Efetivação da open peer review frente aos editores do Portal de Periódicos da Universidade Federal da Paraíba
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Palavras-chave

Avaliação aberta; Open peer review; Periódicos científicos; Comunicação científica; Ciência aberta.

Como Citar

SILVA, K. L. N.; GARCIA, J. C. R. .; TARGINO, M. das G. . Efetivação da open peer review frente aos editores do Portal de Periódicos da Universidade Federal da Paraíba . Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 8, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.252. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/252. Acesso em: 1 fev. 2023.

Resumo

Investiga-se a aquiescência da open peer review (OPR) dentre os editores do Portal de Periódicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cujos títulos operam, predominantemente, sob a égide das arbitragens cegas. São objetivos operacionais: analisar a disponibilidade da avaliação aberta pelas revistas da UFPB; avaliar o conhecimento dos avaliadores no que respeita às práticas de revisão aberta; identificar os fatores que contribuem e/ou dificultam sua adoção. De caráter descritivo e abordagem quanti-qualitativa, utiliza-se a pesquisa survey como recurso investigativo. O universo da pesquisa compreende os 70 periódicos afiliados à Universidade. Em se tratando da existência de títulos anacrônicos, selecionaram-se apenas os itens conceituados de A1 a B5 pelo sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com histórico de publicação em vigor, resultando em amostra de 46 itens. A coleta de dados ocorreu mediante envio de questionário eletrônico, em intervalos sistemáticos, aos respectivos editores, totalizando 14 (31,11%) réplicas. Dentre os resultados, prevalece o interesse em experienciar a OPR, embora, curiosamente, não tenham conhecimento sobre a OPR. No que corresponde aos contributos, ressaltam-se a interlocução entre avaliador(es) e avaliado(s) e a disponibilização de políticas de avaliação aberta. Em contrapartida, o forte apego à blind review constitui obstáculo ao novo método de avaliação científica.

Palavras-Chave: Avaliação aberta; Open peer review; Periódicos científicos; Comunicação científica; Ciência aberta.

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.252
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