Quadrinhos e formação do leitor eterno
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.240Palavras-chave:
História em quadrinhos, Formação do leitor, Ato de ler, Leitor de quadrinhos, Nona arte, Arte sequencialResumo
Trata-se de um artigo cujo objetivo é identificar a influência da leitura em quadrinhos na formação de leitores e como este hábito se conecta à prática de outras formas de leitura. Para alcançar este resultado, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa com os leitores de quadrinhos em dois eventos específicos de HQ. A pesquisa quantitativa foi realizada no evento Fest Comix (junho/2016) onde foram aplicados 143 questionários para estabelecer um perfil de leitor. Com base neste resultado, foi realizada a pesquisa qualitativa no evento Anime Friends (julho/2016) onde foram realizadas 19 entrevistas que possibilitaram explorar os dados intrínsecos das respostas obtidas pela pesquisa quantitativa. Em ambas as pesquisas foram abordados adolescentes e adultos que possuem o hábito de leitura em quadrinhos. Conforme a análise conjunta, pôde-se verificar que o hábito leitor é adquirido pela socialização (família, amigos, grupos) e está relacionado a uma construção social, estimulado por pessoas, lugares e interação do indivíduo com o meio no qual vive. Com base nesses dados, é possível dizer que a “formação do leitor eterno” se justifica, pois, o leitor de quadrinhos permanece com sua leitura durante toda a sua vida, sem restrição de idade, sendo permanente e contribuindo para a leitura de outras tipologias.
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Referências
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