A mineração de opinião em mídias sociais como ferramenta para medir a (in)satisfação do consumidor
pdf
html
xml

Palavras-chave

Árvore de decisão; Análise de sentimento; Mineração de Texto; Mineração de dados.

Como Citar

SANCLIMENT IGLESIAS, L.; FUKUMI TSUNODA, D. . A mineração de opinião em mídias sociais como ferramenta para medir a (in)satisfação do consumidor. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 8, p. 1–13, 2021. DOI: 10.24208/rebecin.v8i.235. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/235. Acesso em: 8 dez. 2022.

Resumo

Estudo de natureza quantitativa que objetiva explorar a contribuição da mineração de opinião em bases de dados extraídas do Facebook para a medição da (in)satisfação dos consumidores. Visa propor um fluxo que auxilie nas etapas do processo de descoberta de conhecimento em texto e selecionar ferramentas para a mineração de opinião a nível de sentença, onde se analisa o sentimento positivo, negativo e neutro. Submete-se ao proposto fluxo uma base de dados, de marca de carros, extraída do Facebook com quatro tratamentos de pré-processamento. Utilizam-se os algoritmos Naïve Bayes, SMO e J48 na ferramenta Weka para a etapa de processamento. Apresenta resultados satisfatórios na mineração de opinião com melhor taxa de acerto obtida usando o algoritmo SMO. Propõe trabalhos futuros em bases de dados SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) com a aplicação desta metodologia desenvolvida e estudos de descobrimento das causas de (in)satisfação dos consumidores encontradas em bases de dados SAC e SAC 2.0.

https://doi.org/10.24208/rebecin.v8i.235
pdf
html
xml

Referências

KOTLER, P. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Afiliada, 2012.

LIMA, A. P. L. et al. Comportamento do consumidor. Porto Alegre: SAGAH, 2019.

LIU, B. Sentiment analysis: mining opinions, sentiments and emotions. New York: Cambridge University, 2015.

MERLO, E.; CERIBELI, H. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2009.

SCHIESSL, M.; BRÄSCHER, M. Descoberta de conhecimento em texto aplicada a um sistema de atendimento ao consumidor. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 4, n. 2, 2011. Disponível em: http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/1682/1481. Acesso em: 23 fev. 2021.

A ABECIN detém os direitos autorais dos trabalhos que publica, adotando as licenças do Creative Commons, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, solicitamos consultar o Editor da REBECIN. Por meio dessa licença, o(s) autor(es) tem/têm a liberdade de compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra, sob as seguintes condições:

a) atribuição — você deve creditar a obra da forma especificada pelo(s) autor(es) ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

b) uso não-comercial — você não pode usar esta obra para fins comerciais.

c) vedada à criação de obras derivadas — você não pode alterar, transformar ou criar em cima desta obra.

Evidencia-se que:

a) renúncia — qualquer das condições acima pode ser renunciada se obtiver permissão do titular dos direitos autorais.

b) domínio público — onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.

c) outros direitos — os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:

- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;

- Os direitos morais do(s) autor(es);

- Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.

O(s) autor(es) submeteu(ram) a declaração de responsabilidade e transferência de direito autoral à REBECIN. Para tanto, faça o download do modelo da declaração acessando a URL: https://portal.abecin.org.br/rebecin/

Obs.: Após ler e assinar envie o arquivo digitalizado junto com a submissão.