Mineração de dados em bases jurídicas
PDF
HTML
XML

Palavras-chave

Direito; Gestão da Informação; Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados; Mineração de Dados; Tomada de Decisão

Como Citar

Rampão, T. de S., & Tsunoda, D. F. . (2021). Mineração de dados em bases jurídicas: um estudo de caso. Revista Brasileira De Educação Em Ciência Da Informação, 8. https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.249

Resumo

Apresenta o resultado de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) desenvolvido no curso de Gestão da Informação referente a aplicação da mineração de dados em uma base de dados jurídica contendo processos cíveis de direito do consumidor. A pesquisa objetivou a aplicação de técnicas de mineração de dados na área jurídica para verificar a existência de padrões de decisões judiciais de acordo com o Estado em que tramitava o processo. No estudo foi realizada a aplicação das tarefas de classificação e associação por meio dos métodos Apriori, PART, Decision Table, J48 (C4.5) e REPTree. Os resultados demonstram que é possível identificar padrões de decisões judiciais de acordo com o órgão julgador, tipo de ação e região (Estado) que tramitava o processo. Propõe a análise e continuidade do estudo para verificar a aplicação de técnicas de mineração em outras bases de dados jurídicas, a fim de validar a proposta e comparar as variações nos resultados obtidos.

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.249
PDF
HTML
XML

Referências

CAETANO, A.G.L.S. Sistemas de supervisão de chão-de-fábrica: uma contribuição para implantação em indústrias de usinagem. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, SP, 2000.

CASTRO, L. N.; FERRARI, D. G. Introdução à mineração de dados: conceitos básicos, algoritmos e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2016.

FAYYAD, U.; PIATETSKY-SHAPIRO, G.; SMYTH, P. From data mining to knowledge discovery in databases. AI magazine, v. 17, n. 3, p. 37, 1996. Disponível em: http://www.csd.uwo.ca/faculty/ling/cs435/fayyad.pdf. Acesso em: 07 maio 2021.

SIDNEY, C. F. Aplicação de mineração de dados no banco de dados do zoneamento ecológico econômico de minas gerais. 2010. 60f. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) - Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010. Disponível em: http://goo.gl/zZk0ds. Acesso em: 07 maio 2021.

TAN, P.-N.; STEINBACH, M.; KUMAR, V. Introdução ao data mining: mineração de dados. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009. 900p.

A ABECIN detém os direitos autorais dos trabalhos que publica, adotando as licenças do Creative Commons, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, solicitamos consultar o Editor da REBECIN. Por meio dessa licença, o(s) autor(es) tem/têm a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:

a) atribuição — você deve creditar a obra da forma especificada pelo(s) autor(es) ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

b) uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.

c) vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.

Evidencia-se que:

a) renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se obtiver permissão do titular dos direitos autorais.

b) domínio público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.

c) outros direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:

- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;

- Os direitos morais do(s) autor(es);

- Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.

O(s) autor(es) submeteu(ram) a declaração de responsabilidade e transferência de direito autoral à REBECIN. Para tanto, faça o download do modelo da declaração acessando a URL: https://portal.abecin.org.br/rebecin/

Obs.: Após ler e assinar envie o arquivo digitalizado junto com a submissão.