A mineração de opinião em mídias sociais como ferramenta para medir a (in)satisfação do consumidor
DOI:
https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.235Palavras-chave:
Árvore de decisão; Análise de sentimento; Mineração de Texto; Mineração de dados.Resumo
Estudo de natureza quantitativa que objetiva explorar a contribuição da mineração de opinião em bases de dados extraídas do Facebook para a medição da (in)satisfação dos consumidores. Visa propor um fluxo que auxilie nas etapas do processo de descoberta de conhecimento em texto e selecionar ferramentas para a mineração de opinião a nível de sentença, onde se analisa o sentimento positivo, negativo e neutro. Submete-se ao proposto fluxo uma base de dados, de marca de carros, extraída do Facebook com quatro tratamentos de pré-processamento. Utilizam-se os algoritmos Naïve Bayes, SMO e J48 na ferramenta Weka para a etapa de processamento. Apresenta resultados satisfatórios na mineração de opinião com melhor taxa de acerto obtida usando o algoritmo SMO. Propõe trabalhos futuros em bases de dados SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) com a aplicação desta metodologia desenvolvida e estudos de descobrimento das causas de (in)satisfação dos consumidores encontradas em bases de dados SAC e SAC 2.0.
Downloads
Referências
KOTLER, P. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Afiliada, 2012.
LIMA, A. P. L. et al. Comportamento do consumidor. Porto Alegre: SAGAH, 2019.
LIU, B. Sentiment analysis: mining opinions, sentiments and emotions. New York: Cambridge University, 2015.
MERLO, E.; CERIBELI, H. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2009.
SCHIESSL, M.; BRÄSCHER, M. Descoberta de conhecimento em texto aplicada a um sistema de atendimento ao consumidor. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 4, n. 2, 2011. Disponível em: http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/1682/1481. Acesso em: 23 fev. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A REBECIN adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) , a qual permite:
- Compartilhar— copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar— remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
A REBECIN considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na REBECIN, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela REBECIN.