ano e Instituição de formação em Biblioteconomia, contexto de atuação como docente ensino superior e suas temporalidades associadas, formação acadêmica e investimento em formação continuada e, por fim, experiência no ensino superior e projeção de atuação profissional futura. Conclui que a inserção na docência em Biblioteconomia ocorre, majoritariamente, de três formas: por uma escolha pessoal, por uma aceitação após direcionamento dos antigos professores ou, então, por uma aceitação de oportunidade após enfrentamento de um dilema pessoal. Por fim, reitera a importância dos cursos de pós-graduação voltados para a educação e o exercício da prática bibliotecária para a composição do “fazer-se” docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Martin Valls, Sociologia e Política - Escola de Humanidades

Doutorado e Mestrado em Ciências da Comunicação e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela ECA/USP, além de extensão universitária em Docência pela FGV. Coordenadora acadêmica e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Docente de pós-graduação da área de Ciência da Informação da FaBCI/FESPSP (Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FaBCI/FESPSP). Membro do Conselho de Administração da SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Coordenadora Regional São Paulo da ABECIN (Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação) gestão 2019-2022. Contemplada com o Prêmio da ABECIN de melhor TCC de graduação nos anos de 2014, 2016 e 2020, como orientadora. Consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento. Palestrante nos seguintes temas: gestão do conhecimento, inovação e aspectos contemporâneos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Referências

ALMEIDA, Neilia Barros Ferreira de. Biblioteconomia no Brasil: análise dos fatos históricos da criação e do desenvolvimento do ensino. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11170. Acesso em: 21 abr. 2021.

COUTINHO, Clara Pereira. Quantitativo versus qualitativo: questões paradigmáticas na pesquisa em avaliação. In: Colóquio ADMEE-Europa, 17., 2004, [S.l.]. Anais... 18-20 nov.2004. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6469. Acesso em: 21 abr. 2021.

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação: retrato de uma escola, 1940-2000. São Paulo: FESPSP, 2000.

MARTUCCI, Elisabeth Márcia. A feminização e a profissionalização do magistério e da biblioteconomia: uma aproximação, Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v.1, n.2, p.225-244, jul./dez. 1996. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/download/642/430. Acesso em: 21 abr. 2021.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Formação docente: conhecimento científico e saberes dos professores, Ariús, Campina Grande, v. 13, n. 2, p. 121–132, jul./dez. 2007. Disponível em: https://www.ch.ufcg.edu.br/sites/arius/01_revistas/v13n2/01_arius_13_2_formacao_docente.pdf. Acesso em: 21 abr. 2021.

SOUZA, Ágata Nelza Gomes de. Como o bibliotecário se torna professor?: análise das trajetórias acadêmico-profissionais dos docentes de Biblioteconomia da FaBCI/FESPSP. 2015. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, 2015. Disponível em: http://biblioteca.fespsp.org.br:8080/pergamumweb/vinculos/000002/000002d0.pdf. Acesso em: 6 mar. 2021.

SOUZA, Francisco das Chagas. O ensino de Biblioteconomia no contexto brasileiro: século XX. Florianópolis: UFSC, 2009.

Publicado

28-10-2021

Como Citar

SOUZA, Ágata N. G. de; VALLS, V. M. . Bibliotecários e professores: uma síntese de trajetórias acadêmico-profissionais. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 8, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.253. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/253. Acesso em: 20 nov. 2024.